E se eu disser que é um erro comer 5 vezes por dia? . Você provavelmente está fazendo uma cara de surpresa; porque é isso que eles nos aconselham todos os dias em todas as mídias sociais, comunicação, etc …

Com a dieta cetogênica, você come três vezes ao dia; mesmo, você só precisará de 2. Surpreendente, certo?; Essa dieta cetogênica para perda de peso baseia-se em maximizar o consumo de gorduras boas e reduzir consideravelmente o consumo de carboidratos, atingindo apenas 60 gramas por dia.

Em uma sociedade em que fomos explicados que comer carboidratos é necessário para alimentar o cérebro, agora vem esse método revolucionário, o keto alimentação, onde foi demonstrado que é possível queimar essa gordura teimosa. Hoje venho falar com você sobre uma dieta que o ajudará a reeducar seu metabolismo para que comece a queimar as gorduras acumuladas em seu corpo.

Vamos lá!

 Alimentos para a dieta cetogênica

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é um método de alimentação baseado em uma distribuição concreta de alimentos e distribuição de macronutrientes (gorduras, carboidratos e proteínas). Seu objetivo é provocar o corpo em um estado de cetose, algo semelhante ao que ocorre quando jejuamos.

É chamada de dieta cetogênica porque essa dieta causa a produção de pequenas moléculas de energia chamadas cetonas ou corpos cetônicos. Essas moléculas são usadas pelo corpo como combustível quando há escassez de glicose no sangue.

 Pirâmide nutricional de cetose

Para que você possa entender melhor isso, estou dizendo: explique a você algo importante que você deve saber.

Como o corpo funciona quando ingerimos carboidratos

Não pretendo dar uma aula de biologia ou medicina. Mas quero explicar para você, como eles me explicaram, como o corpo metaboliza os diferentes alimentos que ingerimos. Quero começar com carboidratos, porque são os alimentos que comemos em geral com mais abundância.

E é que toda vez que você come carboidratos, seu corpo os processa em sua molécula básica, a glicose. Ou seja, quando você come carboidratos, seu corpo percebe um aumento no açúcar no sangue e faz duas coisas importantes:

  • Por um lado, queima imediatamente.
  • Por outro lado, libera o hormônio insulina. Isso instrui o corpo a armazenar excesso de glicose nas células como gordura.

É um processo com baixo rendimento de energia. A glicose é uma fonte de energia muito rápida, mas ineficiente. É verdade que permite consumir um pico de energia em momentos de necessidade, mas para usá-lo continuamente, é necessário ingerir grandes quantidades de glicose e com muita frequência.

 Carboidratos

Excesso de carboidratos em sua dieta e o fato de comer várias vezes ao dia, faz com que seu corpo se acostume a usar apenas glicose como fonte de energia. Além disso, como as reservas de glicose são muito limitadas e consumidas muito rapidamente, o corpo só pode obtê-las do lado de fora. Então eles criam vício. O que você ouviu sobre o vício causado pelo açúcar? Aqui está a explicação.

O funcionamento do corpo quando comemos gordura, cetose

Algo muito diferente acontece quando você come gordura; Quando digo gordura, estou me referindo a gorduras saudáveis. A maneira como seu corpo metaboliza a gordura não tem nada a ver com a forma como faz os carboidratos. Nesta ocasião, a queima de gordura é ativada durante períodos de jejum e quando você reduz consideravelmente a ingestão de carboidratos, aumentando a ingestão de gordura.

É o que se chama entrando no estado de cetose. O corpo continua a precisar de energia; Como você não está mais dando a eles porque parou de comer os carboidratos que os geram, o corpo precisa "fabricar" os corpos cetônicos com as gorduras de reserva que você armazenou.

 Gorduras saudável

Quando você decide iniciar uma dieta cetogênica, deve esperar que seu corpo entre em um estado de cetose. O corpo precisa fazer alterações internas para começar a produzir ácidos chamados cetonas. O seu médico lhe dirá quanto tempo leva para entrar em cetose, mas o habitual geralmente é de cerca de 2 semanas. De qualquer forma, através de exames de sangue e urina, seu médico confirmará se seu corpo já está em um estado de cetose.

Como fazer a dieta cetogênica

Antes de explicar como você pode fazer essa dieta cetogênica Quero lhe dizer que existem vários tipos de dietas desse tipo. Dependendo de suas necessidades e objetivos, você pode encontrar dietas cetogênicas com pouco carboidrato, baixa caloria ou baixa energia e também dietas com pouco carboidrato. A dieta ceto mencionada neste artigo pertence ao último grupo, pobre em carboidratos.

