Por vezes, não é necessário procurar métodos complicados de relaxamento. Tampouco temos que ir a centros específicos ou realizar cursos caros. Na realidade, é difícil descobrir a panacéia que resolve um estado de estresse. No entanto, podemos recorrer ao mais básico: realizar exercícios de respiração simples para relaxar

É aconselhável dedicar um tempo para o dia para nós e, em lembrança, tentar parar os níveis de estresse e ansiedade. Neste artigo propomos alguns exercícios de respiração que trarão calma ao corpo e à mente.

A importância da respiração

Quando respiramos, as células do corpo, através da inalação, recebem oxigênio. Ao mesmo tempo, por meio da exalação, o dióxido de carbono é expelido. Desta forma, cada órgão e tecido recebe o oxigênio de que necessita para desempenhar suas funções .

É essencial para a nossa vida que haja um suprimento constante de oxigênio no corpo. Em particular, uma falta completa de oxigênio em alguns órgãos causa necrose e infarto imediato . Por essa razão, também, a gordura do colesterol e os coágulos sanguíneos são tão perigosos. Quando sedimentar nas artérias, impede a circulação do sangue e do oxigênio que há nela.

3 exercícios respiratórios

1. O movimento da respiração

Para começar, propomos um exercício simples que nos ajudará a conhecer o movimento correto que devemos fazer ao respirar. Desta forma, podemos combater os bloqueios mais frequentes e promover uma respiração profunda e natural

.

Como fazemos isso?

  • Vamos deitar no chão, com a face para cima, pernas esticadas ou dobradas . Devemos estar em uma posição confortável
  • Vamos colocar a mão direita na barriga e, a esquerda, no peito
  • Vamos começar a inspirar e encher a barriga
  • Então vamos continuar a respiração inflando o peito
  • Para tirar o ar, vamos fazer o contrário. Primeiro, vamos notar como o peito desce. Depois, o abdômen
  • Repita com o objetivo de alcançar um movimento suave do tronco. Devemos preencher a capacidade máxima, mas sem forçar .

Se durante a respiração notamos algum ponto de dor, recomendamos concentrar-se em fazer o ar chegar também àquele local. Assim, este é um dos exercícios de respiração mais úteis para contraturas nas costas .

2. Respiração anti-stress circular

Para realizar este exercício, devemos também deitar-se de costas. Além disso, é essencial encontrar o momento e o local ideais. Isto é, no escuro ou sob pouca luz, em silêncio e tão isolado quanto possível de qualquer fator externo .

Seu efeito é muito relaxante e pode nos ajudar a tratar casos de ansiedade e insônia. Também é muito útil para quem percebe os nervos na região do peito

Como podemos realizá-lo?

  • Deitados, colocamos as duas mãos no peito, uma sobre a outra, sobre a pele nua.
  • Começamos a respirar profunda e suavemente, enquanto imaginamos um círculo em nosso peito
  • Tentamos ajustar nossa respiração com as mãos que giraremos de maneira circular.
  • O movimento começa no lado esquerdo do peito e vai até a clavícula enquanto respiramos. Então, desça para o lado direito e feche o círculo, enquanto obtemos todo o ar.
  • Ao fazer o círculo, devemos mover ambas as mãos com alguma pressão, para mover suavemente, mas com firmeza, a pele do tórax.
  • pelo menos 15 vezes o círculo, ou quantas vezes precisarmos

3. Respirando em movimento

Este terceiro exercício é aplicar a respiração profunda que aprendemos a fazer, mas no dia-a-dia, enquanto fazemos nossa rotina. Podemos observar que, em momentos de tensão, estresse ou ansiedade, respiramos muito pouco, apenas o suficiente para sobreviver.

Nesse sentido, se quisermos aprender a viver de maneira mais relaxada, lutaremos para respirar corretamente também nesses momentos. Devemos nos educar para reaprender a respirar:

  • Quando nos levantamos, respiramos fundo várias vezes
  • . Aprendemos a respirar enquanto comemos e, sempre que possível, evitamos falar.
  • Inspiraremos nosso ritmo de caminhada. 19659012] Aproveitaremos os momentos de tempo livre para nos concentrarmos na respiração e seu movimento
  • Se fizermos esforços, inspiraremos antes e faremos a força no momento da expiração .
  • Antes de dormir , vamos realizar um dos dois primeiros exercícios de respiração.

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