Há muitas pessoas que precisam viver com pensamentos obsessivos e intrusivos sem fim que dificultam o seu dia-a-dia e o trabalho, desempenho social e familiar. Eles podem estar na base de numerosos transtornos de ansiedade ou humor.

Eles também podem aparecer em distúrbios de personalidade, distúrbios factícios, distúrbios dismórficos do corpo, entre outros. No entanto, pensamentos intrusivos, além de ter relevância clínica, também podem afetar pessoas sem nenhum distúrbio definido.

Esses pensamentos podem ser difíceis de descartar, intrusivos à noite e muito irritantes. Neste artigo, oferecemos algumas alternativas que surgem de diferentes modelos psicológicos que podem nos ajudar a lidar com esses pensamentos intrusivos.

A natureza dos pensamentos intrusivos

Os pensamentos intrusivos geralmente têm uma natureza negativa Se nos repetíssemos todos os dias como somos capazes, isso não seria um problema. A realidade é que os pensamentos obsessivos podem se tornar incapacitantes, pois constituem idéias negativas, tóxicas e, muitas vezes, irreais.

A natureza dos pensamentos obsessivos reside em sua irracionalidade. É normal que, de tempos em tempos, certas idéias que nos dizem respeito estejam em nossas cabeças por mais tempo que outras. No entanto, quando essas idéias diminuem nosso autoconceito, causam um pior trabalho ou desempenho social ou trazem emoções negativas, é quando podemos rotulá-las como obsessivas, irracionais e tóxicas.

Pensamentos invasivos são geralmente negativos. De fato, em muitas ocasiões eles se tornam inválidos.

O que é um pensamento irracional?

Entende-se como pensamento irracional que provoca respostas emocionais muito desagradáveis. Essas respostas emocionais desaparecem tanto quanto são intensas, pois, em vez de sentir nojo, você sente raiva incontrolável; em vez de sentir resignação e aceitação, ele se sente amargo; ou, em vez de sentir medo – que é funcionalmente muito útil -, sente terror.

Pensamentos obsessivos ou irracionais não são apenas caracterizados por dar origem a emoções muito intensas, mas também por serem criados em [19659012] termos absolutistas. Isso significa que, ao elaborar o pensamento, advérbios como “sempre”, “nunca”, “nunca” etc. são frequentemente incluídos.

Eles geralmente se relacionam com o que é preciso ser feliz ou o que deveria ser. ou sabe fazer. Ou seja, lida com demandas autoimpostas. Além disso, alguns pensamentos irracionais e obsessivos não são verificáveis.

Isso significa que a obsessão geralmente se desenvolve em torno de algo que nos é impossível testar ou provar empiricamente. Isso nada mais do que capacitar o próprio pensamento para as infinitas possibilidades e para a não confirmação de qualquer um.

Por exemplo, os pensamentos obsessivos de uma pessoa podem lidar com um projeto final de graduação da universidade. . É normal que uma pessoa se preocupe com o desenvolvimento do trabalho, mas o tipo de pensamento obsessivo que pode ter o tipo:

  • "Eu preciso fazê-lo para a próxima semana"
  • "Eu nunca aprovarei"
  • “Sou burro e o trabalho está mal feito.”

Como podemos ver na explicação anterior, palavras absolutas são usadas como “nunca”; você deve usar a forma exacerbada – "I have to" -; as provações não podem ser verificáveis ​​- "nunca aprovarei" -; e há uma identificação do valor da pessoa por suas ações – se ela não aprovar isso, significa que ela é estúpida –

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Propostas do modelo cognitivo-comportamental

A partir do modelo cognitivo-comportamental, são apresentadas várias técnicas de corte com pensamentos intrusivos. A reestruturação cognitiva é uma técnica muito útil, mas difícil de aplicar, que usualmente precisaria de um psicólogo para executar.

Trata-se de mudar pensamentos obsessivos e irracionais para pensamentos racionais através do diálogo socrático. No entanto, serão propostas duas técnicas que poderão ser aplicadas se os mecanismos de ação forem conhecidos, porque eles não se concentram na alteração do conteúdo dos pensamentos.

 Tratamentos psicológicos
Psicológico é decisivo para acabar com pensamentos intrusivos. A pessoa pode precisar de técnicas como a reestruturação cognitiva.

