Cerca de 30% da população adulta na Espanha tem problemas de sono, mas esse problema é cada vez mais frequente em adolescentes. Aos vários distúrbios existentes, agora se acrescenta insônia tecnológica . Esses distúrbios podem ser um sintoma de outros problemas e têm consequências na vida cotidiana e no desempenho escolar. Há um ou mais adolescentes em casa? Então, o que se segue é para você.

Quantas horas os adolescentes devem dormir?

O bebê que dorme 10 horas por dia não é mais um bebê … e fica acordado a noite toda! Na realidade a adolescência é um estágio de transformações do corpo, mente e emoções. Todos os aspectos da adolescência afetam um dos fundamentos da saúde: o sono.

Dois fatores específicos à idade que influenciam os padrões de sono são:

  • Ritmo circadiano. Nos adolescentes, são cerca de 25 horas.
  • Quitação noturna de melatonina. Começa mais tarde.

De acordo com a Sociedade Espanhola de Medicina do Adolescente, não se trata apenas do tempo gasto no sono, mas também regularidade de horários e hábitos saudáveis ​​na hora de dormir. Além disso, os padrões normais de sono seriam:

  • Aos 13 anos, 9 ½ horas.
  • Aos 16 anos: 8 ¼ horas.

Distúrbios do sono mais comuns na adolescência

Para começar, vamos ver quais são os sinais de um sono saudável : acordar descansado, sentir-se bem, depois de dormir a noite toda sem dormir.

Um dos distúrbios do sono mais comuns em adolescentes é insônia . O estudo da Sociedade Espanhola de Medicina do Adolescente revelou que os problemas mais comuns são:

  • Durma pouco, durma menos de 7 horas (31%).
  • Durma mal na noite de domingo a segunda-feira (45%).
  • Diminuição do tempo de sono lento ou profundo.
  • Despertar espontâneo à noite, com duração de pelo menos 1 hora (42%).
  • Dificuldades em adormecer (68%).
  • Sono agitado (48%).
  • Sonolência diurna (43 a 48%).

Principais causas de insônia

As causas são diversas. Descartadas as patológicas, deve-se mencionar:

  • Atraso do relógio biológico devido ao seu estágio vital.
  • Uso de telas na hora de dormir: a luz azul dificulta o sono.
  • Maus hábitos ou falta de hábitos sono saudável.
  • Consumo excessivo de café consumo noturno de chocolate, café, cola, bebidas energéticas ou álcool.
  • Uso de tabaco e substâncias .
  • Passar a noite acordado.

Algumas recomendações

  • Se seu adolescente sofre de insônia, comece por para analisar seus hábitos e introduzir algumas correções necessárias . Não minimize ou ridicularize o problema.
  • Você está dando o exemplo? Reveja seus próprios hábitos . Mais de 30% da população espanhola dorme mal e muitas vezes é por falta de higiene adequada do sono.
  • É necessária uma consulta médica? Sim, se os problemas persistirem, apesar de melhorar a higiene do sono.

Agora que você sabe mais sobre distúrbios do sono em adolescentes, preste atenção. Não adormeça!

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