Na verdade, não existe uma única dieta asiática em toda a Ásia, há várias dietas, pois a Ásia é composta por mais de 40 países. No entanto, todos eles têm características comuns. O projeto Oldways, uma organização sem fins lucrativos, desenvolveu uma pirâmide da Dieta do Patrimônio Asiático. Essa alimentação balanceada consiste no consumo de vegetais, frutas, nozes, sementes, leguminosas e grãos inteiros, como arroz integral, milheto e soba de trigo sarraceno. Este plano alimentar recomenda proteínas como soja, peixe e marisco. Laticínios, ovos, aves e óleos saudáveis ​​que deveriam ser consumidos com menos frequência também são incluídos. A pirâmide também incorpora seis copos de água ou chá por dia. Sake, vinho e cerveja também são permitidos, mas em pequenas quantidades. Lembre-se de ser fisicamente ativo e pronto.

Dieta asiática: benefícios para a saúde

Como não existe uma dieta asiática única, há um amplo espaço para desenvolver sua dieta. As dietas asiáticas tradicionais têm alguns benefícios para a saúde e também alguns riscos quando se trata de diabetes.

Aqui estão alguns dos benefícios da dieta asiática : chá verde. Rico em uma variedade de vegetais e frutas, especiarias, baixo consumo de carne vermelha, feijão e nozes, peixe e marisco, frutas para sobremesa, grãos inteiros, tamanho das porções e consumo de soja são controlados.

Os resultados da Los Research têm foi favorável em relação aos benefícios da dieta tradicional asiática. Estudos no Japão ligaram o chá verde sem açúcar a um risco menor de diabetes tipo 2.

Os pratos asiáticos tradicionais consistem em muitos vegetais "crucíferos", como couve-flor, repolho, agrião e brócolis, que estão associados a um risco reduzido de certas doenças.

Um estudo realizado na Índia descobriu que mesmo comer 3 porções de folhas verdes por semana traz menos risco de doenças cardíacas.

Riscos da dieta asiática

Infelizmente algumas dietas asiáticas atuais usam arroz branco como alimento básico. Este alimento contribui com cerca de 30% da energia para dietas na Ásia.

Um estudo realizado na China e no Japão encontrou uma alta ingestão de alimentos com índice glicêmico ou carga, como arroz branco, que dobrou o risco de diabetes tipo 2.

O arroz integral deve ser seu substituto, pois é mais saudável. O que ocorre é que, de acordo com alguns testes, muitas pessoas o consideram menos saboroso e mais áspero ao paladar.

O sal é outra contra a dieta asiática, pois é consumido em excesso. O corpo precisa de 230-460 mg de sódio por dia, e os asiáticos em média mais de 4600 mg por dia. Produzindo hipertensão em muitas pessoas, devido ao alto teor de sódio. Algumas receitas usam várias especiarias e óleos, o que significa que requer muita preparação.

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