É abundantemente demonstrado que uma prática regular de esportes pode reduzir o risco de doenças como diabetes ou doenças cardiovasculares. Mas, além disso, o esporte tem enormes benefícios em nossos neurônios .

Toda vez que exercitamos nossos músculos, estamos enviando uma série de substâncias químicas ao cérebro . Entre eles, o IGF-1, que quando atinge o cérebro, assume, por assim dizer, o restante, e sua atividade impacta no chamado "fator neurotrófico derivado do cérebro" (BDNF).

proteína que, além de ser um fator de crescimento, atua como um neurotransmissor, isto é, ajuda as células a se comunicarem.

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O esporte como uma ação preventiva

O BDNF está implícito em quase todas as atividades que levam ao pensamento complexo . Se bloquearmos o BDNF, bloqueamos o processo de aprendizado e a memória. Assim, em doenças como a doença de Alzheimer, a não prática do exercício é considerada um fator de risco.

A deficiência de atividade física está relacionada não apenas a doenças neurodegenerativas, mas também a transtornos de humor. tais como depressão.

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Exercícios que funcionam

Não estamos falando em aumentar o tamanho de nossos músculos fazendo pesos na academia. Pelo contrário: os exercícios aeróbicos como correndo, nadando ou jogando futebol, nos quais a coordenação e o pensamento são usados, são os mais importantes para o cuidado de nossos Naturalmente, também é fundamental seguir uma dieta saudável com abundância de agentes antioxidantes e agentes antiinflamatórios, que atuam na expressão gênica.

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