É abundantemente demonstrado que uma prática regular de esportes pode reduzir o risco de doenças como diabetes ou doenças cardiovasculares. Mas, além disso, o esporte tem enormes benefícios em nossos neurônios .

Toda vez que exercitamos nossos músculos, estamos enviando uma série de substâncias químicas ao cérebro . Entre eles, o IGF-1, que quando atinge o cérebro, assume, por assim dizer, o restante, e sua atividade impacta no chamado "fator neurotrófico derivado do cérebro" (BDNF).

proteína que, além de ser um fator de crescimento, age como um neurotransmissor, isto é, ajuda as células a se comunicarem umas com as outras.

 Se você quer saúde e uma mente saudável, mova seu corpo

O esporte como uma ação preventiva

O BDNF está implícito em quase todas as atividades que levam ao pensamento complexo . Se bloquearmos o BDNF, bloqueamos o processo de aprendizado e a memória. Assim, em doenças como a doença de Alzheimer, a não prática do exercício é considerada um fator de risco. “/>

A deficiência de atividade física está relacionada não somente às doenças neurodegenerativas, mas também aos transtornos de humor. como a depressão

 O cérebro do atleta: quais são suas particularidades?

Exercícios que funcionam

Não estamos falando de aumentar o tamanho de nossos músculos baseados em fazer pesos no ginásio. Pelo contrário: os exercícios aeróbicos como correndo, nadando ou jogando futebol, em que a coordenação e o pensamento são usados, são os mais importantes para o cuidado de nossa Naturalmente, é também essencial ter uma dieta saudável com abundância de agentes antioxidantes e agentes anti-inflamatórios, que atuam na expressão gênica.

 Esses esportes prolongam sua expectativa de vida 10 anos



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