Os vírus e bactérias que afetam o trato respiratório representam um desafio para o sistema imunológico, especialmente durante o outono e inverno. Com uma dieta baseada em vegetais, podemos fortalecer a resposta defensiva de nosso corpo .

Mais frutas e vegetais

Um ensaio clínico randomizado estudou como um aumento nas porções de frutas e vegetais poderia beneficiar pacientes idosos, que geralmente apresentam maior risco de desenvolver todos os tipos de patologias relacionadas a infecções respiratórias.

Os pesquisadores pediram aos pacientes randomizados para o grupo experimental que aumentassem o consumo de frutas e vegetais para cinco porções por dia. Enquanto isso, aqueles no grupo de controle foram encorajados a continuar suas dietas normais (perto da ingestão de duas porções por dia).

Os resultados foram claros. Aqueles que comeram mais frutas e vegetais experimentaram um aumento significativo na ingestão dos nutrientes mais importantes para o sistema imunológico, como vitamina C, licopeno e zeaxantina, bem como uma resposta significativamente melhorada de anticorpos após terem sido submetidos a uma vacinação. Os pesquisadores concluíram que uma "meta dietética alcançável" pode ser definida para alcançar "uma função imunológica melhorada".

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Coma menos gordura

Em outro estudo, os efeitos das dietas com alto teor de carboidratos e baixa gordura (26 por cento das calorias da gordura) e dietas com alto teor de carboidratos foram investigados e com baixo teor de gordura ( 15 por cento das calorias da gordura) por três fases de seis semanas, seguidas por uma quarta fase que incluía restrição calórica.

Eles concluíram que dietas com baixo teor de gordura, combinadas com a perda de peso corporal, poderiam ter "a efeito benéfico na imunidade mediada por células. "

Além disso, outras pesquisas apóiam esta relação entre dietas com baixo teor de gordura e imunidade aprimorada. O estudo ainda encontrou uma ligação entre dietas com baixo teor de gordura (20% das calorias) e aumento da atividade das células natural killer, essenciais na resposta do sistema imunológico para combater, por exemplo, doenças, como o câncer. [19659002] Alimentos integrais e dieta baseada em vegetais

Esses efeitos positivos são especialmente encorajadores porque foram alcançados por mudanças relativamente modestas na dieta. Em outras palavras, as mudanças estudadas acima não representam nem a dieta ideal nem a resposta imunológica ideal. Resultados ainda melhores podem ser alcançados aumentando o consumo diário de alimentos vegetais frescos. A ingestão de gordura também pode ser reduzida para 10% das calorias.

Claro, um sistema imunológico forte nunca garantirá uma recuperação rápida e completa em todos os casos, especialmente quando se trata de novos vírus com os quais os humanos ainda não haviam entrado contato, como o SARS-CoV-2, a causa da pandemia COVID-19. As precauções e conselhos usuais também devem ser seguidos, e outros fatores de estilo de vida, como sono, exercícios e boa higiene pessoal são muito importantes.

Mas fortalecer nosso sistema imunológico por meio da comida é sempre recomendado. Quanto mais vegetais e alimentos inteiros comermos, especialmente frutas e vegetais, melhor. Quanto menos gordura consumirmos, melhor. Quanto mais nos aproximamos dessas recomendações, podemos enfrentar qualquer patologia com menos risco de complicações.

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Alimentos que estimulam o sistema imunológico

Todos os alimentos vegetais frescos são valiosos para a imunidade. O mesmo ocorre com grãos inteiros, legumes, nozes e sementes, carregados de minerais e compostos antioxidantes e antiinflamatórios de plantas. Alguns alimentos são particularmente notáveis ​​por seus efeitos sobre a imunidade, como:

No entanto, deve-se observar que esses alimentos não devem ser considerados eficazes se ingeridos isoladamente. A capacidade da dieta de fortalecer a imunidade não deve ser atribuída apenas às propriedades dos alimentos individuais, mas à relação sinérgica entre todos aqueles que a compõem. Seus benefícios para a saúde serão mais profundos quando consumidos como parte de uma dieta ampla e diversa.

Referências científicas:

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