Ambos são açúcares simples. A diferença entre glicose e frutose está nos efeitos que cada um tem no corpo. É basicamente a maneira como eles afetam os sistemas metabólicos e cardiovasculares. Esses isômeros têm a mesma fórmula química, mas estrutura molecular diferente. O consumo de ambas as substâncias é muito delicado para pessoas com diabetes mellitus, obesidade ou excesso de peso. Eles são indicados em casos específicos e com consumo moderado, que deve ser conhecido por prevenir danos ao nosso corpo.

Glicose e frutose são monossacarídeos. No primeiro, o índice glicêmico é muito alto, tanto que aumenta a glicose no sangue assim que é absorvido. Quanto ao segundo, a frutose tem um baixo índice glicêmico, mas como contrapartida, possui tanta fibra que sua absorção é retardada. Além disso, promove a concentração de gordura no corpo.

Glicose, boa ou ruim?

A glicose, ou dextrose, se move pelo corpo através de vários transportadores, chamados GLUT2, 3 e 4. converte-o em um combustível energético por natureza das células que é processado através do sistema digestivo.

glicose é um carboidrato. Quando metabolizado, produz compostos de dióxido de carbono, água e nitrogênio . Nesse processo, ela traz energia para as células. Mas tem um índice glicêmico muito alto para aumentar a glicose no sangue; seu consumo é recomendado apenas durante períodos de intenso exercício físico.

Danos à frutose

A frutose, ou levulose, viaja apenas pelo transportador GLUT5. Utilizado apenas por células do corpo conhecidas como adipócitos e hepatócitos, o que leva a um aumento na tendência de acumular gordura corporal. Um de seus principais danos é que reduz a oxidação dos ácidos graxos e aumenta o acúmulo de gordura no fígado.

A frutose impede a artéria A aorta relaxa, o que aumenta o risco cardiovascular. Está ligado à resistência à insulina, perfil lipídico inadequado. Também está relacionado à síndrome metabólica que inclui excesso de gordura abdominal, diabetes mellitus, redução do bom colesterol, hipertrigliceridemia e hipertensão arterial.

Alimentos processados ​​

Frutose é alcança em quase todos os alimentos processados ​​o que aumenta os danos que podem ser causados ​​no organismo. Por esse motivo, recomenda-se evitar o consumo de frutose e, portanto, de alimentos processados. Na prática, é o açúcar que os pacientes diabéticos toleram melhor por causa do baixo índice glicêmico que possui. Além disso, n ou requer a presença de insulina para o organismo usar.

Embora a glicose seja menos prejudicial que a frutose, ambas devem ser consumidas com cuidado. Talvez a ingestão do segundo deva moderar mais que o primeiro, mas a glicose também pode causar danos se consumida em excesso.

Agora que você conhece as diferenças entre glicose e frutose, pode tomar as decisões de consumo mais apropriadas para o seu corpo. Cuide de doenças como fígado gorduroso, diabetes mellitus, obesidade ou excesso de peso.

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