Contratura muscular é definida como uma contração muscular sustentada e involuntária . É algo muito comum que aconteceu com todos nós. Ela se manifesta como dor intensa em uma área específica que, além disso, impede a movimentação adequada do músculo.

Geralmente afeta as costas, mas, na realidade, pode ocorrer em quase qualquer parte do corpo . Embora seja geralmente associado ao exercício, não afeta apenas pessoas ativas. De fato, elas tendem a aparecer em pessoas sedentárias ou naquelas que se exercitam espontaneamente.

Como já mencionamos, as contraturas são irritantes e problemáticas. Portanto, neste artigo explicamos como evitar contratura muscular .

O que é contratura muscular?

Como já dissemos, as contrações musculares são uma contração persistente e involuntária de um músculo. . Eles são geralmente devido a exercícios mal executados. Eles também podem ser causados ​​por um esforço forte sem que o músculo esteja preparado para isso.

Outra causa pode ser manter uma postura incorreta por um longo tempo . Eles também estão associados a pessoas com baixa elasticidade ou flexibilidade.

Contraturas musculares, da mesma forma, podem aparecer devido à tensão e ao estresse . Hoje, eles freqüentemente afetam a área do pescoço e do trapézio. Isso se deve tanto ao estresse quanto às posturas que adotamos com o computador ou a televisão.

A dor produzida pelas contraturas musculares se deve ao fato de que o sangue não pode fluir normalmente . Áreas de inflamação são produzidas e substâncias residuais se acumulam. Essa dor também ocorre quando as fibras musculares não relaxam após o exercício.

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Como podemos evitar contratura muscular?

As contraturas musculares são devidas a várias causas facilmente evitáveis ​​. Portanto, damos-lhe algumas dicas para evitá-los:

Faça exercícios de alongamento e aquecimento

Dessa forma, você pode evitar a sobrecarga nas fibras musculares . É aconselhável fazê-lo antes e depois do exercício

Faça exercício regularmente

Se se exercita moderadamente diariamente e, além disso, aumenta progressivamente a intensidade, evita as contraturas musculares. Você pode começar a andar distâncias curtas e aumentar o tempo e a velocidade da caminhada. Você também pode começar com exercícios leves, se você quiser exercer força.

Manter uma postura correta

Como já mencionamos, uma grande parte das contraturas musculares ocorrem atualmente devido a más posturas . Passamos muito tempo em frente ao computador ou à televisão sem prestar atenção à nossa posição. Portanto, é aconselhável estar ciente e corrigir a posição.

Se você trabalha em um escritório ou passa muito tempo na mesma posição, o ideal é fazer pequenas pausas. Levante-se, ande ou mova-se um pouco. Assim, você aliviará a tensão acumulada nos músculos

 Contratura Cervical

Reduz o estresse para reduzir a contratura muscular

Hoje, estamos sujeitos a uma rotina frenética que preenche nossa vida com estresse e ansiedade Esse estresse pode ser traduzido em tensão muscular contínua . Portanto, é necessário que você tente reduzi-lo ou aliviá-lo. Tente assumir a vida de outra maneira

Você também pode praticar yoga. Além de ajudar você a controlar a ansiedade, ela será perfeita para os músculos. Yoga aumenta a flexibilidade e relaxamento do corpo . É um dos exercícios mais eficazes para evitar contraturas musculares.

Similarmente, você pode tentar praticar métodos de relaxamento . Por exemplo, tente exercícios de mindfulness, aromaterapia ou meditação. Eles ajudarão a reduzir essa ansiedade e a ficar melhor com você e com o ambiente.

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Outras dicas

Tente evitar mudanças bruscas de temperatura. Se estiver frio, tente aquecer o suficiente. Também é muito importante que você conheça a técnica correta dos exercícios que você realiza . Fazer um exercício indevidamente pode ferir o músculo e causar contraturas musculares.

Em conclusão

A melhor maneira de evitar contraturas musculares é realizar exercícios moderados diariamente . Você deve aumentar a intensidade progressivamente. Também é importante que você controle a técnica do exercício. Não se esqueça de aquecer e alongar, antes e depois da atividade

Se, apesar de todos os conselhos, você ainda sofrer contraturas musculares, não hesite em procurar um fisioterapeuta para ajudá-lo a resolver o problema.

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