A cada dia aumenta muito o número de crianças que não são alimentadas da maneira correta. Neste artigo, mostramos algumas dicas para uma dieta infantil saudável para seus filhos. A comida é cada vez mais industrializada para os mais pequenos, hábitos alimentares inadequados e estilo de vida sedentário nas crianças na sociedade atual tornam-nas mais propensas a problemas de saúde, incluindo colesterol alto, sobrepeso e obesidade, estão cada vez mais comum na sociedade.

O que é uma alimentação saudável

Os hábitos alimentares das crianças começam a se formar a partir do contato com a amamentação que, por meio do leite, a criança tem contato com aromas e sabores. Mas, a fase mais importante é quando começam a ser introduzidos os alimentos sólidos, onde devem ser priorizados os alimentos que nutrem.

Mas, com uma sociedade cada vez mais industrializada, os pais acabam optando pelos alimentos industrializados que fazem parte da rotina de alimentação da família, causando o aparecimento de problemas como colesterol alto, excesso de peso e, em alguns casos, desnutrição.

Uma alimentação saudável é essencial para a boa saúde, crescimento e desenvolvimento do seu filho. Uma alimentação saudável na infância significa que eles terão menos probabilidade de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade e alguns tipos de câncer. Significa também que elas se sentem melhor, têm uma aparência melhor e aproveitam mais a vida.

Para permanecer saudáveis ​​e manter um peso saudável, as crianças precisam ser fisicamente ativas e comer a quantidade certa de nutrientes para equilibrar a energia que usam. [19659008] Dicas para uma dieta infantil saudável

Dê uma olhada nas dicas abaixo:

Recomenda-se que as crianças apreciem uma grande variedade de alimentos destes cinco grupos de alimentos:

  1. Frutas
  2. Vegetais e legumes
  3. De preferência grãos inteiros, incluindo pães, arroz, macarrão e macarrão.
  4. Carnes magras, peixes, aves e alternativas orgânicas ao ar livre.
  5. Leite, iogurte, queijo ou alternativas orgânicas (o crianças menores de 2 anos devem consumir leite integral, mas crianças mais velhas e adolescentes devem ser encorajados a ter variedades com teor reduzido de gordura), ou se eles não forem tolerantes aos laticínios, escolher produzir Alimentos alternativos, como aqueles feitos com amêndoas e nozes

Uma alimentação saudável dos 5 grupos de alimentos (acima) é essencial para todas as crianças. As crianças devem limitar o consumo de alimentos que contenham gordura saturada, adição de sal ou açúcar. Eles também devem ser incentivados a escolher água para beber em vez de qualquer outra bebida.

De quanta comida uma criança precisa?

As crianças precisam comer mais à medida que envelhecem. Como guia, seu filho deve comer estes alimentos todos os dias:

2 a 3 anos: 1 porção de fruta; 2½ porções de vegetais; 4 porções de grãos; 1 porção de carne / frango; 1½ porções de laticínios
4 – 8 anos: 1½ porções de frutas; 4½ porções de vegetais; 4 porções de grãos; 1 ½ porção de carne / frango; 1½ – 2 porções de laticínios
9 – 11 anos: 2 porções de frutas; 5 porções de vegetais; 4-5 porções de grãos; 2½ porções de carne / frango; 2½ – ​​3 porções de laticínios
12 – 13 anos: 2 porções de frutas; 5 – 5 ½ porções de vegetais; 5 a 6 porções de grãos; 2 ½ porções de carne / frango; 3 ½ porções de laticínios.

Dicas para promover hábitos alimentares saudáveis ​​

Ensinar seu filho a comer de forma saudável agora significa que eles terão mais probabilidade de fazer suas próprias escolhas saudáveis ​​à medida que envelhecem.

  • Reserve tempo tempo para a família, sem telas.
  • Torne os alimentos saudáveis ​​divertidos, por exemplo, cortando frutas ou sanduíches em formatos interessantes, se eles ainda forem muito pequenos.
  • Incentive seus filhos a sentarem-se com a mãe e o pai à mesa.
  • Tome um café da manhã saudável todos os dias.
  • Experimente novos alimentos e mostre a seus filhos de onde eles vêm. Deixe-os ajudá-lo a comprar comida nas lojas.
  • Cozinhe e experimente novas receitas juntos.
  • Não guarde junk food em casa.
  • Mantenha uma tigela de frutas à mão para um lanche.
  • Lave as mãos e certifique-se de que os alimentos sejam preparados e armazenados com segurança

Alimentos a limitar se você estiver procurando uma dieta infantil saudável

Alguns alimentos não são essenciais na dieta infantil . Esses são chamados de 'alimentos discricionários' e geralmente são ricos em gordura saturada, açúcares adicionados ou sal adicionado.

É normal comer pequenas quantidades de alimentos discricionários de vez em quando como parte de uma dieta balanceada. Mas você deve tentar limitar esses alimentos na dieta diária do seu filho, pois eles podem deixar as crianças acima do peso ou desenvolver doenças no futuro.

Exemplos de alimentos a limitar são:

  • Biscoitos, bolos e sobremesas. .
  • Carnes processadas e salsichas.
  • Sorvetes, doces e chocolates comerciais.
  • Tortas de carne e outros bolos com farinhas refinadas.
  • Hambúrgueres comerciais, pizza e batatas fritas e alimentos fritos.
  • Batatas fritas e outros petiscos gordurosos e salgados.
  • Manteigas e cremes comerciais não orgânicos (ou substitutos).
  • Bebidas açucaradas.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a limitar alimentos não saudáveis ​​para crianças :

Em vez de usar muita manteiga ou leite de vaca, use manteigas de coco, nozes e abacate ou use ghee que é manteiga clarificada, use também mais leites vegetais, como amêndoa, ar roz e aveia.

Leia os rótulos e sempre escolha opções com baixo teor de sal.

Não adicione sal aos alimentos durante o cozimento ou à mesa.

Ofereça água em vez de bebidas açucaradas, energéticas ou bebidas esportivas.

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