O sistema nervoso, o mais complexo e ainda desconhecido no corpo humano, regula inúmeras ações no corpo. É um sistema que relaciona a capacidade de entender (cobrindo percepção, memória e linguagem) com os sistemas imunológico e endócrino, estruturas subcorticais, medula espinhal, nervos periféricos e até músculos para responder adequadamente a nossas necessidades diárias.

As células do sistema nervoso são os neurônios e o que você provavelmente não sabia é que elas não estão apenas no cérebro e formam os nervos, mas milhões delas se estendem em forma rede através do trato digestivo. Esse sistema nervoso entérico é chamado "segundo cérebro" porque contém neurônios capazes de liberar os mesmos neurotransmissores, hormônios e moléculas químicas que o "primeiro cérebro".

Esse segundo cérebro em O sistema digestivo produz 90% da serotonina do corpo um neurotransmissor com funções locais de absorção, ingestão nutricional e movimentos musculares. Essa serotonina do sistema digestivo é idêntica à usada pelo cérebro e da qual depende o bem-estar emocional. Drogas antidepressivas, como o Prozac, atuam no nível de recaptação da serotonina no cérebro.

Portanto, a saúde do sistema digestivo influencia diretamente o humor. Basta lembrar como nos sentimos quando sofremos indigestão ou constipação, porque isso envolve uma alteração da serotonina, que incentiva o pessimismo, diminui o interesse em interagir com as pessoas e reduz a libido.

Como cuidar seu sistema nervoso entérico ou "segundo cérebro"

Portanto, devemos cuidar do sistema nervoso entérico . As pessoas que comem com calma e com digestão equilibrada transmitem mais harmonia, compreensão e paciência, e são mais intuitivas. Além disso, um sistema digestivo saudável contém neurônios que produzem pequenas quantidades de benzodiazepínicos naturais. , as moléculas usadas como ansiolíticos para tratar a ansiedade, induzem o sono e relaxam as contraturas musculares.

Ir ao banheiro sem pressa também é saudável, pois as ondas peristálticas do intestino se movem a uma certa velocidade. velocidade de um centímetro por minuto. É um movimento lento, calmo e equilibrado, e isso deve ser resolvido.

Pensamentos e emoções influenciam

Você pode colocar o sistema nervoso humano em uma mesa cirúrgica e dissecar suas partes. No entanto, o mesmo não pode ser feito com a mente, pensamentos ou sentimentos.

Com base em nossa experiência, sabemos que qualquer alteração de pensamentos e sentimentos pode afetar o sistema nervoso e de lá para qualquer canto da nossa pessoa. E vice-versa: qualquer alteração inicialmente corporal pode acabar afetando nossas emoções, pensamentos e atitudes diante da vida.

Em condições normais, os seres humanos não podem evitar ficar com raiva, tristeza, se preocupar ou ter medo: urso certas condições de trabalho podem despertar emoções tão básicas quanto a raiva, por exemplo.

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A visão energética da medicina chinesa

Para a medicina tradicional chinesa, o fato de manter certas emoções por um longo tempo ou de senti-las intensamente pode acabar se tornando uma clara causa de doença. A razão é que as emoções impedem a circulação adequada de energia entre nossos órgãos e, portanto, alteram o delicado equilíbrio que elas mantêm entre si.

Um estado prolongado de raiva afeta a energia fígado, e vice-versa: um desequilíbrio hepático (talvez devido à dieta ou fadiga) resultará em um desequilíbrio emocional que tornará a pessoa mais irritável.

Portanto, pode ser o caso de um órgão como o fígado funciona bem no nível médico habitual, com exames de sangue completamente normais, mas energeticamente pode ser "deficiente" ou parcialmente "bloqueado" e a pessoa ficará permanentemente irritada.

Com o tempo, o fígado no desequilíbrio energético pode causar um aumento no yang hepático, que pode ser a causa de enxaquecas, irritabilidade, tontura, náusea, gosto amargo na boca, zumbido e

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Com o conhecimento da medicina atual e naturista, e também da medicina chinesa, podemos projetar uma estratégia para promover o equilíbrio em seu "segundo cérebro":

  • Yoga e outras práticas relacionadas. Realize dez minutos diários de alongamento (asanas); respire profundamente com o abdome quando a fadiga aparecer (pranayama); e, ocasionalmente, seguir uma dieta baseada limpeza smoothies e legumes frutas.
  • massagem abdominal. Faça uma auto-massagem na barriga, com movimentos muito suaves começando no lado direito e movendo-se no sentido horário, pois isso relaxa o sistema digestivo.
  • Relaxamento mental. É apropriado permitir o relaxamento mental andando em silêncio e observando a natureza (uma forma de meditação).
  • Atividade intelectual. Na medida certa, também ajuda. A atividade neural gera dióxido de carbono que é liberado no sangue, que por sua vez dilata as artérias; isso aumenta o suprimento sanguíneo local e, portanto, o oxigênio para os neurônios.
  • Ambiente natural. Barulho, luz, poluição, cheiros … podem afetar o sistema nervoso, da mesma maneira que a tranquilidade, o ar livre na natureza e os aromas naturais podem ajudar a acalmá-lo.
  • Cuide dos relacionamentos. Otimismo, saúde emocional e relacionamentos saudáveis ​​fortalecem o sistema nervoso.
  • Acupuntura. O efeito imediato de receber uma sessão de acupuntura é o relaxamento, devido ao poder harmonizador de trabalhar suavemente com a energia do corpo.

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