Portanto, nesta dieta, você deve reduzir consideravelmente o consumo de carboidratos e aumentar a ingestão de gorduras boas; dessa maneira, você poderá educar seu corpo a consumir gorduras acumuladas com o processo que expliquei acima.

 Distribuição da dieta cetogênica

A proporção ideal para esta dieta cetogênica é a seguinte:

  • 65% – 75% de gordura
  • 20% de proteína
  • 15% – 5% de carboidratos (menos de 60 gramas por dia)

Dieta cetogênica permitia e proibia alimentos

A verdade é que não gosto de dizer que uma dieta proibiu alimentos. Porque se eu usar essa palavra, um mecanismo de “eu quero” é ativado no meu cérebro, isso também não acontece com você? Na verdade, eu vejo isso como algo que existe, mas eu não quero comer. Dessa maneira, melhor educo meu corpo e não me preocupo com a satisfação de querer o proibido.

Portanto, vou falar sobre os alimentos mais recomendados quando se trata de sua dieta cetogênica.

  • Gorduras: azeite, óleo de coco, abacate, manteiga e nozes.
  • Proteínas: peixes azuis em geral, atum ou salmão em particular e carne, de preferência orgânica.
  • Carboidratos: vegetais de folhas verdes como espinafre, alface ou endívias, vegetais floridos como brócolis ou couve-flor e alguns vegetais em forma de fruta, como pepino, abobrinha, aipo ou alho.

Tenha muito cuidado para esquecer de comer legumes. É verdade que, quando falamos de dieta cetogênica, pensamos em gorduras e quase esquecemos completamente os vegetais. Mas você não pode deixá-los de lado; contém muita fibra, absolutamente necessária para regular o trânsito intestinal.

 Alimentos permitidos e proibidos na dieta cetogênica

Algo que sinto muita falta nesta dieta cetogênica é o frutas. Eles não são oficialmente permitidos, mas isso não significa que você não possa comê-los. Não estou dizendo que você faz secretamente, não; Quero dizer que se um dia você sentir vontade de comer frutas, deverá levar em conta a quantidade de carboidratos que contém para regular o máximo que pode comer por dia.

Por exemplo, 100 gramas de morangos contêm 14 gramas de carboidratos; Como você pode comer 60 gramas por dia, se você controlar bem esses dados, poderá comer frutas todos os dias ou quando quiser.

Eu recomendo que não abuse das quantidades de cada refeição. Como seu médico será o único a ajudá-lo a iniciar esta dieta, ele indicará quantas quantidades você deve comer por dia com base em sua constituição, estado de saúde e metas estabelecidas.

Vantagens e benefícios da dieta cetogênica [19659012] A dieta cetogênica não é uma dieta projetada para perder peso. É verdade que quando seu corpo entra em cetose, é fácil perder peso, porque você já sabe que ele usa reservas de gordura corporal como fonte de energia; portanto, você perde peso.

As melhores vantagens e maiores benefícios que essa dieta traz para você são:

  • Diferentemente de qualquer outra dieta, a dieta cetogênica foi projetada para reeducar seu metabolismo.
  • Essa dieta é especialmente eficaz na queima da gordura acumulada no abdômen.
  • Fazer dieta cetogênica proporciona uma notável sensação de saciedade. Isso se deve à digestão lenta das gorduras.

 Reeducação do metabolismo

  • Diminui a sensação de fome. Portanto, não causará a ansiedade frequente produzida por outras dietas.
  • A prática do esporte quando seu corpo está em cetose lhe dará mais energia. Então você se recuperará mais rápido e precisará comer menos; Isso dará tempo ao seu corpo para se regenerar melhor.

Riscos e desvantagens da dieta ceto

Como sempre digo, você deve procurar um médico antes de fazer uma dieta, seja ela qual for. O mesmo acontece com a dieta cetogênica; embora neste caso eu insista com mais ênfase do que consulte o seu médico antes de fazê-lo. Caso contrário, você pode correr estes riscos :

  • Se você não consumir quantidades adequadas de vegetais que contêm micronutrientes absolutamente necessários para o seu corpo, é fácil sofrer um importante falta de vitaminas, minerais e fibras
  • Há muitas pessoas que confundem o fato de reduzir a quantidade de carboidratos com o aumento da quantidade de proteínas. Assista a quantidade de proteína que você come muito. Consumir grandes quantidades de proteína fará com que seu corpo a transforme em glicose, para que você não entre em cetose.
  • Se você tiver problemas no fígado ou no coração, não é recomendável fazer esta dieta cetogênico.

