Existem várias razões pelas quais a secreção de melatonina pode não ser alta o suficiente à noite, o que pode interferir no despertar e nos problemas em adormecer corretamente. Saiba quais são as causas da deficiência de melatonina, como aumentar os níveis de melatonina e evitar suas conseqüências

 Homem com estresse e deficiência de melatonina

A melatonina, como um fator importante em nosso relógio biológico, é ] fundamental para o controle do ritmo do sono . Como a produção de melatonina é controlada pela luz que entra na retina do olho, em caso de dificuldade em adormecer, o efeito da luz deve ser reduzido não apenas na hora de dormir, mas também 30 minutos antes. 19659004] Problemas devido à deficiência de melatonina

A produção de melatonina aumenta durante a noite e atinge o máximo de 1 a 2 horas após o adormecimento

A melatonina promove adormecer, enquanto deficiência de melatonina Embora a produção máxima de melatonina seja alcançada na infância, a produção na idade adulta jovem é reduzida de 20 a 30% do máximo e continua a diminuir com a idade. Conforme você envelhece, a curva do tempo de sono muda

Como os altos níveis de melatonina são importantes, especialmente quando começam a adormecer, problemas de sono podem ocorrer mesmo se houver produção geral suficiente. Se os distúrbios de memória e a capacidade de se concentrar ocorrerem, você não deve esquecer de considerar uma deficiência de melatonina.

Não só a deficiência de melatonina pode ser a causa de distúrbios do sono, mas também uma superprodução de melatonina. cortisol próprio corpo. Outras causas de insônia incluem alterações no ritmo diário da tireóide.

Além disso, uma deficiência de estradiol e progesterona pode causar distúrbios significativos no sono, como aqueles que ocorrem especialmente com a fraqueza adrenal – fadiga adrenal

. Não é incomum que ocorram distúrbios de equilíbrio hormonal em vários dos seguintes níveis:

  • Deficiência de melatonina
  • Tanto a deficiência de cortisol como o excesso de cortisol.
  • Distúrbios diários do ritmo da tiróide.
  • Deficiência de estradiol
  • Sintomas de deficiência de progesterona

Uma deficiência relativa de melatonina não é incomum quando o estresse é alto devido ao aumento dos níveis de cortisol. Portanto, recomenda-se ao realizar um teste hormonal para insônia paralelo à melatonina e oposta à determinação do cortisol.

Consequências da deficiência de melatonina

Sintomas de deficiência de melatonina incluem

  • sono e dificuldades para obter um sono repousante
  • O sono leve com despertar freqüente
  • O estado de sono
  • Depressão e falta de motivação.
  • Mudanças de humor repentinas.
  • Enxaquecas e dores de cabeça freqüentes.
  • Azia
  • Comprometimento da memória
  • Envelhecimento prematuro da pele

A deficiência de melatonina também pode estar associada a doenças graves, como fibromialgia, síndrome da fadiga crônica (CFS). , Doença de Alzheimer, doença de Parkinson e muitos mais, especialmente doenças crônicas degenerativas.

A insônia causa outros problemas, Como se sente frustrado durante o dia, ele não consegue se concentrar e não é realmente eficiente em suas tarefas diárias. Além disso, uma noite mal dormida pode causar problemas muito diferentes a longo prazo, como saúde óssea deficiente e aumento do risco de derrame e ataque cardíaco.

Naturalmente, muitos desses sintomas e doenças também podem ter outras causas, por exemplo. que não necessariamente tem que estar ligado à deficiência de melatonina. Portanto, é aconselhável primeiro verificar se há alguma deficiência de melatonina antes de tomar medidas específicas para aumentar os níveis de melatonina.

Como aumentar naturalmente os níveis de melatonina

É necessário modificar certos hábitos se quisermos reverter a deficiência. de melatonina

1. Evite assistir telas à noite

Limite o trabalho na frente do computador durante o dia. A melhor coisa durante as horas antes do intervalo, em vez de estar em frente ao monitor ou à luz do celular, é ler um livro. Por uma ou mais noites sem tela, seja televisão, computador, tablet ou smartphone, seu nível de melatonina pode voltar ao normal.

Que tal um audiolivro que você pode entreter mesmo com luz de velas? Caso contrário, as telas brilhantes impedem que a melatonina se forme o suficiente

. Evite cafeína

limitar o consumo de café pela manhã, se você quiser aumentar seus níveis de melatonina. Há muito se sabe que a cafeína tem um efeito extremamente negativo na quantidade de sono e na qualidade do sono.

Por exemplo, em um estudo de 2015, cientistas descobriram que uma dose de cafeína equivalente a café expresso duplo reduz o nível de melatonina a um atraso de 40 minutos no ciclo vigília-sono e até bebe o expresso três horas antes de dormir.

3. Sem álcool e sem cigarros

Você deve parar de beber álcool se quiser evitar a deficiência de melatonina. Além disso, não fume ou tome qualquer outro medicamento estimulante. Se você não puder parar de fumar, você deve parar de fumar pelo menos 4 horas antes de ir para a cama, e tentar deixar este mau hábito permanentemente.

Reduz o estresse

Quem sofre de estresse crônico, tem maior dificuldade em descansar. Quase ninguém que se importe pode facilmente parar de pensar na noite. Pelo contrário, quando você está reclinado na sala pequena e silenciosa, seus pensamentos literalmente pulam em você e não se soltam tão rapidamente.

Se seus problemas frequentes de ansiedade nunca foram resolvidos, você precisa começar hoje, não apenas para melhorar a qualidade da melatonina em seu corpo, mas para garantir que sua saúde seja preservada por mais tempo, já que os efeitos do estresse crônico são muito perigosos para a saúde em geral.

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