Para perder peso na menopausa é necessário combinar alguns hábitos saudáveis. Como muitos já sabem, durante esta fase da vida das mulheres surgem mudanças hormonais abruptas, muitas vezes levando a um aumento considerável no peso.

Dieta, sendo um dos pilares mais importantes para promover as funções do metabolismo, deve sofrer algumas modificações para atender às exigências nutricionais dessa idade . Embora não se trata de fazer restrições, é bom fazer alguns ajustes para evitar o excesso de calorias.

Uma boa combinação de alimentos pode atenuar as conseqüências da diminuição dos hormônios femininos e, por sua vez, permite garantir um nível ideal de energia física e mental .

Assim, além de combater esses quilos extras, sintomas comuns como ondas de calor, fadiga e mudanças súbitas de humor também são evitados.

oportunidade compilamos uma série de recomendações para planejar uma dieta perfeita para perder peso na menopausa. Está interessada? Não pare de tomar suas notas!

Dicas para perder peso na menopausa através da dieta

A necessidade de perder peso na menopausa vai além da estética, embora muitos se preocupem com manter uma figura saudável, evitar excesso de peso é a melhor maneira de reduzir o risco de distúrbios metabólicos que geralmente surgem devido à mudança hormonal.

Uma boa dieta mantém os níveis de colesterol na baía e diminui a tendência para desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e perda de densidade óssea e massa muscular.

Por esta razão é essencial para melhorar 100% hábitos alimentares e conceber dietas equilibradas que permitem perder peso sem expor a saúde. Que recomendações devem ser consideradas?

Veja também: A saúde do coração na menopausa

Aumento do consumo de frutas e legumes

O consumo diário de frutas e legumes fornece o corpo com nutrientes essenciais que permitem desfrutar de boa saúde física e mental. Estes, por sua vez, são baixos em calorias e contêm fibras e antioxidantes que ajudam a perder peso . Consumir entre cinco e seis porções por dia prolonga a sensação de saciedade e mantém o metabolismo em um bom ritmo. Isso, em conjunto, otimiza os processos que combatem o excesso de peso.

Consuma bebidas diuréticas

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<p> água, infusões e <a href=sucos diuréticos são um grande apoio para perder peso na menopausa. Ao promover a eliminação de líquidos retidos, combater a inflamação e melhorar o funcionamento do sistema

  • Algumas opções são:

  • Infusão de alcachofras
  • Aipo e suco de maçã
  • Suco de abacaxi
  • Águas detox
  • Chá verde [19659020] Infusão de cavalinha

Recomendamos que você leia: Como preparar um abacaxi e aipo para perda de peso

Inclua cereais e leguminosas

Uma boa dieta para perder peso na menopausa não deve restringir ou excluir grupos de alimentos. Embora seja aconselhável reduzir o total de carboidratos, é aconselhável ingerir grãos integrais e legumes para obter fibras

.

Comer carnes magras e gorduras saudáveis ​​

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Gorduras saudáveis ​​e carnes magras ajudam a manter um ótimo nível de energia e boa saúde muscular. Claro, ambos os benefícios complementam a dieta para perda de peso uma vez que melhora o desempenho atlético e o metabolismo.

Algumas opções são:

  • Peito de frango e peru
  • 19659020] Peixe azul
  • Nozes e sementes

Evitar açúcares e processados ​​

Este é talvez um dos aspectos mais importantes da dieta, especialmente se o objetivo é perder peso na menopausa. Para muitos, pode parecer "inofensivo" torná-los parte do plano alimentar, mas na verdade eles têm muitos efeitos negativos.

Farinhas refinadas, açúcares e gorduras saturadas não têm lugar em uma dieta saudável para perder peso. Os alimentos que os contêm carecem de nutrientes essenciais e estão cheios de calorias .

Os mais conhecidos são:

  • Produtos de panificação industrial
  • Doces ou doces
  • Salsichas
  • Alimentos enlatados e pré-fabricados
  • Pacote ou salgadinhos
  • Refrigerantes e refrigerantes

Exemplo de menu para perder peso na menopausa

 Preparar para a menopausa

Aplicando as recomendações dadas para perder peso no menopausa podemos fazer uma grande variedade de menus para cada semana . Aqui está um exemplo simples que pode servir de base para iniciar a dieta:

  • Jejum: Dois copos de água morna, sozinhos ou com limão.
  • Um copo de iogurte natural com baixo teor de gordura e meia xícara de morangos com aveia.
  • Meio da manhã: Uma tigela de frutas picadas ou uma porção de pão integral com queijo fresco e com pouca gordura.
  • Almoço: Um prato de salada mista temperada com azeite e pimenta; uma pequena porção de arroz integral e uma porção de peito assado
  • No meio da tarde: Dois biscoitos integrais e uma xícara de chá ou frutas da estação
  • Jantar: ] Uma porção de massa de trigo integral com pedaços de frango e vegetais enfeitada no vapor.
  • Antes de dormir: Uma xícara de chá a gosto (livre de cafeína).

Como você pode ver, por perder peso na menopausa não é necessário para acessar regimes alimentares rigorosos. A aplicação de algumas diretrizes simples pode criar uma dieta balanceada, com poucas calorias ideal para uma boa saúde e peso.

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