O sono é um estado de bem-estar fisiológico, onde a pessoa experimenta relaxamento físico e mental. Isso permite recarregar e renovar as energias do corpo humano, proporcionando as condições adequadas para levar uma vida agradável sem aflições.

Dormir bem permite que você entre em um estado de repouso, onde todas as atividades conscientes e movimentos voluntários estão suspensos. Além de ajudar na regulação e bom funcionamento do sistema nervoso, também ajuda a recuperar a energia perdida durante o dia, restaurar o humor e consolidar as memórias.

Idealmente, as pessoas devem dormir, pelo menos 7 horas por dia , para que a mente possa se recuperar e descansar. A falta de descanso, pode trazer consequências muito óbvias, tais como: A mudança de humor, irritabilidade, estresse, ansiedade, atraso de estímulos e fadiga permanente

Fases do sono não REM

O sono NON REM é Divide-se, por sua vez, em quatro etapas, que são divididas da seguinte forma:

Primeira fase

A fase I é uma fase em que um sonho de luz é experimentado, onde as pessoas são capazes de perceber os estímulos que ocorrem. ao redor Durante esta fase, o resto não é muito restaurador, porque os músculos relaxam, mas a mente permanece alerta e os movimentos oculares são recorrentes. Isso dura aproximadamente 10 minutos

Segunda fase

Na fase II o sistema nervoso é responsável por bloquear a entrada de informações, através dos sentidos, produzindo uma certa desconexão com o ambiente e facilitando a conciliação do sono. Nesta fase, o resto é geralmente um pouco mais reparador do que no estágio anterior, mas não o suficiente, para ser considerado um descanso completo. Nesta fase, os movimentos oculares desaparecem. É comum, durante o desenvolvimento, a pessoa ter a sensação de cair, mas é apenas um impulso que o cérebro envia para o corpo, para garantir que tudo funcione como deveria.

Terceira fase

Durante a fase III as pessoas dormem tranquilamente, mas é difícil para elas sentirem que descansaram, porque neste estágio o corpo não recarregou suas energias. Isso dura aproximadamente 3 minutos. Caso o indivíduo desperte durante este processo, é normal sentir-se confuso e sonolento.

Quarta fase

Na fase IV também conhecida como fase de sono lento, é onde o indivíduo é considerado experimentar o sono mais profundo. Durante seu desenvolvimento, alterações como pesadelos podem ocorrer. Além disso, pode ser considerada uma das etapas mais importantes, pois determina a eficiência do sono. É um estágio que dura cerca de 20 minutos e durante seu desenvolvimento, você não experimenta nenhum tipo de sonho ou pesadelo.

 Quais são os estágios do sono de acordo com a ciência?

Fase do sono REM

A fase REM é o último dos estágios do sono, em que o cérebro está muito acordado bloqueando os neurônios que colocam em funcionamento as atividades motoras, ou seja, não há movimento corporal. Esta é a fase em que sonhamos e onde se pode dizer que as pessoas normalmente experimentam duas fases do sono, que são divididas em várias etapas.

  • A pessoa ainda mantém o cérebro muito ativo em pensamentos, mas o corpo não é capaz de se mover , porque o estado de relaxamento é imediato, quando se está muito cansado
  • É comum, durante a fase REM, a respiração se tornar mais rápida, agitada, irregular e superficial. O corpo pode perder sua capacidade de regular sua temperatura. É lá, quando alguns homens experimentam ereções, enquanto dormem.
  • Se a pessoa acordar durante esse estágio, poderá lembrar-se perfeitamente dos sonhos e ter uma sensação de repouso total. Seus nomes se devem ao acrônimo em inglês, que significa movimentos dos olhos.

Em geral, todos os ciclos do sono podem ocorrer em um período de 90 a 110 minutos e depois recomeçar. Esses estágios se alternam, pouco a pouco, causando primeiro um sono profundo e depois breves estados de alerta.

Estágios do sono. O que você deve saber

Os estágios do sono duram mais, dependendo da idade das pessoas, por exemplo, as crianças passam a maior parte do tempo de sono na fase REM. Os adultos passam mais tempo no estágio II e menos no restante dos ciclos, enquanto os adultos mais velhos quase nunca atingem esse estágio, e quando o fazem, ele dura muito pouco.

O campo do sono é uma área ainda um pouco desconhecido, foi até os anos 80, quando eles desenvolveram os instrumentos certos para estudar este estado.

Às vezes é dito, não obter o estágio do sono REM pode causar sintomas de demência, mas também pode ajudar para eliminar a depressão. É o melhor e mais importante dos estágios, porque permite a memorização e crescimento.

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