As festas de fim de ano chegaram com sua doce promessa de reuniões familiares e coisas deliciosas para comer. Embora possamos consumi-los durante todo o ano, a tradição indica que devem ser servidos na mesa de Natal, aumentando o conteúdo calórico da dieta desta época do ano. Para desfrutar dos doces de Natal e não sofrer consequências indesejáveis, como ganho de peso ou mal-estar estomacal, é isso que você deve fazer.

Doces tradicionais de Natal na Espanha

O frio e o As tradições típicas desta época do ano convidam a estocar a mesa de Natal com uma grande variedade de doces.

No entanto, aqueles que não são discutidos são:

  • Nougat . Eles consistem em uma pasta de amêndoas e mel ou açúcar à qual são adicionados outros elementos, como gema de ovo, nozes, chocolate, café, creme, cereais ou frutas polidas. Eles têm um alto valor de energia
  • Polvorones . É uma manteiga ou pasta de gordura de porco com farinha e aromas, cozida no forno . Você pode adicionar amêndoas moídas, sementes de gergelim ou coco ralado. Tem a característica de derreter na boca na forma de pó, daí o seu nome, embora também seja polvilhado com açúcar de confeiteiro. É típico de várias regiões espanholas
  • Guirlaches . É um tipo de nougat feito de amêndoas e caramelo.
  • Marzipan . Produto típico de Natal feito com amêndoas moídas e açúcar.

Esses alimentos, além de serem muito calóricos, não causam maiores problemas de saúde, a não ser uma bela indigestão por comer demais. No entanto, algumas pessoas que sofrem de transtornos alimentares ou outras doenças, devem levar essas recomendações em consideração.

Leia os rótulos com atenção

Pessoas com doença celíaca ou com intolerâncias alimentares devem leia os rótulos com atenção. No caso de nogado e guirlaches, embora seus ingredientes principais sejam isentos de glúten, eles podem ter vestígios de farinha de trigo em outros componentes.

Também é essencial ler os rótulos no caso de alergias alimentares. Especialmente as crianças podem ser alérgicas a alimentos como leite ou ovos, que podem ser encontrados em algumas versões de doces de Natal.

Os diabéticos podem encontrar doces adequados, mas a moderação é recomendada porque eles podem conter outros açúcares, como frutose.

Coma com moderação

Esta recomendação é básica e para todos os públicos. Embora as férias de Natal possam dar origem a um certo descontrole, principalmente por parte das pessoas que devem seguir algum tipo de dieta a recomendação de comer com moderação deve estar sempre presente . Na verdade, foi calculado que os distúrbios durante as férias de Natal causam um aumento de 3 kg, em média e que emergências hospitalares devido a problemas digestivos aumentam 20% no Natal. [19659012] Uma porção de nogado é equivalente a 30 gramas. Uma porção de polvorones é de 1 a 2 peças. Outra descoberta recente indica que o excesso de doces de Natal pode causar depressão pois os processos metabólicos do açúcar estão associados a certas alterações de humor que geralmente acompanham essas datas.

Não jogue fora as sobras

A mesa depois do Natal pode estar cheia de recipientes abertos de nougat, maçapão, polvorones e outras iguarias que já não parecem tão tentadoras. No entanto, com um pouco de imaginação podem se tornar novas sobremesas que todos irão apreciar.  Doces de Natal

  • Mousse de maçapão. Esmague o restante do maçapão e com a adição de natas e claras de ovo batidas até ficarem firmes, transforme-o em uma mousse rica.
  • Biscoitos crocantes: amasse o torrão duro, combine-os com manteiga, ovos e farinha e faça alguns biscoitos deliciosos de vários formatos, especialmente biscoitos de Natal, como pinheiros ou bolas de árvore de Natal.

As embalagens fechadas podem ser congeladas para o próximo Natal. Por ser um alimento rico em açúcar e gordura, tem grande durabilidade e vai durar algum tempo no freezer.

Planeje a refeição

Para desfrutar plenamente a parte mais doce e esperada da ceia de Natal , é melhor planejar o menu adequadamente. Como já dissemos, os doces de Natal são ricos em açúcares, gorduras e alimentos energéticos, como nozes, frutas secas ou chocolate.

Quanto às compras, não é aconselhável comprar doces de Natal muito cedo , já que pode surgir a tentação de experimentá-los antes da véspera de Natal.

A ideia é organizar um menu que seja leve o suficiente e com poucas calorias para ser capaz de exagerar um pouco, sempre dentro de limites saudáveis, com compotas de Natal. Por exemplo, uma entrada de vegetais crus ou cozidos e uma sobremesa à base de frutas frescas.

Mantenha hábitos saudáveis ​​

É muito comum nesta época pular algumas refeições para desfrutar de mais doces Natal. Nem é preciso dizer que essa atitude é muito prejudicial à saúde. É recomendado manter rotinas e horários normais, especialmente se houver crianças em casa. As rotinas de exercícios também devem ser continuadas. Se você puder modificar um pouco sua dieta e reduzir as calorias e os valores de energia, tanto melhor.

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