Tomar a decisão de adoptar uma dieta mais saudável não é sinónimo de fome ou de seguir planos rigorosos. Embora seja necessário fazer algumas mudanças, em geral, trata-se de comer "um pouco de tudo", sem cair em nenhum extremo.

Nutrição adequada é crucial para manter um ótimo estado de saúde e, claro, um peso estável . Embora dietas populares pareçam funcionar quando querem perder peso, elas não são a melhor opção para atender às necessidades do corpo .

Por esse motivo, mais e mais pessoas estão interessadas em aprender como fazer um equilíbrio adequado de alimentos, incluindo todos os grupos de nutrientes. Desta forma, não só previne o excesso de peso, mas que fortalece o sistema imunológico para prevenir doenças

.

Adote uma dieta mais saudável seguindo um simples decálogo

O Decálogo para seguir uma dieta mais Healthy baseia-se nos padrões alimentares sugeridos na dieta mediterrânea . Com isso, propõe-se evitar os esquemas extravagantes que envolvam o consumo de um número reduzido de calorias.

Seu principal objetivo é servir de guia para uma nutrição mais completa e equilibrada, de acordo com as exigências do organismo. Além disso, não recomenda comer bem por apenas alguns dias, mas finge fazer uma alimentação saudável como parte do estilo de vida . Use azeite

O azeite extra-virgem é um dos protagonistas da dieta mediterrânica. Sugere-se como a principal fonte de gorduras saudáveis ​​para a dieta, já que é composto de ácidos graxos insaturados, beta-carotenos e vitamina E .

Consumir frutas e vegetais abundantes

Frutas e legumes frescos são essenciais quando o plano é manter uma dieta mais saudável e controlada em calorias. Esta variedade de alimentos contém vitaminas, minerais, fibras alimentares e outros compostos importantes para as funções do corpo.

Recomenda-se o consumo de pelo menos 5 porções diárias, seja nos pratos principais ou durante os lanches. Desta forma, os benefícios são obtidos na saúde digestiva, cardiovascular e metabólica .

3. Incluem grãos integrais

Muitas pessoas evitam cereais porque têm a idéia de que "engordam"; No entanto, devido à sua contribuição de carboidratos e fibras, eles devem fazer parte da dieta diária. As opções integrais são uma fonte de energia e, portanto, permitem ter um melhor desempenho físico e mental

. [1965902] Algumas opções são:

  • Aveia
  • Rye
  • Trigo integral
  • ] Pão de trigo integral
  • Saved
  • Cevada
  • Flocos de milho

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4. Evite alimentos processados ​​

Incluindo muitos alimentos processados ​​na dieta regular pode ter efeitos contraproducentes a médio e longo prazo. Devido ao seu conteúdo de gorduras nocivas e compostos químicos adicionados, detonam problemas de excesso de peso, diabetes e colesterol alto . Tome leite com baixo teor de gordura

Enquanto não houver problemas de intolerância à lactose, os produtos lácteos com baixo teor de gordura são um bom complemento para uma dieta mais saudável. Devido ao seu alto conteúdo de proteínas de alto valor biológico e cálcio, são benéficos para aumentar a massa muscular e proteger a saúde óssea . Coma carnes vermelhas com moderação

Carnes vermelhas são uma fonte importante de proteína e ferro que são facilmente assimilados pelo corpo. Contudo, uma vez que contêm colesterol e purinas, o consumo excessivo não é aconselhado . Uma ou duas porções de cortes magros podem ser suficientes para a dieta semanal.

Prepare receitas com peixe

Além de ser mais baixo em calorias do que outras variedades de carne, o peixe contém ácidos graxos ômega 3 que beneficiam a saúde cardiovascular. Este nutriente, que não ocorre naturalmente no organismo, diminui o colesterol e reduz o risco de doença cardiovascular . Inclua ovos no café da manhã

Um dos melhores alimentos para se tomar no café da manhã são os ovos. Devido ao seu alto teor de proteínas de alta qualidade e vitaminas e minerais, é um ingrediente para recarregar o corpo de energia no início do dia.

Coma frutas frescas para a sobremesa

Sobremesas doces e bolos não são a melhor alternativa para a sobremesa quando você quer comer uma dieta mais saudável. Assim, a melhor opção para adicionar um pouco de sabor e doce a cada prato são frutas frescas . Estes não contêm açúcares nocivos, são baixos em calorias e estão cheios de nutrientes de alta qualidade.

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10. Aumentar o consumo de água

É claro que, como qualquer plano de alimentação saudável, este decálogo propõe aumentar o consumo de água todos os dias. Beber entre 6 e 8 copos de água diariamente evita que os efeitos da desidratação se desenvolvam, promovendo a desintoxicação.

Como você pode ver, manter uma dieta mais saudável não é impossível. Você apenas tem que começar a fazer melhores escolhas alimentares tentando substituir os processados ​​por alternativas orgânicas

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