A dieta do índice glicêmico é uma ferramenta que tem sido usada há décadas como aliada para controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. É um plano alimentar baseado em como o alimento intervém nos níveis de açúcar no sangue.

O índice glicêmico não é um regime dietético. No entanto, é uma das maneiras de orientar as escolhas alimentares, assim como a contagem de calorias ou carboidratos. O melhor de tudo, não é seguir um regime estrito ou restritivo.

Embora sugerindo a substituição de alguns alimentos por alternativas saudáveis, não envolve a eliminação de grupos de nutrientes ou a manutenção de uma dieta hipocalórica. Então … O que exatamente consiste? Para entender melhor, vamos ver em detalhes qual é o índice glicêmico.

Índice glicêmico

O índice glicêmico é um sistema que foi criado como uma estratégia para facilitar as escolhas alimentares de pacientes com diabetes . Com isso, eles categorizam os alimentos com carboidratos com base em sua capacidade de aumentar a glicose no sangue.

A medida, por assim dizer, é obtida a partir da combinação de vários fatores físicos e químicos que interagem em um alimento. Por exemplo:

  • Técnicas de processamento
  • Método de cozimento
  • Nível de maturação
  • Tipo de amido contido
  • Fornecimento de fibra alimentar
  • Tipo de carboidrato
  • Teor de gordura
  • ] Nível de acidez

A medida do IG é obtida a partir da análise de quanto alimento aumenta os níveis de glicose no sangue em um paciente saudável. Assim, enquanto alguns produzem um aumento, outros permitem mantê-lo estável. Portanto, o IG é dividido em 3 tipos:

  • Baixa: quando é de 1 a 55.
  • Médio: se for de 56 a 69.
  • Alta: igual ou maior que 70

Qual é o objetivo da dieta do índice glicêmico?

Na dieta do índice glicêmico, é proposto comer aqueles alimentos cujos carboidratos são menos propensos a produzir um aumento na glicose no sangue. Em outras palavras, o seu objetivo é substituir os alimentos com alto IG por alimentos baixos ou médios-altos

Esta medida ajuda a controlar os altos níveis de açúcar no sangue para facilitar o controle do diabetes. No entanto, devido ao plano que ele propõe, também se tornou uma alternativa interessante para perder peso e melhorar a qualidade de vida em geral.

 Tomar açúcar no sangue com a ajuda do glicosímetro.

Outros benefícios da dieta com índice glicêmico são:

  • Consumo de alimentos de maior valor nutricional.
  • Melhor taxa metabólica e liberação prolongada de energia.
  • Ótimo desempenho físico e mental.
  • 19659009] Reduzida demanda por insulina depois de comer
  • Controle de níveis elevados de colesterol

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Como fazer a dieta do índice glicêmico

A maioria dos cardápios em uma dieta do índice glicêmico propõe a escolha de alimentos que possuem valores baixos. Portanto, atendendo a essa sugestão facilita o controle de glicose alta e diminui a ansiedade que leva a excessos.

Alimentos recomendados

  • Frutos de baixo índice glicêmico (frutas vermelhas, ameixas, kiwi, toranja
  • Legumes sem amido
  • Grãos integrais e frutos secos
  • Carnes e peixes
  • Produtos lácteos com baixo teor de gordura e sem açúcar
  • Pulsos

Alimentos proibidos

  • produtos de panificação
  • Cereais refinados
  • Legumes com amido
  • Massas ou macarrão
  • Arroz branco
  • Farinha branca
  • Leite integral
  • Salgadinhos salgados ou embalados [19659009] Bebidas esportivas e refrigerantes

Exemplo de menu para uma dieta do índice glicêmico

Para fazer a dieta do índice glicêmico é fundamental saber qual é o valor correspondente de cada alimento. Desta forma, não só é claro quais são os mais convenientes, mas os menus são variados para uma dieta mais equilibrada.

 Daily food menu saudável.

Abaixo apresentamos um exemplo de como um menu pode estar seguindo o modelo desta dieta. No entanto, todas as refeições podem variar de acordo com as sugestões dadas

Breakfasts

  • iogurte desnatado com frutas e três biscoitos.
  • Tigela de flocos de aveia com leite desnatado e frutas picadas.
  • Infusão, torrada integral com tomate e suco de laranja

Meio da manhã

  • Leite vegetal de amêndoa ou aveia
  • Punhado de nozes (20 ou 30 g)
  • Fruta Macedônia [19659040] Almoços
    • Sopa de tomate, berinjela gratinada e salada de frutas
    • Salada mista e peito de frango
    • Caldo de legumes, salada de feijão e tomate recheado

    Lanche

    • Iogurte desnatado com uma colher de chá de aveia

    Jantares

    • Salada verde com sementes de linho, servindo de atum e maçã assada. 19659009] Consomê de legumes e omelete de ovo branco francês
    • Ver ervas finas e peito de frango assado

    Leia também: Como é uma dieta equilibrada

    Em resumo

    A escolha de alimentos com baixo índice glicêmico pode ajudar a melhorar a dieta para apoiar o tratamento de diabetes ou controle de peso . Portanto, este plano propõe uma dieta mais equilibrada e controlada em gorduras, carboidratos e calorias.

    A dieta pós índice glicêmico: o que você deveria saber apareceu primeiro em Melhor com Saúde.

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