Poucas coisas são tão reconfortantes quanto uma boa xícara de café . Até pouco tempo atrás, o café tinha uma má reputação. Ele foi oficialmente acusado de causar distúrbios do sono, aumentar a pressão sanguínea, acelerar o ritmo cardíaco e até ser potencialmente cancerígeno. No entanto, novos estudos mostram os possíveis benefícios do café para a saúde. Em seguida, tudo o que você precisa saber para um consumo saudável de café.

Benefícios do café para a saúde

Geralmente, pensa-se apenas nas propriedades estimulantes do café, mas pesquisas nos últimos 20 anos permitem afirmam que o consumo moderado de café:

  • Reduz o risco de certos tipos de câncer e diabetes tipo 2.
  • Pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias
  • Melhora a concentração e a energia do humor .
  • Aumente a quantidade de boas bactérias intestinais.
  • Reduz a dor muscular após os exercícios.

Por outro lado, eles continuam estudando seus efeitos na redução do risco de mais tipos de câncer, comprometimento cognitivo, perda de peso e redução do risco de quedas em idosos. Esses benefícios são devidos às propriedades antioxidantes do café devido ao seu teor de ácido clorogênico.

E os riscos?

Diante dessas boas notícias, parece que os antigos riscos de beber café permaneceram. No esquecimento No entanto, os problemas causados ​​por uma quantidade excessiva de cafeína não devem ser esquecidos. A quantidade diária segura de cafeína é de 400 mg em adultos saudáveis ​​ equivalente a 4 xícaras de café.

Beber café com moderação evita riscos conhecidos, como desidratação, aumento pressão arterial ou aumento dos níveis de colesterol.

Dicas para um consumo saudável de café

  • Para descobrir seu consumo saudável de café analise os efeitos em seu corpo . Algumas pessoas se sentem bem com três ou quatro xícaras, outras não toleram mais de duas.
  • Quanto mais natural, mais saudável. Evite cafés manipulados, como café misto ou café torrado.
  • Evite ou limite o café açucarado . Três xícaras diárias equivalem ao consumo máximo recomendado de açúcar por dia: 25 gramas. Combine-o com canela ou baunilha para diminuir o sabor amargo natural.
  • Não use café como substituto de alimentos ou para ficar acordado. Seu corpo precisa de nutrientes que não estão no café e em um sono reparador.
  • Evite café descafeinado : esse processo elimina os antioxidantes do café. No entanto, esse tipo de café pode ser mais saudável para mulheres grávidas ou pessoas com sensibilidade à cafeína.
  • Frio ou quente: embora o café frio tenha se tornado incrivelmente popular nos últimos anos, tem as mesmas propriedades esse café quente .

Agora você sabe como organizar seu consumo saudável de café. Moderação é a chave!

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