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O açúcar branco ou refinado é um produto que muitas pessoas usam diariamente. No entanto, seu consumo regular pode causar muitos problemas de saúde, por isso recomendamos eliminá-lo completamente de sua dieta.

Felizmente, temos alternativas diferentes, muito mais saudáveis ​​e mais naturais. Você quer descobri-los? Não perca este artigo!

Os 10 perigos do açúcar branco

O açúcar branco ou refinado é um produto que muitas pessoas usam diariamente. Não apenas podemos encontrá-lo na forma de açúcar em si, mas muitos produtos o contêm e em grandes quantidades, como doces industriais, sucos concentrados, bebidas processadas, cereais, pão industrial ou caldo de legumes. [19659005] No entanto, seu consumo continuado é muito prejudicial à saúde . Abaixo, você encontrará uma lista dos principais perigos do consumo habitual de açúcar refinado ou branco:

  1. Pode causar obesidade: O açúcar branco ou refinado é um produto muito calórico. Além disso, as calorias que ele fornece são calorias vazias, ou seja, elas não fornecem nutrientes essenciais ao nosso corpo, como vitaminas ou minerais. Assim, seu consumo habitual pode produzir sobrepeso ou obesidade. Como você já deve saber, isso pode levar a problemas de saúde muito graves, como doenças cardiovasculares ou diabetes tipo 2.

  2. Produz deficiências nutricionais: O açúcar refinado não é apenas desprovido de nutrientes, mas também seu consumo. A continuação pode levar a deficiências, especialmente em duas delas:

    • Deficiência de cálcio: Sempre se disse que o açúcar é prejudicial à saúde dental, mas você sabe por quê? O consumo regular de açúcar pode causar deficiências de cálcio em nosso corpo. É por isso que nosso corpo extrai o cálcio que falta de nossos ossos e dentes. Isso pode levar a problemas dentários, como cárie ou perda dentária, e problemas ósseos, como osteoporose.

    • Deficiência de vitamina B1: O açúcar refinado continuado pode levar a deficiências de vitamina, especialmente vitamina. B1 Essa deficiência pode causar muitos problemas de saúde, como depressão, nervosismo, ansiedade, palpitações, formigamento ou picadas. Além disso, a falta dessa vitamina impede que os carboidratos sejam metabolizados adequadamente, o que pode favorecer o aparecimento de vermes e parasitas intestinais. seus efeitos. Isso pode envolver uma alteração nos hormônios que controlam a regulação de sódio, potássio, pressão arterial, glicose ou adrenalina.  refinado por açúcar "width =" 700 "height =" 525 "srcset =" https: //misremedios.com/wp-content/uploads/2016/01/azucar-refinado-700x525.jpg 700w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/01/azucar-refinado-300x225.jpg 300w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/01/azucar-refinado-768x576.jpg 768w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/01/azucar-refinado -1024x768.jpg 1024w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/01/azucar-refinado-200x150.jpg 200w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/01 /azucar-refinado.jpg 1280w "size =" (largura máxima: 700px) 100vw, 700px

    • Destrói a flora intestinal: O alto consumo de açúcar incentiva a reprodução de parasitas e fungos em nosso intestino . Isso leva à destruição da flora intestinal, que favorece a digestão e protege nosso sistema digestivo de bactérias nocivas.

    • Isso enfraquece o sistema imunológico: Um consumo abusivo de açúcar enfraquece o sistema imunológico, deixando nosso corpo exposto a ataques. de doenças infecciosas. Isso ocorre porque o açúcar priva os glóbulos brancos da vitamina C, que precisa dele para combater vírus e bactérias.

    • Altera nosso humor: O consumo excessivo de açúcar pode causar alterações repentinas de humor, irritabilidade , nervosismo ou ansiedade e até depressão. De fato, o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) em crianças está associado à alta ingestão de açúcar.

