De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, andar todos os dias pode reduzir o risco de morte prematura em muitas pessoas. Além disso, traz outros benefícios para a saúde diária.

Aqui estão alguns dos benefícios que certamente o motivarão a dar um passeio ou uma caminhada diária.

1. Caminhar todos os dias previne a demência

Exercícios aeróbicos de baixo nível em pessoas que sofrem de distúrbios como a demência retardam os sintomas.

Portanto, caminhe todos os dias em conjunto com uma rotina de exercícios, pelo menos três vezes por semana, melhora os estados funcionais da mente

. Ajuda ambulante ao coração

O coração é mais beneficiado quando caminhar é um hábito diário.

A caminhada faz com que o bombeamento de sangue pelo coração seja realizado sem esforço adicional e, portanto, beneficia o sistema cardiovascular. Isto, por sua vez, reduz o risco de mortalidade devido a problemas cardíacos.

3. Reduz o risco de câncer

A caminhada pode ser uma ajuda importante na terapia contra o câncer já que ajudaria a reduzir a fadiga dos tratamentos, de acordo com um estudo apresentado em 2018 (1 ) . Neste estudo realizado, tanto em mulheres que sofrem de câncer de mama e em pessoas que tiveram câncer intestinal, determinou que andar 180 minutos por semana pode ajudar a prevenir e combater a doença.

Portanto, há motivos claros para andar todos os dias pelo menos 25 minutos por dia.

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4. Melhora o humor

Andar todos os dias pode melhorar o seu humor. Isto é sugerido por alguns experimentos realizados em pessoas que têm o hábito de andar e se exercitar diariamente.

Portanto, durante uma situação de estresse emocional, exaustão mental ou depressão, é aconselhável fazer uma caminhada até o parque ou a montanha, sozinho ou acompanhado.

5. Caminhar aumenta os níveis de vitamina D no organismo

A vitamina D permite a absorção de fósforo e cálcio nos ossos, fortalecendo assim o sistema ósseo. Tem sido demonstrado que fazer longas caminhadas promove o aumento da vitamina D em nosso corpo, se fizermos esses passeios tomando sol.

Quando a pele é exposta à luz solar, o corpo começa a produzir essa vitamina tão necessária para o funcionamento normal dos ossos. Especialmente porque muito poucos alimentos contêm vitamina D, dar um passeio e tomar banhos de sol sempre com proteção é uma boa maneira de nos manter em forma.

É por isso que geralmente é recomendado aos idosos dar um caminhada diária. Isso ajuda a fortalecer os ossos.

Diminui a impotência sexual  Homem pensativo sentado na cama enquanto sua esposa olha para ele preocupada

Homens que escolhem caminhar diariamente obtêm grandes benefícios em sua vida sexual. Algumas análises mostram que uma caminhada como rotina de atividade física diminui a impotência sexual no gênero masculino.

Isso também afeta muitas mulheres, permitindo que sua vida sexual seja totalmente ativa, e alcançar um maior nível de satisfação na intimidade.

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Aproveite os benefícios de andar todos os dias

Andar não apenas revigora as pernas, mas também Isso ajuda todo o corpo, incluindo a mente. Esta atividade tem a capacidade de relaxar, eliminar o estresse, combater a depressão e nos encher de energia .

Também previne a obesidade e permite manter o peso ideal, além de regularizar o metabolismo. Tudo isso se traduz em maior expectativa de vida.

De qualquer forma, tenha em mente que o ritmo da caminhada também é importante. Deve ser um bom ritmo, que exige um pouco, e não uma saída para ver lojas.

(1) VanderWalde, N. A. (2018). Estudo randomizado de fase 2 de uma intervenção de caminhada para fadiga relacionada à radiação entre pacientes com câncer de mama mais velho recebendo radiação.

https://meetinglibrary.asco.org/record/163417/abstract.
    

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