Carboidratos ou carboidratos são uma parte essencial de qualquer dieta saudável e equilibrada. No entanto, muitas pessoas as consideram prejudiciais e causam problemas como obesidade ou colesterol alto.

É verdade que alguns carboidratos simples podem ser prejudiciais à saúde, mas também há muitos carboidratos naturais e saudáveis ​​que o corpo precisa para realizar suas funções corretamente

Você quer descobrir o que são?

O que são carboidratos?

Os carboidratos adquiriram uma conotação muito negativa nas últimas décadas. A palavra "carboidratos" ou "carboidratos" automaticamente nos faz pensar em doenças como obesidade, colesterol alto, diabetes ou problemas cardíacos.

Mas nada está mais longe da verdade. Carboidratos não são apenas benéficos para o nosso corpo, mas são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

O problema é que associamos carboidratos a gorduras saturadas e alimentos processados, e eles são muito prejudiciais para o organismo. a saúde. Mas também há carboidratos naturais e muito saudáveis ​​ e esses são precisamente o que devemos consumir.

Entretanto, devido a essa crença, muitas dietas eliminam completamente (ou quase) os carboidratos da comida diária, e Isso pode afetar negativamente sua saúde. Lembre-se que a dieta ideal é saudável e equilibrada; "dietas milagrosas" podem ser perigosas para a saúde e não são eficazes a longo prazo.

Em seguida, veremos os benefícios mais importantes dos carboidratos e qual é a melhor maneira de consumi-los de forma saudável.

10 Benefícios dos carboidratos naturais

  1. Eles fornecem energia: Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo, uma vez que são convertidos em glicose, que é o que nosso corpo usa para produzir a energia que a mantém funcionando. É por isso que dietas com pouco carboidrato podem fazer você se sentir cansado durante todo o dia. Se você pratica exercício frequentemente, os carboidratos serão o seu melhor aliado para combater a fadiga.

  2. Fortaleça seus músculos: Os carboidratos são essenciais tanto para fortalecer os músculos quanto para aumentar a massa muscular. Além disso, quando o corpo não tem carboidratos para convertê-los em glicose, isto é, em energia, ele usa proteínas, fazendo com que você perca massa muscular. É por isso que é sempre importante fornecer aos nossos corpos a quantidade de carboidratos que eles precisam.

  3. Melhorar o humor: A baixa ingestão de carboidratos está associada a uma maior incidência de doenças depressivas e outros transtornos mentais. Isso ocorre porque os carboidratos têm um efeito estimulante na produção de serotonina, um dos principais reguladores do humor. Baixos níveis de serotonina no cérebro podem causar depressão, ansiedade e outras desordens

  4. Melhorar a saúde do coração: Se você escolher carboidratos naturais não processados, encontrará nutrientes muito saudáveis ​​para o coração, ao contrário o que geralmente é acreditado. Os hidratos de carbono naturais complexos irão ajudá-lo a aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom), reduzindo assim os níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos. O colesterol LDL e os triglicerídeos se acumulam nas artérias e podem obstruí-los, causando ataques cardíacos ou derrames.

  5. Melhora o desempenho cerebral: Os carboidratos são capazes de aguçar a função mental , uma vez que são uma das principais fontes de energia cerebral. As pessoas que seguem dietas com pouco carboidrato podem perceber dificuldades ou lentidão em tarefas que exigem coordenação mental ou ótimo desempenho. Então, se você quiser evitar a falta de concentração, será importante nutrir seu corpo com carboidratos naturais.

  6. Eles reduzem o risco de desenvolver câncer: Carboidratos de origem natural, ou seja, os não processados, estão cheios de antioxidantes, que Eles ajudam a combater os radicais livres, responsáveis ​​pela degeneração celular que pode levar ao câncer. O alto teor de fibras desses alimentos também ajuda a promover a eliminação de resíduos e toxinas.

  7. Melhore seu sono: Como mencionei antes, os carboidratos estimulam a produção de serotonina. Este hormônio, além de influenciar o humor, também ajuda a manter padrões de sono estáveis. Baixos níveis de serotonina podem alterar seu sono, dificultando a reconciliação. É por isso que os carboidratos ajudam você a ter uma boa noite de sono todos os dias.

  8. Melhora a digestão: Muitos alimentos ricos em carboidratos naturais também são ricos em fibras, um componente importante para a saúde intestinal . Alimentos ricos em fibras ajudam os alimentos e os resíduos se movem sem obstrução pelo trato digestivo, promovendo a digestão e evitando problemas como dor abdominal ou constipação.

  9. Eles ajudam você a manter seu peso ideal: Costuma-se dizer que os carboidratos engordam e, de fato, muitas dietas de emagrecimento os suprimem completamente, algo totalmente desaconselhável. De fato, os carboidratos têm uma grande capacidade de saciedade, pois fornecem muita energia ao nosso corpo e geralmente são ricos em fibras. Graças a eles, você pode evitar que a fome e os desejos o obriguem a fazer lanches entre as horas. Portanto, consumidos com moderação, os carboidratos ajudarão a perder peso. O oposto do que geralmente se pensa, certo?

  10. Acelerar o metabolismo: Os carboidratos ajudam a normalizar o funcionamento da tireóide e a função metabólica em geral, o que acelera nosso metabolismo e nos permite queimar mais calorias durante o dia. Combinado com uma dieta equilibrada e uma boa dose de exercício, os carboidratos ajudarão você a manter seu peso ideal.

Quais são os carboidratos mais saudáveis?

Como eu disse antes, os carboidratos são mais do que as gorduras saturadas e os alimentos processados. Há uma abundância de fontes naturais que podem fornecer carboidratos saudáveis:

Como você pode ver, todos esses alimentos são saudáveis ​​e naturais. Carboidratos são uma parte indispensável da nossa dieta, por isso devemos escolhê-los com cuidado. Carboidratos de baixa qualidade podem ser prejudiciais, mas boas fontes naturais melhorarão sua saúde tanto a curto como a longo prazo . É por isso que eles devem estar presentes em qualquer dieta para serem saudáveis ​​e equilibrados, mesmo em dietas para perder peso.

É claro que comer uma grande quantidade de carboidratos pode engordar. Lembre-se de que o corpo os usa para convertê-los em energia, mas se você não os consumir, acabará armazenando-os na forma de gordura. É por isso que cada pessoa precisa de uma quantidade diária diferente de carboidratos, dependendo da quantidade de energia que seu corpo requer ou seja, dependendo da quantidade de exercício que eles fazem.

mais carboidratos você precisará. Por outro lado, se você mantiver um estilo de vida sedentário, sua necessidade de carboidratos será muito menor, e consumir muito pode engordar.

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