Podemos identificar sabores porque isso nos dá uma vantagem: desfrutar de todos eles aumenta a diversidade e a qualidade de nossa dieta. Por esta razão, a medicina chinesa recomenda que os sabores estejam presentes em todos os pratos para promover o equilíbrio.

Observe como a percepção do sabor é importante: uma em cada quatro pessoas é um "superprovador" devido a razões genéticas. . Essas pessoas, que tendem a consumir menos calorias e são mais magras, podem possuir até o dobro de receptores celulares e mostrar maior sensibilidade ao amargor e às nuances.

A maneira como percebemos os sabores é empolgante: até mesmo a cor e o som! influenciar a percepção! Uma caneca laranja torna o aroma do chocolate mais delicioso. O branco aumenta a percepção doce. Por outro lado, em um ambiente barulhento, as sobremesas parecem menos doces para nós; em vez disso, o sabor umami é experimentado com mais intensidade.

É assim que os sabores são percebidos

A ideia de que cada sabor corresponde a uma área da língua é uma lenda. O processo de percepção dos sabores é muito mais complexo e envolve todos os sentidos. Os receptores gustativos celulares são distribuídos por toda a língua, palato mole, faringe e epiglote. Eles existem até nos pulmões. Eles recebem estímulos químicos que chegam ao cérebro e este interpreta o sabor.

  • O olfato é o primeiro sentido que aprecia a comida, de forma sutil.
  • A visão vai mais tarde, reage quando o prato chega a mesa. O que vemos pode abrir o nosso coração e desenhar um sorriso ou fazer-nos sentir uma certa raiva ou decepção.
  • O cheiro então recupera proeminência e sentimos os aromas mais claros.
  • A boca começa a secretar saliva e todos os mecanismos químicos envolvidos na digestão são ativados. O sabor aparece, graças às mais de 10.000 papilas gustativas na língua.
  • E o toque também entra em cena: sentimos a temperatura do alimento e, em seguida, sua textura, que pode criar resistência independentemente do sabor. Uma vez que a comida está na boca, o show começa.

O sabor percebido é uma combinação do sabor básico e do cheiro. É o aroma. Se você cobrir o nariz, mal consegue distinguir os sabores. Também influenciam a textura e a temperatura. O estado de espírito também condiciona.

Que sabor você prefere?

As preferências pessoais podem ter sua origem nos primeiros alimentos que experimentamos. As refeições nos primeiros meses de vida são essenciais para valorizar os sabores dos alimentos saudáveis. O apetite por diferentes sabores, de acordo com a medicina chinesa, pode nos dar muitas pistas sobre nossa saúde.

  • Doce: na medida certa

Energia. O desejo por doces pode levar ao consumo de calorias em excesso de alimentos ricos em açúcares ou adoçantes adicionados. Consumir frutas frescas e inteiras é a melhor maneira de satisfazer o desejo por doces.
Terapia dietética chinesa: os doces estão associados ao final do verão (quinta temporada na China), ao elemento terra e ao pâncreas, baço e órgãos. estômago.

  • Salgado: cuidado com a tensão

Minerais. O gosto pelo salgado ajuda-nos a obter os minerais. Mas o excesso de sal pode promover retenção de líquidos e pressão alta. Experimente usar um pouco menos de sal em seus pratos para aumentar sua sensibilidade ao paladar. Inclui ingredientes que fornecem outros sabores.
Terapia de dieta chinesa: está relacionada ao inverno e ao elemento água. Influencia os rins e a bexiga.

  • Gordura: sempre em companhia

Omega-3. Não é um dos sabores clássicos, mas a percepção da gordura funciona de maneira muito semelhante. Ajuda a obter ácidos graxos essenciais linoléico (ômega-6) e linolênico (ômega-3). Sozinho não é agradável, mas quando combinado com outro sabor, aumenta e torna mais agradável. Este sabor não é encontrado no sistema chinês, que em vez disso considera picante como sabor.

  • Amargo: estimula o fígado

Digestivo. Este sabor pode indicar que um alimento está em mau estado, mas também se deve aos alcalóides das plantas que produzem um efeito benéfico no fígado. Eles são os "bitters saudáveis" de repolhos, rúcula ou alcachofra.
Terapia dietética chinesa: está associada ao verão e ao elemento fogo, estimula o coração e o intestino delgado.

  • Ácido: contribuição antioxidante

Vitamina C. Frutas cítricas, ricas em vitamina C e outros compostos ácidos antioxidantes, são a principal fonte saudável desse sabor. Também é encontrado em alimentos probióticos, como chucrute, que promovem o bom estado da microbiota intestinal.
Terapia dietética chinesa: tem o sabor da primavera, fornece energia e influencia o funcionamento do fígado e da vesícula biliar .

  • Umami: evitar glutamato

Proteína. Leva-nos a consumir proteínas e estimula a secreção de saliva e suco gástrico. Em pequenas doses torna os outros sabores mais agradáveis. O problema é que a indústria o utiliza como aditivo (glutamatos) para tornar mais atraentes os produtos com excesso de gordura e sal. Algumas pessoas respondem com desconforto a este aditivo. Este sabor não está entre os descritos pela medicina chinesa.

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