    • Acelera o envelhecimento: O excesso de açúcar no corpo pode acelerar o envelhecimento da pele. Como tanta glicose não pode ser transportada para as células, o excesso de glicose se liga a proteínas como o colágeno. Ao fazer isso, a pele perde a elasticidade, tornando-a flácida e mais sensível.

    • Pode danificar a memória: Um alto consumo de açúcar pode afetar nosso cérebro, reduzindo o tamanho do hipocampo, que é a parte isso cuida da memória. Isso pode não apenas causar problemas de memória, como também favorecer o aparecimento de doenças como a doença de Alzheimer.

    • Aumenta o risco de desenvolver câncer: O consumo abusivo de açúcar pode aumentar o risco de desenvolver câncer, pois que eles se alimentam disso. Assim, apesar de não ser 100% comprovado, acredita-se que também possa influenciar não apenas seu crescimento, mas também sua aparência.  cana-de-açúcar-marrom-branca-cana "width =" 700 "height =" 466 " srcset = "https://boaeboasaude.com.br/wp-content/uploads/2020/06/1592978008_160_preDescubra-os-10-perigos-do-açúcar-branco-e-seus-10-melhores-substitutos-naturais.jpg 700w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/ 07 / azucar-moreno-blanco-caña-300x200.jpg 300w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/azucar-moreno-blanco-caña-768x512.jpg 768w, https: // misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/azucar-moreno-blanco-caña-1024x682.jpg 1024w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/azucar-moreno-blanco -caña-550x367.jpg 550w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/azucar-moreno-blanco-caña-367x245.jpg 367w, https://misremedios.com/wp-content /uploads/2016/07/azucar-moreno-blanco-caña.jpg 1280w "size =" (largura máxima: 700px) 100vw, 700px

    • Pode ser viciante: Embora não tenha sido 100% verificaram que o açúcar Refinado é viciante, muitas pessoas dizem sentir a necessidade de consumir doces, uma ansiedade que só pode ser removida com o açúcar. Isso ocorre porque o cérebro libera serotonina e dopamina em grandes quantidades quando você toma açúcar. Esses neurotransmissores estão associados a sentimentos de bem-estar e prazer, razão pela qual muitas pessoas experimentam esse tipo de "dependência" delas e, consequentemente, do açúcar.

10 Substitutos naturais do açúcar branco

Agora que você conhece todos eles os perigos do açúcar refinado, certamente você está se perguntando como substituí-lo para adoçar sem correr riscos. Calma, porque temos muitas opções saudáveis ​​e naturais para eliminar completamente o açúcar branco de nossas vidas .

Lembre-se, no entanto, de que as versões baratas, especialmente as vendidas em grandes lojas, geralmente têm aditivos não naturais e podem até conter açúcar refinado. É por isso que sempre recomendamos que você compre esses produtos em fitoterápicos, lojas especializadas ou em lojas locais .

  1. Açúcar de cana: O açúcar de cana é muito mais natural que o açúcar branco, uma vez que não por um processo de refino, um processo no qual muitos dos nutrientes que ele contém são perdidos. Assim, ele ainda contém nutrientes como vitaminas e minerais, muito benéficos para o corpo.

    Graças ao seu baixo índice glicêmico, o açúcar de cana não aumenta a glicose no sangue tão abruptamente quanto o açúcar branco. Além disso, apesar de conter calorias, é menos calórico que o açúcar refinado.  açúcar de cana "width =" 700 "height =" 466 "srcset =" https://misremedios.com/wp-content/uploads /2016/07/azucar-de-caña-700x466.jpg 700w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/azucar-de-caña-300x200.jpg 300w, https: // misremedios .com / wp-content / uploads / 2016/07 / azucar-de-caña-768x512.jpg 768w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/azucar-de-caña-1024x682. jpg 1024w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/azucar-de-caña-550x367.jpg 550w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/ azucar-de-caña-367x245.jpg 367w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/azucar-de-caña.jpg 1280w "tamanhos =" (largura máxima: 700px) 100vw, 700px

  2. Stevia: Stevia é uma planta muito doce, ainda mais doce que o açúcar, tornando-a um adoçante muito eficaz. Além disso, se você estiver tentando perder peso, será a melhor opção, pois não contém calorias nem aumenta os níveis de glicose no sangue. Lembre-se de que adoçantes com baixas calorias, como sacarina ou aspartame, também podem ser prejudiciais a longo prazo para a saúde.

