Crescemos com o mito de que todas as gorduras são ruins para nossa saúde, ouvindo afirmações como "gorduras aumentam o colesterol e causam doenças cardíacas", "para perder peso é necessário eliminar todas as gorduras", "gorduras produzem excesso de peso e obesidade ". A realidade é que recentemente descobriu-se que não só existem boas gorduras, mas também são essenciais para manter a saúde e o peso ideais. Ou seja, precisamos da nossa gordura!

Quais são os tipos de gorduras e onde elas estão?

Existem basicamente dois tipos: saturados e insaturados.

As gorduras saturadas e trans (ruins) aumentam o colesterol LDL e, assim, aumentam o risco de ataques cardíacos, aterosclerose e acidente vascular cerebral. Eles são sólidos. Você os encontra no leite e seus derivados, na banha, na margarina e em algumas proteínas animais, como a carne de boi e as gemas. Você também os encontra em grande parte de produtos alimentícios processados. Isso não significa que devemos parar completamente de consumir esses produtos, mas devemos reduzir seu consumo, optando por uma quantidade maior de gorduras boas (uma proporção ideal seria 30% saturada e 70% insaturada).

As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são boas gorduras, você as encontra em estado líquido não processado. Eles ajudam a reduzir o colesterol no sangue. Eles estão em alguns óleos vegetais, como azeite, óleo de gergelim, óleo de girassol. Eles também são encontrados em grandes proporções em alguns peixes que contêm ácidos graxos ômega 3, como salmão, atum, sardinha, anchova, cavala, etc. Abacate, nozes e nozes são outros exemplos de produtos ricos em gorduras saudáveis.

Por que devemos consumir gorduras boas?

  • As gorduras fazem com que o corpo processe e absorva adequadamente as vitaminas, especialmente A, D, E e K. Isso ajuda os diferentes sistemas do corpo funcionam melhor, incluindo o sistema imunológico, a pele e o cérebro.
  • Eles fornecem ácidos graxos essenciais para o crescimento, especialmente em crianças.
  • Eles ajudam na formação de membranas e tecido nervoso. Juntamente com o exercício, ajudam a desenvolver mais músculos.
  • Eles são a fonte básica de energia para o nosso corpo
  • Ajuda a estabilizar o humor, combater a depressão e outros transtornos emocionais.

Agora que você sabe disso, convido-o a consumir e alimentar sua família com gorduras saudáveis, para que possam desfrutar de todos os benefícios para a saúde.

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