A serotonina é um neurotransmissor que influencia de forma decisiva no nosso humor e no nosso apetite . Portanto, ter baixos níveis de serotonina é a origem da depressão e estados depressivos. Além disso, é também a causa dos estados de ansiedade que muitas pessoas sentem nas horas da tarde, em que o corpo pede para comer alimentos doces. Estes efeitos podem ser atenuados pela dieta da serotonina.

É muito comum que, durante o dia, possamos manter uma dieta saudável ou seguir uma dieta que tenhamos marcado com a intenção de perder peso . No entanto, quando a tarde cai, é comum sentir um desejo incontrolável de comer produtos doces, e que será muito difícil não cair em tentação. Isto é devido a uma queda nos níveis de serotonina.

Dieta de serotonina: comida

De fato não há alimentos ricos em serotonina ou que contenham serotonina. No entanto, o aminoácido triptofano é o precursor do neurotransmissor serotonina. Portanto, consumindo alimentos ricos em triptofano, a produção de serotonina é garantida .

Além de consumir alimentos ricos em triptofano, é necessário que sua dieta contenha vitaminas C, B1, B6, B9 e B12, cálcio e zinco para favorecem a conversão de triptofano em serotonina .

Portanto, é necessário que sua dieta seja rica em produtos como grãos integrais, sardinha em óleo, nozes, sementes, legumes e vegetais sazonais. Além disso, a síntese da serotonina é ativada na presença de oxigênio para que a atividade física ative sua produção e estimule as endorfinas, que são relaxantes naturais que também geram bem-estar.

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Exemplos de alimentos

Alguns dos alimentos que podem contribuir para uma maior produção de serotonina são os seguintes:

  • Peixes azuis: o peixe azul contribui triptofano, zinco e ômega-3 ácidos graxos que favorecem a conversão de alimentos ricos em serotonina .
  • Carne: devemos dar prioridade a carnes magras, como frango, peru ou coelho , por sua contribuição do triptofano e vitaminas do grupo B .
  • Ovos: dentro deste alimento, a gema é especialmente rica em triptofano e em vitaminas do grupo B.
  • Produtos lácteos: o produ Os produtos lácteos fornecem triptofano, cálcio e magnésio .
  • Legumes: alguns como soja, feijão e lentilhas são as leguminosas que fornecem mais triptofano.
  • Grãos integrais: a presença de carboidratos favorece a conversão do triptofano em serotonina . Além disso, eles são uma boa fonte de vitaminas do complexo B.
 Nozes e sementes: </strong/> pistaches e amêndoas fornecem grandes quantidades de triptofano. Além disso, as nozes são ricas em magnésio. Por outro lado, sementes como sementes de abóbora, sementes de girassol ou pinhões também fornecem zinco </p>
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