Quando você observa em um restaurante que sanduíches "vegetais" contêm frango, peru ou atum, você entende que os significados das palavras são muito flexíveis, o que às vezes leva à confusão.

Para saber do que realmente estamos falando nos referimos a opções dietéticas, nada como um dicionário curto e claro

Qual é a diferença entre vegetarianos, veganos ou veganos crus?

Que uma dieta está listada em um dicionário – mesmo neste – Isso significa que é nutricionalmente válido ou ideal para todos. Quase todas as dietas podem ser saudáveis ​​ou não dependendo de como são realizadas, além das definições.

E da mesma forma que os mapas não são o território, é conveniente lembrar e Lembre-se de que palavras também não definem as pessoas pelo seu valor nominal. Poucos são tão rigorosos consigo mesmos para serem fiéis a uma definição o tempo todo.

Omnívoro

A definição em poucas palavras é "quem come tudo". A maioria de nós entende que isso significa que você come legumes, peixe, carne, ovos e laticínios.

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E é isso? Um verdadeiro onívoro também tem à sua disposição, por exemplo, insetos, que na Europa são rejeitados, mas na América, África e Ásia pode ser uma iguaria.

É importante lembrar que as opções alimentares, além de de saúde, ética ou ambiental também obedecer – mais do que nós gostamos de reconhecer – os quadros culturais.

Provavelmente a maioria da humanidade segue uma dieta onívora e este modelo pertence a dietas tradicionais que alcançam melhores resultados em grandes populações, como a dieta mediterrânea e a dieta de Okinawa, por exemplo.

2. Vegetariano

"Vegetariano" é um conceito muito amplo. Mas se você quiser ser mais preciso, há, como veremos, outros termos

Em princípio, o vegetariano é um que obviamente não consome animais (sejam mamíferos, pássaros, peixes ou outros), mas inclui alimentos produzidos por animais em sua dieta. como laticínios, ovos e mel. Um sinônimo mais descritivo é ovo-lacto-vegetariano

Este é o tipo de dieta muito comum na Índia e o mais típico do vegetarianismo associado ao naturismo europeu.

No vegetarianismo ou O ovo-lacto-vegetarianismo é cada vez mais numeroso que restringem os laticínios a fermentados ou os renunciam totalmente. Eles são ovo-vegetarianos.

Embora existam aqueles que também renunciam aos ovos, mas consomem mel, pólen ou usam produtos com couro, lã ou seda.

Entre os nutricionistas, há praticamente um consenso de que ambos dieta ovo-lacto-vegetariana como a vegetariana pode ser saudável se incluir a suplementação de vitamina B12

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3. Flexivegetariana

Esta categoria inclui pessoas que seguem uma dieta essencialmente vegetariana, mas incorporam alguns alimentos "proibidos", não para eles, como peixes ou aves.

Se a eleição for permanente, pode ser chamado de frango-vegetarianos ou pescadores-vegetarianos, embora esses termos sejam bastante informais.

As razões para adotar essa dieta vegetariana flexível geralmente são a saúde, embora mais e mais pessoas também o façam por razões ambientais, porque a carne vermelha é a menos sustentável (embora carne de coelho seja suficiente).

É comum consumir especialmente esses alimentos quando se come fora e Eles não encontram um menu vegetariano equilibrado. Para eles, é uma maneira de enriquecer nutricionalmente sua dieta.

E alguns consideram uma transição confortável da dieta onívora para a vegetariana. Embora existam alguns que eram vegetarianos e agora é flexivegetarian. Tudo está lá

4. Veganos

Os vegans só consomem alimentos de origem vegetal (e cogumelos) e eles tomam sua abstinência de todos os produtos de origem animal – por razões éticas – para todos os aspectos de suas vidas

Isto é, um vegano não consome carne , nenhum peixe e não usa sapatos de couro ou usava camisas de lã. Nem eles vão ao circo se eles participam de animais, ou a zoológicos

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O veganismo é uma dieta e também uma filosofia e um estilo de vida. E muitas vezes uma atitude política (por vezes associada ao feminismo, ambientalismo e anarquismo)

A motivação ética é a mais frequente entre os veganos, por isso, para muitos, os requisitos de "alimentação saudável" podem ser secundário (na verdade eles podem se tornar muito afeiçoados a fast food vegan)

5. Crudivegana ( vegan cru )

Esta dieta aumenta o fato vegano de que não cozinha alimentos acima de 45ºC para não desnaturá-los e preservar seu conteúdo vitamínico, minerais, enzimas e outros compostos de plantas com efeitos benéficos para o organismo humano.

Entre os vegans crus, as razões de saúde são importantes. E devem ser porque a cozinha vegana crua é exigente: você tem que saber como preparar a comida para que as receitas sejam nutritivas e equilibradas.

Suas receitas incluem preparações à base de nozes e sementes ou brotos, e há muitos pratos que requerem desidratação ou fermentação

6. Paleo vegan ou "stick"

Aqueles que seguem este tipo de dieta tentam seguir a dieta do primeiro Homo sapiens, com a diferença de que eles renunciam carne e peixe. É uma dieta especialmente rica em proteína e gordura, em comparação com uma dieta normal.

Baseia-se na ideia de que é a dieta mais adaptada evolutivamente às necessidades do organismo humano. No entanto, é muito controverso entre os nutricionistas.

Há uma dieta onívora paleo com carne e peixe, mas a versão vegana tem que procurar proteínas em nozes e sementes. Cereais e leguminosas não têm lugar nessa dieta.

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7. Sem glúten ( sem glúten )

O aumento dos casos de intolerância e sensibilidade ao glúten fez não apenas os afetados, mas outras pessoas decidiram reduzir ou evitar completamente a presença deste tipo de proteína em sua dieta (no caso dos celíacos, como é sabido, a abstinência deve ser absoluta)

Talvez a proporção de sem glúten seja maior entre vegans crus e vegetarianos, mas nada impede que um onívoro quer (ou precisa) evitar o glúten.


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