Vamos falar sobre a saúde da mulher. Podemos falar sobre muitas coisas, mas quero começar falando sobre a saúde do assoalho pélvico, um assunto nosso.

Certamente este assoalho pélvico lhe parecerá familiar, é possível que você o relacione com o aparelho urinário incontinência, mas é um mundo muito mais amplo. Vamos começar nos localizando.

O que é o assoalho pélvico?

O assoalho pélvico é o conjunto de músculos e tecidos que revestem a pelve por dentro, o mundo entre as pernas , popularmente falando. O assoalho pélvico está diretamente relacionado à contenção e ao bom funcionamento do mundo urinário, do mundo ginecológico, do mundo da defecação e do mundo sexual.

Muitos mundos envolvidos, por tão pouco conhecidos. Na verdade, o assoalho pélvico sofre de ignorância crônica.

Sabemos que muitas mulheres têm problemas de incontinência, sabemos que na menopausa é "normal" que tudo se complique, sabemos que infecções de urina e leveduras as infecções são uma provação para muitos, sabemos que a maternidade nos prejudica … recebemos notícias isoladas de nossos amigos, de comerciais de televisão … sabemos das coisas, mas desconectados.

Artigo relacionado [19659008] MG 9096 ” class=”image lazyload”/>

5 exercícios para um assoalho pélvico em forma

O assoalho pélvico faz parte de uma esfera

Vamos colocar alguma ordem. Para falar sobre a saúde do assoalho pélvico, você tem que entender como funciona e como podemos ajudá-lo.

Certamente a imagem que vem a você quando você pensa no assoalho pélvico é uma rede segurando a bexiga, vagina, útero e reto. Deixe-me dizer-lhe que esta imagem, embora seja lógica, não corresponde à realidade.

O assoalho pélvico não é uma rede que fica “lá embaixo”, sozinha. O assoalho pélvico, o períneo, é a parte inferior de um conjunto maior, de uma esfera: a esfera pélvica abdominal.

Imagine um balão. A parte superior do globo é o diafragma, o grande músculo respiratório, a parede do globo é o transverso abdominal (a cintura abdominal) e a parte inferior do globo é o assoalho pélvico.

Este é uma função funcional unidade, ou seja, os três trabalham juntos, eles influenciam um ao outro. Quando se tem problemas, muita tensão ou muita fraqueza, todos são afetados.

Primeira conclusão: o bem-estar do assoalho pélvico não depende apenas disso, depende de toda a esfera

Qual é o principal inimigo do assoalho pélvico?

Um dos principais inimigos do assoalho pélvico é o excesso de pressão. Imagine o que acontece se você apertar esse balão de cima. A parte inferior está saliente, certo? Isso é exatamente o que acontece com o assoalho pélvico. O assoalho pélvico recebe pressão excessiva e não consegue suportá-la. Esta é uma das causas diretas da incontinência.

Mas de quem é a “culpa”, o assoalho pélvico ou o excesso de pressão?

O assoalho pélvico é perfeitamente projetado e adaptado para suportar, mas não para receber pressão constante. Na maioria das vezes, o períneo é a vítima, não o culpado.

Artigo relacionado

 Mireia Grossmann

parecemos menos "


Portanto, a abordagem terapêutica deve ir além do assoalho pélvico em si. É necessário colocar ordem em toda a esfera.

Como posso detectar um excesso de pressão? Visualize-se no banheiro, um pouco constipado. Não é verdade que quando você usa a força para expelir fezes, a barriga fica dura e empurra para fora? Naquele momento, o assoalho pélvico está experimentando o mesmo, está recebendo aquele empurrão e está saliente.

Lembre-se: a esfera, o globo, é um sistema de pressão fechado. O que você vê no abdômen está acontecendo abaixo, no mundo entre as pernas.

O truque: expire

Dica de ouro: expire. Sempre que você levanta um peso ou faz um esforço, retire o ar.

Retirar o ar tem um efeito duplo: por um lado reduz a pressão dentro da esfera, como se levantasse a válvula de uma panela de pressão e, por outro lado, ativasse a cintura abdominal, a amiga e protetora do assoalho pélvico e da parte inferior das costas.

Esta regra simples parece fácil de continuar , mas não é tanto. A maioria das pessoas tende a prender a respiração quando precisam recrutar força, eles fazem o que é conhecido como a "manobra de valsalva".

Se quisermos falar sobre a saúde do assoalho pélvico devemos nos reeducar para obter o arejar a cada Uma vez que fazemos um momento de força: ao levantar uma jarra d'água, ao levantar uma criança, ao ir para o útero …

Observe que “barriga dura” é uma situação muito comum, muito comum, especialmente no mundo dos esportes. Falaremos sobre esportes e o assoalho pélvico, e especialmente os abdominais, mais tarde.

Os exercícios de Kegel são a solução?

Kegels, exercícios de contração do assoalho pélvico são uma ferramenta muito útil interessante, sem dúvida, mas também insuficiente. Os Kegels funcionam bem no assoalho pélvico, mas basicamente funcionam apenas no períneo.

Você já viu que o assoalho pélvico costuma ser a vítima e não o culpado das disfunções. A área do períneo expressa problemas que vêm de cima, da parte superior da esfera. Portanto, dedicar-se a fazer kegels para fortalecer é insuficiente, é um remendo para parar os sintomas, mas não é, de forma alguma, uma solução.

Artigo relacionado

 Exercícios para o assoalho pélvico

Exercício para fortalecer o assoalho pélvico


As soluções para o assoalho pélvico passam por em toda a esfera: no assoalho pélvico, sem dúvida, mas também no diafragma e, sobretudo, no abdome transverso, a cinta [19659002] Ginástica abdominal hipopressiva, método 5P (tronco eutônico), trabalho postural … o assoalho pélvico requer uma visão e uma abordagem terapêutica ampla e vamos falar sobre isso, mas lembre-se: o assoalho pélvico é o mundo entre as pernas. . e além!

<! –

->

Comentarios

comentarios