Os distúrbios do consumo de opioides foram, até a década de 1990, os envenenamentos por drogas mais freqüentes. Seu uso é um fator de risco associado à morte acidental de intoxicação aguda ou intoxicação mista.

Os opioides incluem substâncias naturais, semi-sintéticas e sintéticas . Entre os naturais estão o ópio e a morfina, entre outros. Em relação aos semi-sintéticos, podemos destacar a heroína e a hidromorfina. Finalmente, a metadona e a meperidina podem ser classificadas como opiáceos sintéticos.

De todas essas substâncias, a heroína é a mais consumida. Assim, os usuários de opiáceos podem ser divididos em viciados em heroína e viciados em opiáceos por prescrição ou "médicos viciados" . Estes últimos geralmente são pacientes com dor ou profissionais de saúde que têm acesso a medicamentos.

Mecanismo de toxicidade de opiáceos

Os transtornos de uso de opioides são desencadeados pela capacidade dessas substâncias para ] interagir com os receptores μ, δ e κ .

No entanto, são os efeitos agonistas no receptor μ o fator predominante no desenvolvimento de distúrbios. Além disso, a overdose de opiáceos pode levar à morte por um efeito letal. Isto é devido à sua ação direta no centro respiratório, que é caracterizada por depressão respiratória e morte.

Descubra: Metadona: o que é e como age

Manifestações Clínicas

Os transtornos de uso de opioides são caracterizados por uma série de manifestações clínicas que podem ajudar no diagnóstico. A tríade característica sintoma é:

  • Pupilas puntiformes: este sintoma em particular torna possível diferenciar uma intoxicação por opiáceo contra outra substância.
  • Depressão respiratória: é um distúrbio respiratório caracterizado por respiração lenta e ineficaz. 19659012] Coma.

Embora esses sejam os sintomas mais característicos, efeitos analgésicos também podem aparecer, assim como constipação, sudorese ou diminuição da libido no uso crônico de opióides.

Por outro lado, uma série de complicações também pode ocorrer. Hipóxia prolongada, acidose respiratória, rabdomiólise (levando à necrose muscular) e hipotermia (da depressão central) são exemplos das complicações que podem ocorrer nos distúrbios do uso de opioides.

Diagnóstico e tratamento

O bom diagnóstico de intoxicação por opiáceos é feito a partir das manifestações clínicas descritas anteriormente, além de uma determinação analítica. Esta técnica é realizada por imunoensaio ou cromatografia

Outro método diagnóstico é o diagnóstico diferencial. Consiste em tratar indivíduos com um antídoto, naloxona, e observar se reverte ou não o quadro de intoxicação.

Esse antídoto também serve como tratamento para o envenenamento por opiáceos. É um antagonista do receptor opióide muito potente e eficaz . Ele reverte os efeitos rapidamente, leva entre 3 e 4 minutos para reverter a tríade característica. Existem situações que requerem administração de dose repetida devido à sua curta meia-vida.

Você pode estar interessado: AIDS, uma doença incurável

Transtornos do uso de opióides: dependência de drogas

O uso de opiáceos crônico leva à dependência de drogas que é caracterizada por:

  • Compulsão para continuar a tomar o medicamento.
  • Tolerância: é a capacidade do nosso corpo para resistir e aceitar a administração de certas substâncias que têm de aumentar a sua dose para atingir o mesmos efeitos do início
  • Risco de superdosagem associada
  • Patologias orgânicas associadas (relacionadas à via de administração: compartilhando agulhas, infecções como hepatite ou AIDS).
  • Dependência física: essa dependência desencadeia a aparência da síndrome de abstinência que, embora não suponha um risco vital para o indivíduo, é desagradável. Pode durar de semanas, em sua fase aguda até meses em sua fase tardia.

Tratamento da síndrome de abstinência de opiáceos

A metadona que é um agonista opióide sintético é usada para a desintoxicação. Pode ser administrado por via oral, evitando as patologias associadas, e tem uma meia-vida mais longa que a morfina e a heroína. Este fato mantém os níveis de opioides no tempo.

Dependendo das doses que o indivíduo está tomando, a quantidade de metadona a ser administrada é calculada. A fim de evitar a sobredosagem, os frascos diários são dados equivalentes às doses de um dia . Essas doses são gradualmente reduzidas até sua supressão final.

Após a desintoxicação, ocorre um período de desintoxicação. Neste momento, o risco de recaída é muito alto e é quando a reintegração social do toxicodependente é procurada.

Comentarios

comentarios