Alimentação e nutrição adequada é considerada uma das
com base no tratamento para o controle da Diabetes Mellitus e evitar

Um prato com alimentos permitidos na dieta para diabéticos

Pilares para o tratamento de diabetes mellitus

Os pilares do tratamento da diabetes mellitus são:

  • Evitar o estilo de vida sedentário : manter atividade física regular
  • Controle de peso : manter um bom IMC (Índice de Massa Corporal) ou perder peso, se você estiver com sobrepeso ou obeso
  • para diabéticos

    .

Considerações gerais sobre dieta para diabéticos

As medidas a seguir devem ser levadas em conta para garantir que a dieta e o tratamento tenham a melhor resposta do paciente.

É essencial que o paciente aceite sua condição crônica, que ele / ela conhece as conseqüências de manter altos níveis de açúcar no sangue indefinidamente, que são os e como manter um bom controle e ter uma excelente qualidade de vida.

No caso dos alimentos diabéticos é imperativo que cada paciente
mostre seu interesse em aprender e modificar seus hábitos alimentares.

Quantidade e qualidade de alimentos
para diabéticos

Hoje consideramos a
Conceito de índice glicêmico ou glicêmico.

Este índice indica a velocidade ou velocidade que
um alimento aumenta o nível de açúcar ou glicose no sangue.

Dessa forma, a comida é classificada
com alto, médio ou baixo índice glicêmico.

Os alimentos diabéticos estão nos grupos de baixo e médio índice glicêmico. Evite alimentos com alto índice glicêmico. Nós veremos mais tarde uma lista de alimentos de acordo com seu índice glicêmico que nos ajudará a projetar uma dieta ideal para diabéticos .

Em relação aos alimentos, é importante lembrar que:

  • deve ser mantido uma dieta equilibrada.
  • Cuide do excesso de calorias e evite o ganho de peso.
  • Conte sempre na sua despensa com frutas e legumes.
  • Distribua o consumo total de alimentos durante o dia, em 3 refeições. principal e 2 lanches, tendo em conta que a última refeição do dia deve ser com proteínas e legumes, sem carboidratos.
  • Você pode comer leite desnatado ou desnatado.
  • Evite a ingestão de gorduras saturadas ou de origem animal. 19659022] Não adicione açúcar a nenhum alimento
  • Use adoçantes, se necessário.
  • Coma com sal baixo ou moderado.
  • Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, máximo de dois drinques por dia. Se você tem problemas de fígado ou está grávida, deve suprimir totalmente as bebidas alcoólicas.
  • Coma alimentos com muita fibra.
  • Limite os carboidratos e reduza para ¼ da ração completa de cada refeição. ser vegetal, fibra e proteína.

As seguintes listas de alimentos de índice glicêmico são baseadas em várias referências bibliográficas, obtidas principalmente do livro "Diabetes: um mundo de possibilidades (5)"

Lista de alimentos com índice glicêmico alta

(NÃO recomendado para diabéticos)

  • Melancia, banana verde, data, melão amarelo, passas, nêspera,
    manga, kiwi.
  • Cenouras, nabo, abóbora, beterraba vermelha, grãos de milho para
    saladas, castanhas, mandioca, inhame
  • Batatas salteadas, cozidas, assadas, fritas ou em puré.
  • Risotto, arroz, todos os tipos, cereais de arroz, macarrão de ovos,
    macarrão comum, macarrão chinês, cuscuz, ravioli.
  • Amido de fécula de batata, farinha de arroz e farinha de trigo.
  • Pão branco, pipoca, milho, baguete –pan branco francês,
    bagel, croissants, farinha de milho, cereais refinados, musli adoçado,
    bolachas de trigo, pão pita, farinha de aveia.
  • Batatas fritas, bolachas, arroz doce, açúcar refinado,
    açúcar mascavo, mel
  • Macarrão com fermento, chocolate de leite, geléia (com açúcar),
    sorvetes / sorvetes, Nutella, cerveja, suco de frutas com açúcar, refrigerantes

Lista de alimentos com índice glicêmico médio

(recomenda-se comer com cautela e sem excessos, nem

  • Abacaxi, uva, pêra, banana crua, mirtilo, figo, ameixa, pêssego, maçã, laranja, romã, tangerina ou nectarina, marmelo, coco.
  • Ervilhas, feijão, lentilha, feijão, grão-de-bico. 19659022] Massas integrais, arroz selvagem, trigo e cevada, farinha de centeio integral, massa de trigo integral, farinha de quinoa, farinha de grão de bico, pão integral, mostarda
  • Suco de laranja sem açúcar, cidra, suco de tomate

Lista de alimentos com baixo índice glicêmico

(mais recomendado em diabéticos)

  • Damasco, grapefruit, cereja, tomate, figo fresco, nozes, amendoim.
  • feijão preto, feijão, cenoura crua, soja, brócolis, repolho, berinjela, abobrinha, verduras e legumes
  • Suco de limão sem açúcar, leite integral, leite desnatado, aveia, soja, amêndoa, queijo cottage e iogurte sem açucar
  • Azeite, ovos, queijos, peixe, salmão, atum, carnes, salsichas, marisco, café, chá, aves, frango, peru, crustáceos.
  • Ervas aromáticas, especiarias, condimentos, vinagre,
  • Abacate, azeitonas, amêndoas, avelãs, cebolas, couve-flor, repolho, alface, acelga, espinafre, aspargos, pepinos, cogumelos, cogumelos, gengibre, couve de Bruxelas, erva-doce , aipo, pistache, pimentão vermelho, alcachofras
  • Cacau em pó sem açúcar, chocolate amargo 80%, chocolate preto 85% preto, chocolate amargo 70%.
  • ervilhas secas, framboesas frescas, amoras

Este guia é informativo na natureza, ajuda a orientar o
paciente Cada caso é particular e a comunicação fluida deve ser mantida
com seu médico e sua nutricionista

Referências:

  1. American Diabetes Association. Plano dietético para diabetes e alimentação saudável . 2013. Diabetes.org. Disponível em: http://www.diabetes.org/es/alimentos-y-actividad-fisica/alimentos/planificacion-de-las-comidas/plan-de-alimentacion-para-la.html.
  2. Ottawa Cardiovascular Center. Plano alimentar para diabetes tipo 2 . Cvtoolbox.com 2018. Disponível em: http://www.cvtoolbox.com/downloads/diets/type2_diabetes_eating_plan_2010.pdf .
  3. Wu Y et al. Fatores de risco que contribuem para o diabetes tipo 2 e recentes avanços no tratamento . Int. J. Med Sci. 2014, 11 (11): 1185-1200. Disponível em: http://www.medsci.org/v11p1185.pdf.
  4. Olokoba, A.B., Obateru, O.A., & Olokoba, L.B. Diabetes Mellitus Tipo 2: Uma Revisão das Tendências Atuais . Oman Medical Journal. 2012, 27 (4), 269-273. http://doi.org/10.5001/omj.2012.68.
  5. González Rotger, C. (2013). Diabetes: um mundo de possibilidades . 1ª ed. Lexington, KY: CreateSpace

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