 Consulte seu médico quando iniciar uma dieta

  • Se você é diabético, deve solicitar ao seu médico para monitorar seus níveis de insulina. Quando você tem baixos níveis de insulina, pode sofrer um acúmulo de corpos cetônicos que levam a uma redução significativa no pH do sangue.
  • Não aconselho que você permaneça permanentemente em um estado de cetose. Você não pode esquecer que a glicose é uma boa fonte de energia. Equilibre sua dieta; você pode estar em um estado de cetose por períodos de 2 a 3 semanas para reeducar seu corpo metabolicamente, mas você definitivamente não deve esquecer os carboidratos.

Dieta cetogênica detalhada

Na época Ao desenvolver sua dieta cetogênica passo a passo, você deve levar em consideração dois detalhes importantes; a quantidade de calorias que você pode comer por dia com base no seu peso e os quilos que deseja perder peso. Quando você tiver certeza desses dois dados, é hora de definir como será sua dieta cetológica.

Normalmente, você faz isso por 30 dias. É dividido em 3 fases de 10 dias cada. O objetivo é começar na primeira fase com uma redução significativa no consumo de carboidratos. Dessa maneira, seu corpo sofrerá um efeito de choque devido à mudança nos hábitos alimentares.

Durante as próximas duas fases, você aumentará gradualmente a quantidade de carboidratos, para que seu corpo já seja reeducado. na maneira de metabolizar os alimentos, e você não perderá tantas quantidades de carboidratos que ingeriu antes de iniciar a dieta.

 Carne grelhada em uma dieta cetogênica

De qualquer forma Deixo estas recomendações para melhor levar esta dieta cetogênica:

  • Beba muitos líquidos
  • Combine sua dieta cetogênica com a prática esportiva regular. Recomendo treinamento intervalado de alta intensidade, ou HIIT (High Intensity Interval Training)
  • Treine com o estômago vazio para obter melhores resultados

Menu de dieta cetogênica

Proponho essa idéia de menu para sua dieta cetogênica. Mas você já sabe que será seu médico quem lhe dirá os melhores alimentos.

Fase 1

Você pode comer estes alimentos: qualquer tipo de carne, salsichas, queijos, iogurte , creme, maionese, ketchup, mostarda, vegetais de folhas verdes, chá ou café.

Evite coma o seguinte: álcool, açúcar, molhos, massas, farinha, frutas e leite.

Proposta de menu:

Café da manhã : xícara de chá verde, 2 ovos, uma fatia de presunto e uma fatia de queijo

Meio da manhã : punhado de azeitonas

Alimentos : Peixe assado ou grelhado com ovos

Lanche : xícara de chá verde e iogurte desnatado

Antes do jantar : 30g de amendoim

Jantar : Frango com salada de alface e espinafre

Fase 2

Você pode incorporar estes alimentos: vegetais e frutas alaranjadas, maçãs ou ameixas

Proposta de menu:

Café da manhã : ovo mexido com suco de frutas (de preferência pêssego) em leite desnatado

Meio da manhã : meio tomate

Comida : Atum e hambúrguer de acelga

Lanche : xícara de chá verde e iogurte desnatado com frutas

Antes do jantar : punhado de azeitonas

Jantar : lasanha de abobrinha, cenoura e clara de ovo

Fase 3

Agora você pode incorporar: macarrão de trigo integral e sobremesas com pouca gordura açúcar

Proposta de menu:

Café da manhã : xícara de café com leite desnatado e um prato de ovos mexidos com presunto e queijo. Também um pedaço de fruta

No meio da manhã : um pedaço de fruta

Comida : macarrão com rúcula e salada de alface; também um pedaço de fruta

Lanche : iogurte desnatado e dois bolos de cacau

Antes do jantar : queijo com pouca gordura

Jantar ]: frango com legumes e uma geléia leve

Você pode fazer seus próprios menus para cada uma das fases. Como você conhece os alimentos permitidos e as quantidades que pode comer, tenho certeza de que irá preparar deliciosos menus para sua dieta cetogênica. Se você gosta deste menu que eu proponho hoje, pode levar sua dieta cetogênica para imprimir; coloque-o com um ímã na porta da geladeira.

Existem algumas variações na dieta cetônica. Alguns especialistas recomendam não tomar o café da manhã cetogênico. Por esse motivo, eu aconselho você a sempre consultar um médico.

Você já conhecia a dieta cetogênica? Você a colocou em prática? Diga-me como foi!

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