O coração é o órgão mais importante em nosso corpo porque bombeia regularmente o sangue ao redor de todo o corpo para fornecer a cada órgão o oxigênio e os nutrientes de que precisam. Se ele parar, tudo acaba. É por isso que é essencial cuidar dele adequadamente para que seu funcionamento seja correto.

Exceto em casos extremos, como problemas congênitos ou doenças cardíacas, cuidar do nosso coração está apenas em nossas mãos. Liderar um estilo de vida ativo e saudável é a base para o coração e todo o nosso corpo permanecerem saudáveis ​​e funcionarem adequadamente.

Também nossa dieta será essencial para definir o estado de nosso coração . Evitar fast-food ou junk food e aumentar nosso consumo de frutas, vegetais e alimentos naturais e saudáveis ​​serão essenciais para reduzir o risco de problemas cardíacos.

Como eu disse, cuidar do nosso coração consiste basicamente em levar um estilo de vida natural e ativo e consumir uma dieta variada e equilibrada . Para guiá-lo nesse propósito, aqui daremos as melhores dicas para preservar a saúde do seu coração.

Além de seguir essas dicas, é sempre aconselhável ir ao médico para exames regulares (pelo menos um por ano) para controlar nossa saúde e cuidar, não apenas do coração, mas de todo o corpo.

  • Controlar o colesterol e os triglicerídeos: O excesso de colesterol e triglicerídeos pode ser muito prejudicial à saúde do coração. . Evitar alimentos excessivamente gordurosos, junk food e alimentos pré-cozidos é a chave para cuidar do nosso coração. Opte melhor por uma dieta rica em frutas e legumes e carnes magras. Também controla a ingestão de carboidratos, tenta comer mais proteínas magras do que carboidratos.

  • Evite gorduras saturadas: As gorduras saturadas são os culpados do aumento do colesterol e dos triglicerídeos. Como mencionei no ponto anterior, é importante evitar certos tipos de alimentos, mas também será essencial cuidar da preparação dos alimentos, mesmo que sejam produtos naturais. Evite fritar alimentos e, em vez disso, cozinhe no vapor ou grelhados. Também é aconselhável evitar carnes gordurosas e substituí-las por carnes magras, como aves, coelho, vitela ou algumas partes do porco, como o lombo.

  • Controlar a pressão arterial: A pressão arterial alta é Muito prejudicial para a saúde do coração. O sangue está constantemente passando pelo nosso coração e, se precisar suportar uma tensão muito alta, pode sofrer e até ser danificado, causando doenças cardiovasculares e até um ataque cardíaco. Portanto, é importante medir a pressão sanguínea regularmente e combater a pressão alta para reduzi-la aos níveis normais.

  • Mantenha seu peso ideal: Ter obesidade aumenta perigosamente o risco de doenças cardiovasculares e ataques cardíacos. O acúmulo de gordura no corpo, especialmente na área abdominal, pode ser muito perigoso para o coração e para a saúde geral. É por isso que é importante seguir uma dieta saudável e equilibrada e manter o peso ideal.

  • Evite açúcar refinado: O açúcar branco ou refinado é uma das causas do aumento do sobrepeso e da obesidade em grandes quantidades. parte da população que, como eu disse, aumenta o risco de doenças e problemas cardíacos. Podemos encontrá-lo em um grande número de refeições pré-cozidas, doces industriais e bebidas açucaradas, por isso é aconselhável evitá-las completamente. Também é importante optar por substituí-lo por adoçantes naturais, como estévia, mel, açúcar de cana, coco ou bétula ou xaropes como bordo ou agave.

  • Reduza sua ingestão de sal: Excesso de sal é uma das principais razões para o aumento da pressão arterial. Portanto, consumir muito sal pode ser muito prejudicial ao seu coração. A quantidade recomendada de sal diário para um adulto é de 6 gramas (1 colher de chá). Para não exceder esse limite, é importante que você evite refeições pré-cozidas e se cozinhe para controlar a quantidade de sal que ingerir. Também evita produtos temperados ou em conserva. Você pode usar especiarias para dar um toque às suas refeições sem usar muito sal.

