Nutricionistas especialistas criaram um guia visual para uma alimentação saudável, dividindo o prato em 4 partes, para medir facilmente as proporções dos alimentos. Desta forma, é possível criar refeições saudáveis, servindo ou embalando comida para levar.

O que é o "Prato para Alimentação Saudável"?

O Prato para Alimentação Saudável, é um método visual que ajuda a criar refeições equilibradas. Foi criado por especialistas em nutrição do HSPH, Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

O método é baseado em dividir um prato de comida em quatro partes, e em cada uma deles são colocados os tipos de alimentos:

O primeiro e o segundo quartos (metade do prato) devem ser constituídos por uma parte de vegetais e outra de frutas, ambas variadas.

Na terceira sala, grãos integrais devem ser colocados: arroz preparado, trigo integral, aveia, quinua (ou alimentos feitos com esses ingredientes).

Esta sala contém alimentos ricos em proteínas: pode ser peixe, frango ou legumes reduzindo ou limitando carnes vermelhas e processadas.  Alimentos saudáveis ​​

Dicas de pratos para uma alimentação saudável

Além da utilidade do método para medir mais proporções adequadas de cada alimento, o HSPH tem oferecido fazer recomendações sobre os ingredientes a incluir:

  • Óleos vegetais, com gorduras saudáveis ​​ (azeite virgem extra, girassol, canola, amendoim), evitando os parcialmente hidrogenados.
  • Grãos inteiros inteiros
  • como trigo integral, arroz integral, bagas de trigo, aveia, cevada, quinua.
  • Água, chá ou café evitando sucos açucarados, refrigerantes e limitando o consumo de laticínios a 1 ou 2 vezes ao dia dia.
  • Escolha as fontes de carboidratos que são mais saudáveis ​​como vegetais, frutas, grãos e legumes.
  • Escolha alimentos variados em tipos e cores . Batatas não são incluídas devido ao seu impacto negativo nos níveis de açúcar no sangue.

Este prato de 4 partes recomendado por esses especialistas não estabelece uma porcentagem máxima de calorias de fontes de gordura saudáveis ​​ mencionando que recomendam o contrário da recomendação de redução de gordura proposta pelo USDA, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Proponha aos seus contatos que imprimam o "Prato para Comer Saudável" e colem na geladeira, para tê-lo sempre à mão e presente na hora de comprar ingredientes e alimentos. Esta notícia interessou a você? Deixe-nos a sua opinião.

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