O acúmulo de colesterol ruim (LDL) nas artérias é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares . Embora o problema possa passar assintomático, sua falta de controle leva a sérias conseqüências.

Diz-se que uma pessoa tem colesterol alto quando, ao medir os níveis, isso produz resultados iguais ou superiores a 200 mg / dl . O distúrbio é mais alarmante quando os valores são superiores a 250 mg / dl.

Por que essa doença ocorre? É possível controlá-lo através da dieta? Embora muitos dos casos sejam produzidos por fatores genéticos, mudanças na dieta são a principal ferramenta para regulá-lo

.

O colesterol é

O colesterol é uma molécula de gordura que, em certa medida, é essencial para a vida. É parte das membranas celulares e é o precursor de alguns hormônios, ácidos biliares, vitamina D e outras substâncias essenciais para o organismo.

Provém principalmente da síntese que órgãos como o fígado e o intestino realizam . É também absorvido através do consumo de alimentos de origem animal presentes na dieta regular.

O acúmulo de colesterol nas paredes das artérias desencadeia uma reação inflamatória que facilita o crescimento das chamadas placas de ateroma, responsável por distúrbios como a aterosclerose. Isso, entre outras coisas, está ligado à tendência de:

  • Infarto do miocárdio
  • Acidente vascular cerebral
  • Transtornos hepáticos e renais

Leia também: Como as estatinas influenciam o colesterol?

] Fatores de risco

Existem muitos casos de colesterol alto de origem genética. O distúrbio é sofrido por vários membros da mesma família ou transmitido de pais para filhos. Nestes casos, o corpo "produz" mais colesterol do que o adequado, tornando difícil o controle

. [1965902] Outras causas relacionadas são:

  • Maus hábitos alimentares (dieta rica em gorduras saturadas e açúcares)
  • ] Ter obesidade ou diabetes
  • Consumir tabaco
  • Ser uma pessoa sedentária

Dieta para regular os níveis de colesterol

 Causas da síndrome metabólica

Conceber uma boa dieta para controlar o colesterol É importante ter em mente alguns fatores básicos:

Considerando isso, uma dieta para controlar o colesterol ruim (LDL) deve ser baseada em alimentos variados e saudáveis, cujos nutrientes atendem às exigências do organismo. Além disso, isso deve restringir a ingestão de certos alimentos de origem animal que, em excesso, podem agravar o problema.

Alimentos a serem evitados

  • Red carnes
  • Queijos gordurosos
  • Produtos de padaria
  • Alimentos pré-cozidos ou fritos
  • Alimentos feitos com óleos ou gorduras hidrogenados
  • Açúcar e doces

Alimentos recomendados para baixar o colesterol

  • Cereais integrais (aveia, cevada, arroz
  • Legumes (feijão, ervilhas, lentilhas)
  • Legumes e frutas
  • Gorduras não saturadas (azeite, óleo de abacate, sementes e nozes)
  • Fontes de ômega 3 ou peixe azul
  • ] Carnes magras (frango ou peru)

Menu recomendado para regular o colesterol

 Reduzir porções para perder peso

Existem muitos menus para pessoas que precisam regular seus níveis de colesterol ruim (LDL). Isto, como já mencionado, pode variar dependendo dos requisitos de cada um deles.

No entanto, tendo em conta as recomendações básicas, abaixo, propomos um menu equilibrado e delicioso . Visite este artigo: Procedimentos naturais e simples para controlar o colesterol

Café da manhã

  • Flocos de aveia com leite desnatado e frutas
  • Café preto filtrado
  • Torrada integral com azeite extra-virgem e fatias de tomate

Meio da manhã

  • Sanduíche pequeno com pão integral e sardinhas enlatadas
  • Picles (pepinos, banderillas ou similares)
  • Nozes assadas (sem fritar e sem sal)

Lunch

  • lentilhas e arroz
  • Cavala em conserva
  • Pequena porção de abacate

Lanche

  • Sabor natural com nozes ou sementes

Jantar

  • Legumes salteados ou com vap ou
  • Hambúrguer vegetal (lentilha, quinoa ou feijão)
  • Pequena porção de pêssego (opcional)

Outros hábitos para controlar o colesterol ruim (LDL)

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<p> A comida é a chave no controle do colesterol ruim (LDL); no entanto, <strong> é essencial levar em conta outros hábitos que complementam seus efeitos no organismo </strong>. </p>
<h3> Exercício físico </h3>
<p> O exercício físico regular previne e combate a hipercolesterolemia. Sua prática diária, ou pelo menos 3 vezes por semana, <strong> diminui os efeitos do sedentarismo </strong> fator relacionado a este problema. </p>
<ul>
<li> Caminhar, correr ou fazer qualquer atividade cardiovascular promove a eliminação do colesterol ruim (LDL) </li>
<li> Idealmente, combine esses exercícios com o treinamento de força </li>
</ul>
<h3> Evite o tabaco </h3>
<p> O uso de tabaco não aumentou o colesterol ruim (LDL); no entanto, isso afeta a síntese de colesterol bom (HDL) e, portanto, <strong> interfere nos processos que ajudam a manter essa condição sob controle. </strong> </p>
<h3> Lose weight </h3>
<p> O exercício físico é a chave para alcançar um peso saudável. É essencial ser disciplinado e consistente para lidar com os efeitos do sobrepeso e da obesidade na saúde. </p>
<p> Você foi diagnosticado com colesterol alto? Tenha cuidado! Embora você não sinta desconforto óbvio, <strong> várias doenças relacionadas podem ocorrer em seu corpo </strong>. Ele tenta atender a todas as recomendações para controlá-lo. </p>
</p>

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