"Eu me sinto aborrecida, deprimida e irritada", é uma das frases típicas que as mulheres expressam quando chegam ao climatério. Frequentemente as mulheres experimentam mudanças durante a menopausa que não sabem o que atribuir.

Durante esse período, ocorre uma série de desequilíbrios hormonais. Assim, são notáveis ​​mudanças fisiológicas que ocorrem embora estes também podem produzir um efeito importante sobre o comportamento das mulheres.

Perimenopausa e menopausa

As alterações hormonais no as mulheres podem produzir alterações emocionais e psicológicas

A menopausa aparece em média um ano após a última menstruação . Antes, perimenopausa ou climatério, é um estágio em que o corpo começa a produzir menos quantidades de estrogênio e progesterona, por isso reduz a capacidade de gestação. Essa situação ocorre por volta dos 50 anos de idade.

É nesse período, quando as mudanças começam durante a menopausa, surgem surtos de calor e sudorese noturna . Também experimentou dificuldade em dormir, aumento de infecções do trato urinário, incontinência e aumento da gordura corporal ao redor da cintura.

Sensação de solidão, alterações de humor, episódios de tristeza e raiva, são coisas que surgem sem explicação Em alguns casos, causa baixa autoestima. São as mudanças emocionais que unem os físicos nesse estágio. Há também problemas de memória e concentração.

Se uma mulher é melancólica, irritável ou tem estados depressivos, estes se intensificam durante este período . Outras pessoas não experimentarão grandes mudanças durante a menopausa, ou mesmo para algumas mulheres serão mais suportáveis.

A relação com os efeitos

A relação entre estrogênio ou hormônios femininos e a síntese de dopamina, serotonina e ocitocina tem seus efeitos . Esses neurotransmissores ligados ao gerenciamento de emoções estão relacionados a distúrbios psiquiátricos e psicológicos.

Essa é uma conexão que tem a ver com sentimentos de irritabilidade, decadência, tristeza, estresse ou ansiedade. Esse tipo de sensação afeta 70% das mulheres que experimentam a menopausa e sua duração pode variar de seis meses a dois anos.

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Algumas dicas úteis para paliar as mudanças na menopausa

 Mulheres com legumes para perder peso na menopausa
É necessário adoptar certas estratégias saudáveis ​​durante esta fase. [19659018] Protetores solares e higiene diária

Para enfrentar o impacto na pele que gera a redução de estrogênio da menopausa, existem várias opções. O uso de um fotorresistente adequado ao tipo de pele já é necessário.

A higiene diária é essencial, bem como o uso de produtos para restaurar a função da barreira da pele. Isso irá minimizar as rugas, a xerose ou a pele seca e a flacidez.

O envelhecimento cutâneo também tem a ver com fatores genéticos e ambientais . É conveniente corrigir a dieta e evitar a exposição à poluição, radiação solar e tabaco para melhor lidar com esse estágio.

Como meu corpo muda?

Durante esse período, geralmente há uma redistribuição de gordura corporal ] Dos quadris, ele se move para a cintura e pode haver ganho de peso em algumas mulheres e, em outras, uma diminuição. Uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e verduras, bem como o exercício diário, ajudam a combatê-la.

Outro problema comum nesta fase é a osteoporose . Aumenta a fragilidade dos ossos, especialmente do quadril, pulsos e vértebras da coluna vertebral, que podem sofrer fraturas ou esmagamento. A recomendação é cuidar da ingestão de cálcio através de laticínios e caminhar pelo menos 20 minutos por dia.

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Mais controles e menos sal

 Salt shaker
Através de check-ups regulares e um estilo de vida saudável, podemos prevenir alterações durante a menopausa.

A prevenção durante a perimenopausa é vital, pois, caso contrário, pode aumentar os fatores de risco cardiovascular e derivam na hipertensão arterial. Os níveis de colesterol podem subir e diabetes pode aparecer. Há também maiores possibilidades de ataque cardíaco e derrame cerebral.

É conveniente diminuir o consumo de sal de cozinha, bebidas alcoólicas, frituras lanches e fast foods. Pelo contrário, a ingestão de água é essencial. Também é altamente recomendado parar de fumar e manter controles periódicos de pressão arterial, colesterol e glicemia .

Buscar ajuda

Essas mudanças físicas envolvem afetações emocionais . Baixa auto-estima, aumento da fadiga, aparecem o desejo de chorar e alterações de humor. Também diminui o apetite sexual

Em qualquer caso, você tem que procurar ajuda de um bom profissional. O ginecologista vai ajudar a mitigar as alterações e tratar alguma anomalia caso ocorra

Uma etapa da vida

 Mulher idosa sorrindo
Devemos enfrentar essa nova etapa do vida com alegria e entusiasmo

A principal recomendação está sempre relacionada a aceitar mudanças durante a menopausa como um estágio natural . Exercícios diários moderados, uma dieta variada que abunda em vegetais, frutas e legumes, e longe de hábitos pouco saudáveis ​​ajudarão a mitigar os efeitos.

Você tem que cercar-se de pessoas positivas, compartilhar com seus entes queridos e socializar . Esta é a melhor maneira de manter uma atitude positiva em relação à vida e fortalece a autoestima e a autoconfiança.

Se a menopausa for entendida como uma fase da vida e aceitar as mudanças que serão geradas, ela pode ser seguida desfrutando completamente. É só isso, mais uma etapa da vida

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