  3. Xarope de agave: O xarope de agave é muito popular na América Latina como uma alternativa ao açúcar. Além de ser uma boa alternativa natural, possui baixo índice glicêmico. Isso significa que ele é absorvido no corpo aos poucos, para não aumentar a glicose tão repentinamente quanto o açúcar branco.

  4. Xarope de raiz de Yacon: O xarope de raiz de Yacon é uma alternativa perfeito para o açúcar, pois possui baixo índice glicêmico e baixa caloria. Por outro lado, fornece ao corpo nutrientes essenciais, como minerais, vitaminas e antioxidantes.

  5. Xarope de bordo: O xarope de bordo vem das regiões mais frias da América do Norte. Este xarope com sabor de caramelo é amplamente utilizado como aditivo para tortilhas e sorvetes, embora também possa ser usado para adoçar qualquer prato. Além de sua capacidade de adoçar, também é muito rico em proteínas, minerais e antioxidantes.  xarope de bordo-açúcar "width =" 700 "height =" 464 "srcset =" https://misremedios.com/wp-content /uploads/2016/07/sirope-arce-azucar-700x464.jpg 700w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/sirope-arce-azucar-300x199.jpg 300w, https: / /misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/sirope-arce-azucar-768x509.jpg 768w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/sirope-arce-azucar- 1024x678.jpg 1024w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2016/07/sirope-arce-azucar.jpg 1280w "tamanhos =" (largura máxima: 700px) 100vw, 700px

  6. ] Açúcar de coco: O açúcar de coco é usado há séculos em muitos países asiáticos e está gradualmente ganhando popularidade no resto do mundo, graças ao seu baixo índice glicêmico. Além disso, é rico em minerais e vitamina C.

  7. Açúcar de bétula: O açúcar de bétula, também conhecido como xilitol, é usado há séculos na Finlândia como substituto do açúcar. Possui baixo índice glicêmico, além de ser menos calórico que o açúcar. Além disso, protege nossa saúde bucal, pois evita a proliferação de bactérias na boca.

  8. Melaço: O melaço é obtido de diferentes cereais ou do processo de fermentação de frutas, bagas ou vegetais, tornando-o um produto completamente natural. Além disso, fornece valor nutricional graças ao seu alto teor de carboidratos, vitamina B e minerais.

  9. Mel: O mel é o substituto mais popular do açúcar. Além de adoçar, também contém muitos benefícios nutricionais, como já discutimos neste artigo. Embora seja mais calórico que o açúcar, também é muito mais doce, portanto, você precisará de menos quantidade para adoçar o mesmo.  Mel "width =" 700 "height =" 464 "srcset =" https: // misremedios .com / wp-content / uploads / 2015/06 / Miel-700x464.jpg 700w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2015/06/Miel-300x199.jpg 300w, https: // misremedios .com / wp-content / uploads / 2015/06 / Miel-768x509.jpg 768w, https://misremedios.com/wp-content/uploads/2015/06/Miel-1024x678.jpg 1024w, https: // misremedios .com / wp-content / uploads / 2015/06 / Miel.jpg 1280w "size =" (largura máxima: 700px) 100vw, 700px

  10. Raiz de alcaçuz: A raiz de alcaçuz é uma erva medicinal muito famosa na tradição chinesa. Além disso, seu sabor doce o torna um adoçante natural que não afeta os níveis de glicose no sangue.

Adoce sua vida sem correr riscos!

Como você viu, existem muitas alternativas naturais e muito mais saudáveis que açúcar branco ou refinado. Graças a eles, você pode adoçar seus pratos e bebidas sem correr riscos.

Você conhece alguma outra alternativa natural para substituir o açúcar branco?

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