Certamente, você já deve ter ouvido falar que precisa fazer 5 refeições por dia ou porque ajuda a perder peso, porque acelera seu metabolismo ou porque você precisa comer a cada 3 horas para não ficar com fome. Mas, o que é verdade nisso?

Quantas refeições devem ser feitas por dia?

Generalize que você precisa fazer 5 refeições por dia não é o mais bem-sucedido, pois isso depende de cada pessoa : fome, rotina, trabalho, horários, atividade física etc.

Se forçarmos a comer no meio da manhã e no lanche da tarde, isso pode se traduzir em comer alimentos que não devemos : doces, sucos, refrigerantes, Batatas fritas, salsichas, laticínios açucarados … Muitas vezes optamos por esses alimentos em lanches, em vez de alimentos mais saudáveis.

Portanto, a qualidade das refeições é mais importante do que a valor. É melhor fazer três refeições saudáveis ​​por dia do que cinco com alimentos não saudáveis.

Então, quais alimentos são mais importantes? Se eu pular o café da manhã, algo acontece? Não há refeições mais importantes que outras nada acontece se não tomarmos café da manhã porque não estamos com fome ou tomarmos café da manhã às 12 horas em vez de às 7 da manhã.

Comer 5 vezes por dia acelera o metabolismo?

Essa idéia surge porque, quando você come, gasta energia para digerir e decompor alimentos todos os seus componentes . Isso é chamado de efeito termogênico dos alimentos.

Mas acontece que as calorias que usamos na digestão são mais ou menos proporcionais ao volume de alimentos ingeridos e ao tipo de macronutrientes . Ou seja, se consumimos uma dieta de 2.000 kcal em um dia, não importa distribuí-la em 3 refeições do que em 5, porque o efeito termogênico será o mesmo.

Na revista The Journal of Nutrition Foi publicado um estudo no qual os autores concluíram que não há evidências científicas sólidas para afirmar que aumentar a frequência das refeições é positivo para perder peso.

O que acontece se jejuarmos?

o que comer quando estamos com fome, uma vez que temos um mecanismo de fome e saciedade controlado pelos hormônios grelina e leptina, que fazem esse trabalho. Também é importante não forçar as crianças a comer.

Adultos saudáveis, sem circunstâncias especiais, como atletas ou mulheres grávidas, podem passar várias horas sem comer, mesmo um dia inteiro. Se jejuarmos por várias horas e a glicose presente no sangue for consumida, o organismo recorre aos estoques de glicose hepática e muscular .

Uma vez esgotadas essas reservas, a neoglucogênese é ativada : fabricação de glicose a partir de proteólise e lipólise (destruição da massa muscular e tecido adiposo), que gera corpos cetônicos que são expelidos na urina.

De fato, o jejum intermitente pode ser um bom recurso, em algumas pessoas, para perder peso . Esse jejum consiste em passar 16 horas sem comer como se tivéssemos pulado o café da manhã. Mas é aconselhável fazê-lo sob a supervisão de um profissional.

 4 tipos de jejum

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Quando é conveniente fazer 5 refeições por dia?

  • ansiedade e fome. Se você comer 5 refeições por dia, é mais provável que tenha menos fome e controle melhor as quantidades. Se você pular uma refeição, poderá chegar à sua casa com fome e sentir uma farra, para comer mais do que deveria.
  • Em algumas patologias, como o diabetes para evitar a ocorrência de hipoglicemia e mantenha a glicose no sangue constante
  • Nos atletas que precisam comer grandes quantidades de comida. É mais fácil fazê-lo em 5 refeições do que em 3. Além de controlar o tempo o tempo ideal de ingestão de alimentos.

Conclusão

É preferível criar uma rotina de refeições . Se você está acostumado a comer 5 vezes ao dia, é difícil fazer 3 refeições e vice-versa. Portanto, é conveniente individualizar cada caso.

O mais importante é consumir alimentos saudáveis ​​e satisfatórios. Com uma boa escolha de alimentos, o número de refeições que fazemos por dia não será tão importante e dependerá de cada pessoa.

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