Todos sonhamos em ter uma vida longa, cheia de saúde e juventude. Agora, contraditoriamente, muitas são as pessoas que, na hora das refeições, escolhem a primeira coisa que vêem na geladeira ou optam por comprar fast food. Infelizmente, eles não sabem que a verdadeira chave para a longevidade é comer uma dieta saudável.

Nossa dieta afeta os níveis de neurotransmissores como a serotonina (hormônio do bem-estar), a dopamina (prazer e as emoções) e a noradrenalina (associada à aprendizagem e à sociabilidade). Portanto, manter uma dieta balanceada é essencial para uma vida melhor.

Isso não apenas nos ajudará a cuidar de nossa situação, mas reduzirá o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade ou outras complicações de saúde. Todos acabam deteriorando a qualidade de vida do indivíduo

Benefícios da manutenção de uma dieta saudável

Uma dieta saudável e balanceada é aquela que contém os nutrientes necessários para lidar com o seu dia a dia. É composto de vegetais, frutas, cereais, peixes, carnes magras, laticínios, gorduras insaturadas e fibras que garantem o bem-estar físico e mental do indivíduo. Tudo isso devido ao seguinte:

1. Fortalecer o sistema imunológico

O sistema imunológico consiste de um conjunto de estruturas biológicas responsáveis ​​pela proteção do corpo contra bactérias, vírus e fungos. Portanto, é importante mantê-lo 100% ativo por meio de uma dieta rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Uma vez fortalecido este sistema, ele pode reparar danos ou ferimentos leves no corpo.

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2. Melhora as funções do cérebro

Comer uma dieta rica em nutrientes ajuda a melhorar as funções do cérebro e melhora o desempenho intelectual das pessoas.

Entre os alimentos que os especialistas recomendam consumir para memória são as nozes, frutas, legumes e peixe.

O nutricionista Alma Palau presidente do Conselho Geral de Dieticianos-Nutricionistas da Espanha, explica em um artigo publicado no jornal El País que "Os ácidos graxos ômega-3 são muito importantes para a memória" .

Da mesma forma, outros nutrientes essenciais interagem no desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Entre eles estão ferro, iodo e vitamina B12 .

Ele comenta que quando as pessoas sofrem de anemia, ou níveis muito baixos de iodo ou vitamina B12, suas funções neuronais são afetadas, bem seja concentração ou assimilação

3. Traga energia para o corpo

Atualmente, as pessoas tendem a levar um estilo de vida acelerado que as exaure e as enfatiza demais. No meio dela, a alimentação é a melhor opção para recarregar nossa energia . Uma dieta rica em proteínas e carboidratos saudáveis ​​permitirá ao organismo recuperar rapidamente sua força

 Proteínas na dieta.

Pelo contrário, é necessário esclarecer que os açúcares refinados geralmente geram picos de energia no indivíduo, mas curta duração No final, eles acabam causando mais fadiga, fadiga e até mesmo complicações de saúde

. Mantém você em forma

Uma dieta balanceada é o elemento fundamental para perder peso ou manter um peso ideal . Claro, acompanhado por uma boa rotina de exercícios. Um índice de massa corporal adequado é sinônimo de boa nutrição.

Valter Longo's Keys to Longevity with a Healthy Diet

Valter Longo, ou mais conhecido como "o guru da longevidade", é um diretor de biólogo celular do Instituto de Longevidade da Faculdade de Gerontologia da Universidade do Sul da Califórnia, Estados Unidos

Por 25 anos, ele realizou um estudo em todo o mundo para descobrir os hábitos alimentares das pessoas mais longevas do século XXI. ] Com base em sua experiência de campo, publicou em 2017 seu livro A dieta da longevidade onde se refere ao envelhecimento com nutrição. Lá expôs a rotina alimentar que uma pessoa deve seguir para atingir 100 anos ou mais em boa saúde.

 Dieta saudável que prolonga sua vida.

Explica que a dieta ideal de A longevidade consiste no seguinte:

  • Elimine a carne vermelha, limite a carne branca e tome 0,8 gramas de proteína por quilo de corpo até os 65 anos.
  • A partir daí, esse valor aumentará gradualmente.
  • ] Açúcares também serão reduzidos ao mínimo
  • Altas quantidades de amido não serão consumidas, como pão, macarrão e arroz
  • Peixe apenas algumas vezes por semana.
  • Por outro lado, legumes e verduras os vegetais são abundantes

Mantenha seu corpo jovem

Similarmente, recomenda o jejum pelo menos duas vezes ao ano . Isso favoreceria a regeneração das células-tronco, o que contribui para manter uma aparência jovem e saudável.

Quanto às pessoas que engordam com facilidade, aconselha a comer apenas duas vezes ao dia, juntamente com dois lanches que contêm apenas 100 calorias

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Por fim, recomenda a ingestão de toda a comida do dia em 12 horas, distribuída entre as 8:00 e as 18:00 . Esta dieta deve ser acompanhada por uma boa rotina de exercícios que dura entre 20 e 25 minutos por dia.

Como você viu, uma dieta saudável contribui para a saúde e o bem-estar do seu corpo. No entanto, este não é um processo que deve ser tomado de ânimo leve. Se você tiver alguma dúvida, lembre-se de pedir a um nutricionista que prepare um plano especialmente para você.

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