  • Aumente o consumo de ácidos graxos ômega-3: Os ácidos graxos ômega-3 são extremamente benéficos para preservar a saúde de nossos pacientes. coração Portanto, é aconselhável aumentar o consumo de produtos que os contenham. Entre os alimentos mais ricos em ácidos graxos ômega-3 estão peixes azuis, mariscos e moluscos, alguns vegetais como couve, espinafre e brócolis, azeite, nozes, sementes, abacate e salsa

  • Coma mais frutas e verduras: Frutas e verduras contêm uma grande quantidade de nutrientes essenciais para o funcionamento do coração e de todo o corpo em geral. Além disso, comer uma dieta saudável e equilibrada, rica em frutas e legumes, ajudará a reduzir os fatores de risco para o coração, como obesidade e níveis elevados de colesterol e triglicerídeos.

  • Pegue mais fibra: A fibra é uma composto muito benéfico para reduzir os níveis de colesterol e pressão arterial, consumindo-o ajudará a reduzir o risco de doença cardiovascular. Além disso, a fibra ajuda você a se sentir saciado por mais tempo, o que ajuda a evitar a fome e combater a obesidade. Você pode encontrar muitos alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, cereais, legumes, nozes, sementes e alimentos integrais.

  • Pegue alimentos antioxidantes: Antioxidantes ajudam a proteger os vasos sanguíneos e reduzir a pressão sanguínea, cuidando disso do nosso coração Além disso, os antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis ​​pela deterioração celular que pode causar problemas cardiovasculares a longo prazo. Portanto, é aconselhável consumir alimentos com propriedades antioxidantes, como frutas vermelhas, tomates, mamão, laranja, maçã, cenoura, chá verde, brócolis, alcachofra, batata, nozes, alho, chocolate amargo, legumes e laticínios. [19659008] Coma alimentos ricos em potássio: O potássio funciona como um vasodilatador natural; portanto, ajudará você a baixar a pressão sanguínea e melhorar a circulação sanguínea, cuidando da saúde do seu coração. Alguns dos alimentos mais ricos em potássio são acelga, maçãs, espinafre, cardos, batatas, brócolis, couve, abacate, banana, especiarias, cacau puro, legumes, nozes ou frutas secas.

  • Evite tabaco e álcool : O excesso de álcool e tabaco pode ser muito prejudicial à nossa saúde em geral. Nosso coração também será afetado por essas substâncias, pois elas podem alterar perigosamente nossa freqüência cardíaca, danificando o coração. Além disso, especificamente o tabaco também pode endurecer as paredes dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão sanguínea e impedindo a circulação sanguínea e, assim, impedindo que o oxigênio atinja todos os órgãos do corpo, incluindo o coração, de maneira normal, para que funcionem.

  • Reduz o estresse e a ansiedade: Estados prolongados de estresse, ansiedade ou depressão podem alterar a freqüência cardíaca, aumentando o risco de problemas cardíacos a longo prazo. É por isso que é importante tentar evitar esses estados e combatê-los quando eles aparecerem. Tente levar a sua vida com mais calma, encontre tempo para si e relaxe. Você também pode tentar caminhar, exercitar ou praticar atividades de relaxamento, como ioga, meditação ou atenção plena.

  • Praticar exercícios: Praticar exercícios ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação, reduzindo assim pressão sanguínea Além disso, graças à atividade física, você também poderá manter o peso ideal e baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos. É por isso que exercitar-se regularmente é tão benéfico para o coração.

  • Durma o suficiente: Dormir não apenas ajuda a nos sentir descansados ​​na manhã seguinte, mas nosso corpo aproveita essas horas de sono para reparar células e tecidos . Se não dormimos adequadamente, é possível que nosso corpo não consiga reparar esses danos, danificando nosso coração. Além disso, pouco sono é geralmente acompanhado pela ingestão de bebidas estimulantes para permanecer acordado, o que aumenta excessivamente a frequência cardíaca e pode causar problemas cardiovasculares a longo prazo.

  • Há muitas coisas que podemos fazer para cuidar do nosso coração e do nosso coração. saúde geral Lembre-se de que você não deve esperar para "ter um susto" para começar a se cuidar, você pode começar agora mesmo. Você só precisa prestar atenção ao estilo de vida que está levando, tentando permanecer ativo e seguir uma dieta saudável e equilibrada, o mais natural possível. Portanto, não pense mais e aja agora!

    Você conhece algum outro conselho para cuidar da saúde do nosso coração? Nós ouvimos você!

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