Tempo não desejado: você controla quando fica obcecado

A coisa frustrante sobre os pensamentos obsessivos é, logicamente, que a pessoa não pode controlá-los. Isso pode diminuir seus sentimentos de autoeficácia e levá-lo a pensar que ele não tem nenhum tipo de margem de ação em sua aparência.

Embora seja verdade que esses pensamentos possam surgir nos momentos menos pensativos, a verdade é que a pessoa também pode evocá-los. Ou seja, ele tem poder sobre eles, uma vez que pode fazer com que esse pensamento obsessivo se lembre, forçando-o, sem que haja uma intrusão no meio.

Nisso se baseia o tempo de tranqueira. Propõe-se que a pessoa entre com seus pensamentos intrusivos ou loops de pensamento em determinados momentos do dia – por exemplo, duas vezes por dia. O objetivo final é que a pessoa com pensamentos intrusivos só possa ficar obcecada nessas duas horas do dia.

No início, isso é considerado muito complicado, pois, certamente, as obsessões não são controladas. No entanto, com a prática, é normal que o sujeito consiga se dedicar a esses dois momentos de reflexão sobre seus pensamentos e depois deixá-los para o resto do dia.

Essa técnica é útil não apenas porque – pelo menos princípio – reúne os momentos de desconforto após pensamentos intrusivos apenas durante duas situações por dia; mas também porque tira o poder dessas obsessões.

Não são mais eles que decidem quando aparecer, mas o sujeito que coloca a técnica em prática. Até o tempo de tranquilidade permite, entre outras coisas, que pensamentos intrusivos percam força e iniciem seu processo de desaparecimento.

É recomendável, se essa técnica for posta em prática, que não seja estabelecido nenhum período de ruminação à noite, por causa da inatividade do sono e porque é mais difícil cortar com o momento da ruminação.

O pensamento de Wolpe para

O objetivo dessa técnica é, novamente , para diminuir a frequência e a duração de pensamentos intrusivos sem alterar seu conteúdo ou neutralizá-los. Ou seja, a reestruturação cognitiva não seria necessária. Na parada do pensamento, busca-se uma interrupção do pensamento indesejado e sua substituição por imagens que dificultam seu reaparecimento.

Para praticar esta técnica, ao receber um pensamento intrusivo, você deve condicionar uma palavra ou comportamento ao interrupção do pensamento. A palavra pode ser "stop" ou "suficiente", seguida de um golpe na mesa, ou se você quiser fazer isso de maneira mais secreta, poderá usar um elástico no pulso, que teremos que esticar sempre que queremos cortar com esse pensamento intrusivo.

Embora essa técnica não funcione para obsessões muito elaboradas, pode ser útil para pensamentos intrusivos no dia-a-dia. É importante praticar diariamente para condicionar a palavra ou o comportamento. Caso contrário, será inútil.

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Proposta de terapia de aceitação e compromisso (ACT)

 Terapia de aceitação e compromisso
A terapia de aceitação e compromisso visa que a pessoa aceite seus pensamentos intrusivos sem se desapegar de seus valores e de seu compromisso com a ação.

A ACT considera o sofrimento inerente à experiência humana e que os esforços da corrente generalizada atual Eliminá-lo é contraproducente. Encontramos aqui o conceito de evitação experiencial ou experiencial, em que uma pessoa não está disposta a ter contato com suas experiências particulares e deseja alterar a forma ou a frequência dessas experiências e seus contextos, neste caso, pensamentos intrusivos

Isso significa que, a partir do ACT, não são propostas técnicas para tentar suprimir pensamentos intrusivos, mas busca sua aceitação e orientação em relação a valores além das obsessões . Portanto, aceitar é mais útil do que tentar suprimir.

A pessoa procura experimentar suas obsessões como eventos que ocorrem dentro dela, e não como eventos que a definem, sem avaliar.

O notório do ATO é que ele busca que, mesmo que a pessoa tenha pensamentos intrusivos, ela não se desapega de seus valores e de seu compromisso com a ação. Embora suprimir pensamentos intrusivos não seja um objetivo do ATO, geralmente há uma diminuição natural deles.

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