A depressão é um transtorno de saúde mental grave e muito comum hoje . Freqüentemente, tendemos a equivocadamente equiparar isso a um sentimento de tristeza temporária, que pode afetar a todos nós em alguns contextos. Por exemplo, à medida que as celebrações do Natal e do Ano Novo se aproximam, começamos a ouvir sobre a chamada " Depressão do Natal ". Embora muitas pessoas experimentem seus sintomas presumidos, que envolvem um impacto negativo no humor, devemos ter cuidado para não confundir isso com uma condição mental. Aqui falaremos um pouco mais sobre o assunto e ensinaremos como combater a clássica “retração” do fim de ano.

O que é a depressão do Natal?

Para muitas pessoas, o fim do ano traz consigo a necessidade de fazer um equilíbrio. Inevitavelmente, tendemos a ser mais reflexivos neste momento porque pensamos que o final de um ano representa também a conclusão de uma jornada, de um ciclo de oportunidades e dificuldades que tivemos de enfrentar ao longo de doze meses .

Alguns focam nas conquistas, desafios, fracassos e erros cometidos durante o ano que está terminando. Mas outras pessoas levam esse movimento mais longe e vão para considerar um equilíbrio geral de suas vidas até aquele momento que pode levar a um dilema existencial.

Os últimos são geralmente os maiores candidatos para sofrem os sintomas de "tristeza de Natal" . E o que é isso? É precisamente uma expressão usada para designar este estado de saudade que nos invade no final dos anos, e que se relaciona com os processos de fecho dos ciclos, em que tendemos a recordar e avaliar os nossos ganhos e perdas.

Disto. No entanto, embora não devamos minimizar esses efeitos, não podemos associá-los imediatamente à depressão. A depressão não é um estado de espírito, nem é causada por falta de esforço ou esforço . É uma doença mental séria e complexa, que pode se tornar crônica ou recorrente, exigindo atenção médica adequada.

Como os sintomas da depressão do Natal nos afetam?

A depressão do Natal é caracterizada por tristeza que aparece e persiste sem razão aparente e diminui nossa motivação para realizar tarefas de trabalho, sociais, familiares ou pessoais. Em geral, ficaremos mais calados, internalizados em nossas reflexões e podemos não ter tanto interesse em comemorar ou em passar tempo com a família e amigos.

Para a maioria das pessoas, essas emoções negativas serão transitórias a pois as esperanças se renovam com o início de um novo ciclo de oportunidades (Bem-vindo ao novo ano!). De fato, podemos perceber que nosso estado de espírito costuma ser muito mais otimista quando chegamos em 31 de dezembro, para dar as boas-vindas ao ano novo, do que nos dias anteriores ao Natal.  Depressão no Natal

No entanto, algumas pessoas sentirão um impacto negativo mais intenso e duradouro. Em alguns casos, eles podem se sentir incapazes de realizar suas tarefas diárias, recorrer ao isolamento e até desenvolver sintomas mais complexos, como:

  • Fraqueza ou cansaço generalizado
  • Ansiedade
  • Taquicardia
  • Irritabilidade
  • sono
  • Dor de estômago
  • Falta de apetite
  • Mudanças repentinas de peso
  • Dor física

Sempre que identificamos esses sintomas e percebemos que esta situação está modificando nosso estilo de vida e afetando nossos desempenho é recomendável procurar ajuda profissional. Porque é possível que um estado de desânimo aparentemente inofensivo e temporário possa levar à depressão.

Portanto, o melhor conselho é deixar de lado a vergonha e o medo dos estereótipos sociais e fornecer-nos merecidos cuidados de nossa saúde mental.

Dicas extras para evitar ou minimizar a depressão do Natal

A primeira coisa é evitar o estresse dos preparativos para não nos ver sobrecarregados. A ideia é planejar os principais detalhes com antecedência e organizar nossa agenda para dar conta de nossas tarefas antes da chegada das datas-chave.

Por outro lado, é importante tentar mudar nossa mentalidade em relação a essas datas. Dificilmente poderemos evitar cair na "tentação" de fazer um balanço no final do ano. Mas o que podemos fazer é mudar nossa perspectiva nestes dias focando nos objetivos que alcançamos e nas muitas oportunidades que estão por vir.

A vida não se limita a um ano, nem a cinco ou pelo menos dez é uma construção constante e cada um levará seu tempo para completar cada etapa. E, assim como nós, nossos planos e objetivos podem mudar, sem implicar em fracasso . Não fixar nossas mentes em parâmetros de sucesso pré-fabricados é a chave para saber como reconhecer e aproveitar as conquistas do dia a dia.

Logicamente, isso não é algo que faremos poucos dias antes do Natal. É um processo de autoconhecimento, aceitação e transformação que não tem prazo definido para conclusão, nem data específica para início. Mas, como dizem, por que não começar a se amar um pouco mais hoje?

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