A serotonina é comumente conhecida como "o hormônio da felicidade" porque influencia diretamente nosso humor. Quanto maior o nível de serotonina em nosso corpo, melhor nos sentimos. Em contraste, se nossos níveis de serotonina estiverem baixos, nos sentiremos deprimidos, tristes e poderemos até desenvolver problemas como ansiedade, depressão ou outros transtornos.

Se você quiser saber quais são os sintomas dos baixos níveis de serotonina e o que fazer para aumentá-los Não se esqueça de ler este artigo

O que é serotonina?

A serotonina é um hormônio que atua como um dos mais importantes neurotransmissores do nosso corpo. Os neurotransmissores são substâncias químicas que as células do cérebro usam para se comunicar umas com as outras.

A serotonina colabora em diversas funções muito importantes do organismo ajudando a regular processos como:

] Sintomas Causados ​​por Falta de Serotonina

Não há como quantificar os níveis de serotonina no nosso cérebro, uma vez que muita serotonina atua no trato gastrointestinal. É por isso que os resultados de um exame de sangue não podem determinar quanto dessa serotonina está atuando em seu cérebro.

Portanto, a melhor maneira de descobrir é analisar quais são os sintomas mais comuns de deficiência de serotonina . Às vezes, esses problemas podem já existir, mas ser agravados pela falta de serotonina.

  • Irritabilidade
  • Sensibilidade extrema à dor
  • Desejo por carboidratos, pique entre as refeições ou compulsão alimentar (geralmente não saudável)
  • Problemas digestivos: constipação, dor abdominal ou digestão pesada
  • Síndrome do intestino irritável
  • Sentir-se deprimido pela falta de luz solar
  • Sentir-se muito dependente dos outros
  • Sentir-se oprimido
  • Hipervigilância [19659011] Tristeza
  • Baixa auto-estima
  • Transtornos do comportamento: depressão, ansiedade e transtornos de pânico, transtornos de atenção, transtornos alimentares, esclerose múltipla, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno afetivo sazonal ou fobias sociais
  • Problemas mentais: demência ou Alzheimer
  • Função cognitiva alterada ou deficiente
  • Carta de problemas acos
  • Alteração dos padrões de sono, dificuldades em adormecer, insônia, sono profundo ou adormecer
  • Enxaquecas
  • Asma
  • Zumbido

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Se você sofre várias delas, seu problema pode ser que os níveis de serotonina sejam muito baixos.

10 maneiras Natural para elevar os níveis de serotonina

Se, depois de analisar a lista de sintomas, você achar que os níveis de serotonina estão muito baixos, é possível seguir algumas dicas para aumentá-los. Eles são métodos totalmente naturais, que são baseados em uma mudança de dieta e estilo de vida .

Se após essas mudanças você ainda sofre com esses sintomas, não hesite em ir ao médico para determinar a causa e ser capaz de agir em conformidade

  1. Alimentos ricos em serotonina: Existem alguns alimentos que contêm serotonina naturalmente. Comê-los nos ajudará a aumentar os níveis de serotonina no nosso corpo. Alimentos ricos em serotonina são, por exemplo, nozes, bananas, abacaxi, kiwi, ameixa e tomate.

  2. Alimentos ricos em triptofano: O triptofano é um aminoácido precursor da seroronina, portanto, a ingestão de alimentos que o contenham ajudará a elevar seus níveis. Alimentos ricos em triptofano aves, peixe azul, gemas de ovos, produtos lácteos, nozes, cereais (especialmente grãos integrais), sementes, legumes, algas, legumes, como agrião, espinafre, beterraba , cenouras, aipo, alfafa, brócolis e frutas, como banana, abacaxi, abacate e ameixas.

  3. Alimentos que estimulam a produção de serotonina: Alguns alimentos são capazes de estimular naturalmente A produção de serotonina, como chocolate amargo, peixe azul, chá verde, alimentos fermentados e cúrcuma.

  4. Exercício: O exercício físico é capaz de melhorar nosso humor porque causa a elevação de todas as substâncias químicas do cérebro que influenciam a sensação de bem-estar, incluindo a serotonina. Especialmente o exercício ao ar livre fará com que você se sinta revitalizado e desestressado. Lembre-se de que andar também é um bom exercício físico, você não precisa realizar exercícios muito pesados.

  5. Encontre as melhores músicas para seus amigos: família irá ajudá-lo a aumentar seus níveis de serotonina e se sentir bem. Se você não pode gastar todo o tempo que você gostaria com eles, algo que também pode ajudá-lo é praticar algum hobby ou hobby. Afinal, o que se busca com essas ações é esquecer o estresse diário e focar em uma atividade que nos satisfaça.

  6. Sunlight: produção de serotonina, além do benefício adicional de criar vitamina D, um ótimo estimulante do humor. Então, simplesmente sair para uma caminhada irá ajudá-lo a melhorar seus níveis de serotonina.

  7. The earth: Os micróbios que estão no solo podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina. Além disso, brincar com a terra pode ajudar nosso cérebro a lembrar-se de nossa infância, e essas boas lembranças também podem estimular a produção de serotonina. Esta pode ser uma das razões pelas quais muitas pessoas adoram jardinagem.

  8. Massagens relaxantes: Uma massagem relaxante não só ajuda a aliviar a tensão, mas também o que pode aumentar seus níveis de serotonina e dopamina, enquanto reduz o cortisol, o hormônio do estresse. Se você também combiná-lo com aromaterapia, você vai melhorar muito seu humor.

  9. Pense positivo: Assim como a falta de serotonina afeta negativamente o nosso humor, um estado baixo de humor também afeta negativamente a produção de serotonina. É um círculo vicioso que deve ser cortado pela raiz. Para fazer isso, concentre-se em pensamentos positivos, sorria, ria e esqueça as preocupações diárias e o estresse. Isso ajudará a aumentar os níveis de serotonina.

  10. Meditação: Se você não consegue pensar positivo e esquecer preocupações, há muitas atividades que podem ajudá-lo a alcançá-lo como meditação, yoga, taichi ou mindfulness. Essas técnicas ajudarão você a esvaziar o cérebro de pensamentos e preocupações negativos, aumentando assim os níveis de serotonina.

Aprenda a ser feliz!

Você já viu a quantidade de coisas que pode fazer para aumentar os níveis de serotonina e ajudá-lo a melhorar seu humor e sua saúde em geral. Como você pode ver, eles são pequenos mudanças na dieta, estilo de vida e estilo de vida .

Lembre-se que também será muito importante consultar um médico se você não notar qualquer melhora. Ele saberá como ajudá-lo realizando os testes relevantes para avaliar seu caso. Com bem-estar mental você não tem que jogar, você tem que levar isso muito a sério.

Você conhece algum outro conselho para elevar os níveis de serotonina? Conte-nos seu segredo para ser feliz

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