O balanço eletrolítico é essencial para um organismo saudável. Estes são minerais que viajam pelo corpo através da corrente sanguínea e regulam as funções vitais e o comportamento do sistema nervoso. Casos de déficits ou pessoas com excedentes apresentam desconforto, como espasmos musculares ou fadiga, além de arritmias cardíacas e alterações na pressão arterial. Em casos prolongados ao longo do tempo, pode ocorrer fraqueza óssea.

Atletas profissionais ou praticantes de atividades físicas tendem a estar em "desequilíbrio" após sessões de trabalho árduas. Pacientes com diarréia ou vômito juntamente com febre muito alta também podem ser afetados negativamente.

Cálcio, magnésio, potássio e sódio: os quatro fantásticos

O equilíbrio de eletrólitos depende da manutenção desses minerais em sua medida adequada no sangue . Portanto, quando as pessoas 'descompensadas' são tratadas, a primeira coisa que é verificada é o nível desses minerais no sangue, juntamente com a história nutricional.

Distúrbios estomacais, hormonais ou endocrinologistas estão entre os gatilhos da maioria dos casos. sério. O mesmo que doença renal ou síndrome de lise tumoral em pacientes submetidos a quimioterapia .

Atletas e o equilíbrio em eletrólitos

É através da transpiração do corpo, o caminho pelo qual o corpo perde mais eletrólitos . Portanto, recomenda-se que atletas profissionais ou amadores consumam alimentos ricos em minerais, antes e depois das sessões de trabalho.

Frutas como banana, laranja, manga, ameixa e mamão são boas. fonte de potássio . O mesmo que pêra e maçã. Por outro lado, para recuperar os níveis de cálcio, não apenas os produtos lácteos são adequados. Legumes como brócolis, couve, espinafre ou couve são boas opções para quem não quer ou não pode recorrer ao leite ou iogurte.

Nozes, como amêndoas, amendoins e nozes, além de abacate, são essenciais para eliminar magnésio Essa mesma lista inclui alface e aipo. Enquanto para o sódio (o mineral que é mais consumido durante o exercício), um pedaço de pão com manteiga e sal é uma boa opção .

Cuidado com as bebidas e barras esportivas energia

Conscientes da importância de manter o equilíbrio em eletrólitos, muitos atletas recorrem a bebidas e barras de energia. Estes são produtos que contribuem com uma quantidade significativa de minerais, mas às vezes também são acompanhados por altas doses de açúcares . Razão pela qual seu consumo deve ser feito moderadamente.

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