O número de pessoas com problemas gastrointestinais não para de crescer em todo o mundo e seu tratamento representa um desafio para os profissionais de saúde, porque apresentam sintomas que afetam significativamente a qualidade de vida. De fato, elas são uma das principais causas de ausência no trabalho e na escola.

Essas alterações requerem tratamento abrangente além da mera medicação. Nesse sentido, a dieta conhecida como FODMAP (acrônimo de oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis ) tornou-se uma estratégia fundamental.

A dieta pobre em FODMAPS pode ajudar você com má digestão [19659004] O FODMAP é uma fermentável da dieta com baixo teor de carboidratos e baixo carboidrato (HCCC), criada há mais de dez anos na Austrália. O acrônimo responde em inglês a cada um desses carboidratos: oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis.

Esse tipo de carboidrato é encontrado em menor ou maior quantidade nos laticínios (a lactose é um deles) e em Alimentos vegetais tão comuns quanto trigo e outros cereais, legumes e alguns vegetais e frutas .

A dieta baixa em FODMAP provou ser eficaz e foi aceita internacionalmente como estratégia dietética para adultos com síndrome do intestino irritável.

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Por que os HCCCs afetam você

Os HCCCs têm três propriedades funcionais que podem agravar o desconforto gastrointestinal:

  • Absorvem fluido.
  • Aumente a motilidade intestinal.
  • Eles são fermentados rapidamente por bactérias digestivas com a conseqüente produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) e gases como dióxido de carbono, metano e hidrogênio.

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Essas características não impedem que os efeitos do HCCC sejam benéficos para a maioria das pessoas:

  • Module o sistema imunológico
  • Reduza os níveis de colesterol e de triglicerídeos
  • Facilitar a absorção de cálcio
  • Estimular o crescimento de bactérias digestivas benéficas.

No entanto, quando a resposta ao HCCC é exagerada, como acontece com pessoas com certas doenças e sensibilidades, elas se tornam mais agudas. desconforto como inchaço, gases dor, náusea, constipação ou diarréia etc.

Portanto, uma dieta pobre em FODMAPS pode indicar que Isso deve ser feito por um tempo limitado. Para fazê-lo bem e garantir que nenhum nutriente não seja obtido, o conselho de um profissional em nutrição pode ser muito útil.

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Quem ajuda a dieta baixa em FODMAPS

A dieta FODMAP é recomendada para pessoas com síndrome do intestino irritável (IBS) ou com sensibilidade ao glúten não celíaco . E também pode ser útil em doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerosa e doença de Crohn) e outras com sintomas gastrointestinais semelhantes.

O problema básico de todas essas alterações geralmente é a má absorção de nutrientes que podem ser gerados:

  • Déficit de vitaminas.
  • Condições como hipersensibilidade intestinal devido ao aumento da produção de gases.
  • Supercrescimento bacteriano ] no intestino delgado.
  • Maior produção de gás no intestino grosso.

Por todos esses motivos, os alimentos que dão uma grande contribuição ao FODMAP são prejudiciais nesses casos.

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Uma dieta terapêutica adequada para pessoas com doença celíaca

Um caso especial é doença celíaca um distúrbio multissistêmico auto-imune de origem genética, desencadeado pela ingestão de glúten.

Possui manifestações gastrointestinais semelhantes a IBS e o tratamento usual é uma dieta sem glúten uma proteína presente em alguns cereais, como trigo, centeio e cevada. O glúten produz inflamações intestinais pequenas e sua exclusão melhora os sintomas e os sintomas clínicos.

No entanto, existem pessoas que, mesmo com uma dieta sem glúten, ainda apresentam sintomas gastrointestinais. Nesses casos, ficou provado que os sintomas recorrentes são devidos à presença de outras fontes de FODMAP, como algumas frutas e legumes, de modo que uma dieta sem FODMAP pode ser útil.

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Não é uma dieta vitalícia

Como vimos, uma dieta pobre em FODMAP pode ajudar a melhorar os sintomas intestinais da SII e outras doenças. Mas não é, de qualquer forma, uma dieta para seguir a vida inteira. O nutricionista é quem deve avaliar sua necessidade.

As fases da dieta são baixas no FODMAP:

  • Primeira fase . Inicialmente, uma dieta baixa no FODMAP é proposta por duas a seis semanas, oferecendo ao paciente alternativas para alimentos baixos no FODMAP .
  • Segunda fase. Após esse período, recomenda-se a introdução de alimentos de um grupo de carboidratos (por exemplo, frutanos), um de cada vez e por um período de três dias seguidos. Após três dias, outro alimento do mesmo grupo é introduzido, e assim por diante, observando a tolerância e os sintomas associados que a pessoa possui.
  • Terceira e última fase . A pessoa que segue a dieta do FODMAP aprendeu neste momento a a saber o que tolera melhor e o pior e, no final, é estabelecida uma dieta mais aberta do que a do início, levando em consideração os alimentos ricos em FODMAP que os pessoa tolera e aceita corretamente.

Assim, é uma dieta que varia de acordo com a tolerância individual de cada pessoa e, no final, muitos provam que não é necessário que sua dieta seja tão rigorosa quanto a proposta inicialmente. É mais aberto em relação à sua variedade, mais fácil de transportar e mais prático para gerenciar os sintomas associados a problemas intestinais.

No caso de uma dieta pobre em FODMAP estrito, não deve ser superada as seis semanas . Se for mantida a longo prazo, pode ter um impacto negativo na microbiota intestinal e conseqüências prejudiciais à saúde, porque o FODMAP, como dissemos anteriormente, também desempenha um papel benéfico.

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Onde você pode descobrir

Hoje, as pessoas interessadas têm uma grande quantidade de recursos digitais à disposição que podem ajudá-los a comer uma dieta baixa em FODMAP com mais facilidade e, acima de tudo

Um dos aplicativos mais recomendados para encontrar informações adicionais sobre esses alimentos e sobre o início e o acompanhamento de uma dieta pobre em FODMAP, é o APP FODMAP. É uma proposta da Universidade de Monash, na Austrália, que divulgou essa dieta e realizou as primeiras investigações sobre seus efeitos.

    
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