O calor pode causar apatia e irritabilidade na maioria das pessoas. No entanto, quando a presença dessas doenças é prolongada, podemos enfrentar um caso de depressão de verão.

Última atualização: 28 de junho de 2021 [19659005] Talvez, a maioria de nós associe tristeza, relutância ou o desejo de ficar trancado em uma estação como o inverno. Embora a depressão sazonal tenda a ser mais comum nesta época, também há depressão de verão.

Para quase todos, o verão representa sair e passar dias inteiros ao ar livre, em convívios sociais, na piscina, na praia e muito mais. No entanto, para outros, esse reflexo do que está acontecendo "lá fora" causa desconforto ou o que é conhecido como "transtorno afetivo sazonal". Quer saber mais sobre isso?

Sintomas de depressão de verão

De acordo com uma publicação na revista Psychiatry entre 10 e 20% dos casos de depressão recorrente seguem um padrão sazonal. E embora no verão não seja tão recorrente como no outono ou no inverno, há muitos casos. Os principais sintomas são os seguintes:

  • Esgotamento ou fadiga. Uma das causas é a quantidade e a qualidade do sono. Tem a ver com o fato de os dias serem mais longos e muitas pessoas atrasarem suas atividades, por isso dormem menos. Além disso, descansam mal porque as noites costumam ser pesadas e quentes. O ritmo circadiano com ciclos de sono-vigília é afetado pelas horas do dia.
  • Retardando. O calor excessivo faz com que tudo se desenvolva mais devagar, pois a verdade é que o cérebro, a partir dos 36 graus, começa a cobrar seu preço. O desempenho e a produtividade são menores, juntamente com o fator ligado ao repouso, já mencionado.
  • Ansiedade. Em muitas pessoas, aquela sensação de "não fazer nada" no verão causa um grande desconforto, aquela sensação de perda de tempo. Da mesma forma, aumenta porque, em geral, muitas instituições públicas fecham suas portas, o que deixa diversos procedimentos e procedimentos em espera.
  • Nervosismo ou irritabilidade.
  • Perda de apetite. Pode haver uma diminuição do desejo na ingestão de alimentos.
  • Em alguns casos mais graves, podem ocorrer sentimentos de morte, com ideação suicida .
A depressão no verão tende a se manifestar com tristeza excessiva, irritabilidade, exaustão e ansiedade.

Por que a depressão ocorre no verão?

Não há uma causa específica que indique o motivo da depressão no verão. Em vez disso, devemos analisar um conjunto de fatores que intervêm tanto o biológico como o individual-pessoal e o social. Em relação ao biológico, já mencionamos o impacto que o calor tem no corpo.

Por outro lado, um sintoma como o estresse – mencionado acima – também aumenta no verão. Em particular, está associado ao encerramento dos ciclos e à saída das férias. Sair de casa em ordem, preparar malas, comprar passagens e outras tarefas tendem a se concentrar nesses dias quentes, o que acaba sendo opressor.

A verdade é que a rotina estabelece uma ordem e um direcionamento no dia a dia. No verão, obrigações e cronogramas são diluídos; consequentemente, algumas pessoas experimentam aquela sensação de perda de controle que as impede de se conectar com a diversão.

Por sua vez, o fato de ver nas redes sociais fotos de pessoas se divertindo, de grupos de amigos e reunidos as famílias podem ser prejudiciais para muitos. Isso pode ser interpretado como um sinal de solidão, algo que durante o resto do ano pode ser disfarçado pelo peso das obrigações diárias.

Da mesma forma, a pressão social de ter que ser um "amante de verão" leva muita gente não entenda o desconforto que os outros podem estar sentindo. Finalmente, o fator econômico também desempenha um papel. O verão é uma época em que normalmente se gasta mais dinheiro, já que as férias são planejadas.

Perante esta situação, nem todas as pessoas dispõem dos mesmos recursos, havendo mesmo quem se endivide. Desse modo, a pressão e o estresse acabam afetando.



Grupos e fatores de risco

A depressão de verão, ou transtorno afetivo sazonal, é um dos tipos de depressão e não afeta todas as pessoas ao mesmo tempo. Embora haja uma prevalência maior em mulheres, outros grupos também são afetados. Entre eles, encontramos os seguintes:

  • Pessoas mais velhas e que requerem cuidados mais frequentes. São os principais atingidos, pois em geral a sua rede de apoio social começa a ser intermitente no início das férias. Assim, o sentimento de solidão e isolamento aumenta, mesmo por algumas semanas.
  • Adolescentes. Em uma época em que o grupo de pares é tudo, a separação física é um fator na depressão. Passar semanas longe dos amigos pode levar à sensação de que o verão não é aproveitado da mesma maneira.
  • Pessoas que tendem a ser multitarefas e que têm um ritmo febril de trabalho durante o resto do ano, no verão, muitas vezes têm dificuldade em "se encontrar" e em descobrir o que fazer. Além disso, como não estão acostumados a se desconectar, eles não acham muito sentido "começar a não fazer nada". Isso costuma ser uma fonte de conflito em famílias ou casais para aqueles que podem e querem compartilhar o tempo.
  • O verão também é uma época que coloca em xeque as pessoas que têm problemas de saúde. não satisfeito com isso . O clima opressor é um convite a andar mais leve com roupas, além da pressão de um corpo perfeito e belo meio socialmente. Assim, há pessoas – a maioria mulheres – que gostariam de se divertir na piscina ou na praia, mas não se sentem à vontade em ficarem expostas ao olhar. O mesmo ocorre com aquelas pessoas que têm problemas de suor, cujo desconforto aumenta com altas temperaturas.
Jovens e adultos mais velhos são as populações com maior risco de ter depressão no verão.


Tratamentos e conselhos



19659008] Alguns das recomendações e hábitos saudáveis ​​que podem ser levados em consideração para que o verão seja mais suportável são as seguintes:

  • O sol é necessário, pois fornece vitamina D ao corpo; portanto, também não é ideal para Evite isso. Em vez disso, o que você pode fazer é tomar sol logo de manhã. Dessa forma, evita-se a exposição a raios agressivos.
  • Manter-se hidratado. Sempre carregue água ou uma bebida com você para evitar a desidratação.
  • Evite suspender as atividades diárias, mas remarque-as. Por causa do calor, muitas pessoas param de se exercitar, causando grande desconforto. É melhor não interromper, mas tentar encontrar um horário em que o calor não seja intenso, por exemplo ao final do dia. Da mesma forma, aqueles que sofrem de calor, mas gostam de se encontrar com os amigos, podem escolher mudar os horários ou escolher lugares legais para se reunir.
  • Também é conveniente tentar manter uma rotina durante o dia. [19659037Adepressãoémaisdoqueuma"desaceleração"

. Não devemos subestimar a importância de um desconforto como a depressão, pois às vezes não é simplesmente uma questão de "estar para baixo". Às vezes, as consultas ou pedidos de ajuda surgem após vários meses de desconforto, de modo que a dificuldade de abordagem é ainda maior. É melhor não confiar em "vai passar" e dar à saúde mental o lugar que ela merece.

O calor excessivo é algo que afeta a todos nós emocionalmente, especialmente se muitos se divertem enquanto outros estão trabalhando. Irritabilidade e apatia estão presentes, mas são intermitentes, não permanentes.

Portanto, é importante atentar para a duração dos sintomas, pois nem sempre é algo temporário, mas algo que está sempre presente. e aumenta em determinados momentos. Em qualquer caso, consultar um profissional é melhor para esclarecer dúvidas e obter tratamento.

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