você já ouviu falar da dieta reversa? Esse protocolo propõe aumentar a quantidade de alimentos consumidos para perder peso. Funcionará?

Última atualização: 23 de julho de 2021

A dieta reversa é um modelo que está empenhado em aumentar o consumo de calorias para manter o peso corporal . Alega que um aumento na ingestão de energia pode acelerar o metabolismo basal, o que causaria um desequilíbrio do balanço calórico em favor do gasto.

A verdade é que existem poucos estudos que comprovam os efeitos da dieta reversa. Em qualquer caso, essa abordagem não fala apenas de energia, mas também da distribuição de calorias ao longo do dia.

O que é a dieta reversa?

Com o objetivo de melhorar a composição corporal, a dieta reversa. Este é caracterizado por elevar um aumento na ingestão calórica, embora com uma distribuição diferente . Aposte num maior consumo de manhã e ao meio-dia, para terminar com um jantar bastante leve. A maioria das calorias é ingerida antes das 17h.

Propõe-se que esse protocolo possa ajudar a reduzir o apetite e evitar a ansiedade, o que determinaria a adesão a muitas outras dietas. No entanto, o aumento da ingestão calórica deve ser gradual para que o efeito desejado seja experimentado. Pode ser testado após seguir uma dieta hipocalórica.



Como funciona?

De acordo com os proponentes da dieta reversa, aumentar a ingestão produz um maior efeito termogênico dos alimentos bem como um aumento no metabolismo basal taxa. Nessa situação, o corpo deve usar mais energia em vez de armazená-la como gordura.

Comer grandes quantidades de alimentos reduz a secreção de leptina, um hormônio que regula o apetite e o metabolismo. Isso é responsável por desacelerar a taxa metabólica, favorecendo a economia de energia. No entanto, esses efeitos não foram evidenciados de um ponto de vista científico.

A contagem de calorias seria orientada para modificar o metabolismo basal na dieta reversa.

O que a ciência diz sobre a dieta reversa?

Poucos estudos foram realizados sobre a dieta reversa na literatura científica . No entanto, a maioria das pesquisas sobre perda de peso propõe o modelo oposto, ou seja, uma dieta hipocalórica. Nesse contexto, é possível estimular a mobilização e a oxidação de gorduras, de acordo com uma publicação em Nutrição .

Existem alguns protocolos alternativos às dietas tradicionais que dependem de restrições no horário das refeições, como este é o caso do jejum intermitente. Estes mostraram benefícios na perda de peso. Porém, além dos efeitos fisiológicos, causa uma redução na ingestão de energia.

Houve até restrições nutricionais, mas não de energia, como no caso da dieta cetogênica. Este modelo tem como objetivo aumentar a sensibilidade à insulina e gerar maior oxidação de gordura . É possível estimular a perda de peso de forma eficaz, conforme afirmado por uma pesquisa publicada no jornal Nutrition & Diabetes .

No entanto, não é possível encontrar referências que forneçam evidências de que um aumento na ingestão causará ser transformado em uma redução do tecido adiposo subcutâneo. Pelo menos não na ausência de algum padrão de exercício físico que aumente o gasto.

O que determina a perda de peso?

A verdade é que o fato de perder peso não responde apenas ao resultado de uma equação matemática . Existem mais fatores que podem ter uma influência decisiva. Um deles é a sensibilidade à insulina, que modula o uso de gordura pelo corpo como fonte de energia.

Manter uma microbiota saudável também pode ter efeitos significativos na composição corporal. A digestão e a absorção de nutrientes, bem como seu uso subsequente e mediação da inflamação, dependem das bactérias que habitam o intestino.

Por fim, uma rotina de sono de boa noite é outro fator que marca a diferença. Durante o repouso, os processos de recuperação do corpo se desenvolvem. Não dormir horas suficientes pode levar a alterações no metabolismo ou na fisiologia do apetite.

Dormir bem para perder peso está cientificamente comprovado. O descanso adequado faz parte do plano nutricional.

Dicas para uma perda de peso eficaz

Quando o objetivo é perder peso, existem alternativas melhores do que a abordagem da dieta reversa . Obviamente, você deve criar um ambiente hipocalórico, mas também deve tomar outras medidas. O primeiro é promover a prática de exercícios de força, para apoiar o ganho muscular.

Por outro lado, é ideal dormir 7 ou 8 horas por dia. Do ponto de vista alimentar, o fundamental é consumir alimentos frescos, evitando alimentos industrializados ultraprocessados. É necessário reduzir a ingestão de farinhas e seus derivados e aumentar a ingestão de produtos lácteos fermentados.



Dieta reversa: um protocolo com pouca base científica

A literatura científica não apóia a dieta reversa como método para perder peso . Não há evidências para apoiar sua aplicação.

Mesmo do ponto de vista da fisiologia, não faz muito sentido. Existem opções melhores que têm o apoio de especialistas e que têm mostrado bons resultados.

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