o dieta vegetariana, até há relativamente pouco tempo, era uma questão puramente política. No entanto, ultimamente tornou-se moda não só por isso, mas também porque é uma maneira fantástica de perder peso de forma equilibrada.

Em que consiste a dieta vegetariana?

Assim como a dieta vegana, a dieta vegetariana tem certas conotações políticas e morais, relacionado à oposição ao abuso de animais e ao ambientalismo. No entanto, sua importância em questões nutricionais tem merecido a atenção dos médicos.

Essencialmente, a dieta vegetariana é baseada em não consumir produtos de origem animal, ou seja, nem carne nem peixe. No entanto, é possível ir mais longe encontrar diferentes tipos de vegetarianismodependendo de quão rigoroso é:

  1. vegetariano estrito: O vegetariano estrito é aquele que não consome carne, peixe, carne ou ovos (mas come alguns outros derivados de animais, como mel, por exemplo).
  2. lactovegetariano: Os lactovegetarianos se permitem o “luxo” de beber leite, mas não fazem o mesmo com os ovos.
  3. ovo vegetariano: O ovovegetariano, ao contrário do lactovegetariano, pode levar ovos, mas não leite.
  4. Ovo-lacto vegetariano: O ovolactovegetariano não come carne ou peixe, mas consome leite e ovos.
  5. vegano: O vegano é aquele que não come carne, peixe ou qualquer derivado animal (incluindo leite, ovos, mel, etc.).
  6. vegano cru: Idêntico ao vegan, mas limitando o consumo de vegetais àqueles que podem ser cozidos abaixo de um certo grau de fervura, ou, diretamente, limitando seu consumo a vegetais crus.
  7. frugívoro: O frugívoro é aquele que não só não come nada derivado de um animal, como também não consome vegetais, limitando-se a comer frutas.

Apesar das diferenças, vamos nos limitar a explicar uma dieta baseada no vegetarianismo estrito. Claro, se você quiser incluir ovos ou leite, porque você não quer ficar sem eles em sua dieta, você pode fazê-lo sem problemas.

Quando você NÃO deve se submeter a ele?

Algumas pessoas já têm deficiências nutricionais e minerais e podem ter problemas para processar alguns tipos de alimentos, então, nesses casos, Será aconselhável consultar um médico antes de se submeter a esta dieta.

Claro, aquelas pessoas que sofrem de alguma doença, ou mulheres grávidas e crianças, também devem ir ao médico, para que lhes assegure que pode seguir a dieta sem qualquer risco.

Finalmente, você não deve se submeter a essa dieta devido à pressão do seu ambiente, seja família, amigos ou seu parceiro. A decisão de fazer dieta ou as convicções éticas em relação a algo (animais, neste caso), deve partir de si mesmo, Não pressão de outras pessoas.

Destaco este último ponto porque conheci pessoas que iniciaram esse tipo de dieta por pressão de seus amigos ou familiares e, como você pode imaginar, a abandonaram em pouco tempo. É algo com pouca viagem. É preciso autoconvicção para seguir essa dieta.

A seguir, cito um menu diário que você pode seguir. Claro, se você quiser fazer alterações para poder adaptá-lo aos outros dias, poderá fazê-lo, mas sempre mantendo a essência do plano:

  1. Café da manhãHarmonização: Chá com torradas integrais e um pouco de azeite ou tomate (ou, se preferir, compota à sua escolha).
  2. Metade Manhã: Uma xícara de leite de aveia com nozes. De preferência, amêndoas e aveia. Se você ficar com fome, adicione uma banana ou alguma outra fruta que você goste.
  3. Comida: Na hora do almoço, você pode optar, por exemplo, por um prato de arroz integral com legumes ao curry e algumas frutas para a sobremesa.
  4. Lanche da tarde: Para um lanche, você pode tomar um copo de leite de coco e algumas frutas. Se preferir, pode voltar a comer torradas integrais com compota.
  5. Jantar: Para o jantar, recomendo light, pois à noite, você não conseguirá queimar as calorias que come. Nesse sentido, você pode optar por um refogado de tofu e berinjela, ou uma simples salada.

Receitas para a dieta vegetariana

A seguir, menciono Algumas receitas com as quais você pode seguir uma dieta vegetariana equilibrada:

  1. Salada de nabo assado com mamão e rúcula.
  2. Arroz integral com legumes ao curry.
  3. Salada de quinua com aspargos e morangos.
  4. Brócolis refogado, abóbora e tofu.
  5. Salada de feijão branco com legumes assados.
  6. Salada de cenoura e beterraba agridoce com pinhões.
  7. Hambúrguer de feijão preto.
  8. salada de fatuch
  9. Ensopado de trigo e grão de bico de Múrcia.
  10. Seitan com laranja.

Estas são algumas receitas que você pode usar em sua dieta vegetariana. Não adicionamos sua preparação neste mesmo post porque o objetivo deste é apenas informar sobre a dieta vegetariana.

Caso você queira saber mais sobre essas receitas, você pode pesquisar sua elaboração na net, uma vez que são bastante conhecidos no mundo do vegetarianismo. Limitamo-nos a dar-lhe alguns exemplos para que compreenda que tipo de receitas pode comer nesta dieta.

Dicas para segui-lo de forma eficaz

Aqui menciono alguns dicas que você deve ter em mente ao seguir sua dieta vegetariana para perder peso:

  • Tenha em mente que se você for comer em restaurantes, você pode achar difícil encontrar pratos completamente vegetarianos.
  • Em algumas ocasiões, dependendo do tipo de vegetarianismo que você segue, você pode precisar de suplementos vitamínicos ou suplementos alimentares.
  • Não siga esta dieta (ou qualquer outra) por pressão do grupo.
  • No caso de você seguir a dieta vegetariana apenas para perda de peso, e não por convicções éticas, não tenha medo de comer carne se houver alguma situação especial e você sente vontade (por exemplo, ir a um restaurante com seus amigos).

Como você pode ver, o dieta vegetariana É uma ótima maneira de perder peso em pouco tempo. Além das considerações políticas que podemos ter a respeito, se o que você procura é perder peso, esta é uma opção magnífica.

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