Quase todo mundo tentou perder peso pelo menos uma vez com uma dieta restrita, a maioria não funcionou e outros até acharam isso contraproducente.

Limite, controle estritamente a dieta e não permitir um único grama de excesso – livrar-se do excesso de peso neste formato é difícil e muitas vezes ineficaz. Afinal, quanto mais rígidas as regras, maior o desejo de quebrá-las.

Então, faz algum sentido seguir dietas rígidas e fazer sacrifícios desnecessários? Essas mudanças dietéticas de curto prazo funcionam?

O que significa "dieta"?

Traduzido do grego, "dieta" é um modo de vida, a maneira como uma pessoa se alimenta todos os dias. Tal regime envolve uma proporção quantitativa e qualitativa de nutrientes e produtos necessários para o funcionamento normal do corpo. Inicialmente, a dieta não era estritamente limitada. No entanto, hoje muitos, falando desta abordagem à nutrição, referem-se precisamente a um sistema restritivo rígido, que é chamado de dietas rigorosas .

Que problemas podem surgir depois de fazer uma dieta restrita?

Dietas quase sempre tem menos calorias. O corpo recebe menos deste ou daquele elemento, há uma fome nutricional, uma necessidade psicológica e depois física de saciar essa fome, o que leva a colapsos nervosos. Isso acontece 99% do tempo.

Entre as consequências negativas de dietas restritas estão:

  • Estresse : uma redução acentuada na ingestão calórica diária inevitavelmente leva à produção de cortisol, o estresse hormonal;
  • um estado psicoemocional instável : uma obsessão por comida aparece, ansiedade, depressão e transtornos alimentares podem se desenvolver;
  • efeito rebote : de acordo com as estatísticas, 80-95% das pessoas voltam ao seu peso original após uma dieta;
  • perda de massa muscular : não só diminui a gordura corporal, mas também o tecido muscular, afetando negativamente a saúde e a aparência;
  • deficiência de nutrientes : uma pessoa limita a ingestão de calorias e carece de vitaminas importantes e minerais, isso pode levar ao mau funcionamento dos órgãos internos, exacerbação de doenças crônicas e problemas mentais. [19659015] O que é considerado uma dieta saudável?
     Dieta saudável versus dieta restrita

    Não devemos considerar um termo como nutrição adequada para generalizar sobre todas as refeições, pois seria mais sobre um equilíbrio entre alimentos e entre nossas tolerâncias e intolerâncias.

    Todos os alimentos são apenas alimentos. Há um que contém apenas calorias e outro em que, além das calorias, também existem substâncias úteis para o corpo. Portanto, a dieta de uma pessoa saudável deve consistir em 80% de alimentos ricos em elementos úteis à saúde, e não ficar obcecada por isso.

    Os nutricionistas recomendam comer a cada 2,5 a 3,5 horas. É importante levar em consideração o estado de saúde, o estado psicoemocional e o peso.

    Uma alimentação saudável de forma contínua, em contraste com dietas restritas e curtas, proporciona uma vida saudável e mais equilibrada. Essa dieta deve incluir nutrientes, micro e macroelementos de que o corpo necessita, além de calorias.

    Além disso, uma dieta saudável também significa manter o equilíbrio hídrico: durante o dia você precisa beber bastante líquido, a ingestão média diária é 35 ml por 1 kg de peso corporal.

    Bibliografia:

    1. Redman, LM, & Ravussin, E. (2011). Restrição calórica em humanos: impacto nos resultados fisiológicos, psicológicos e comportamentais. Antioxidantes e sinalização redox 14 (2), 275-287. https://doi.org/10.1089/ars.2010.3253

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