intestino irritável afeta afeta um em cada dez pessoas em países desenvolvidos e esta proporção aumenta entre as mulheres e entre 20 e 50 anos. As causas são variadas. Influenciar a dieta pobre, intolerâncias alimentares, infecção e estresse, mas muitas vezes não podem determinar uma causa específica.

Os sintomas podem ser leves ou graves. Os mais comuns são dor abdominal, gases, inchaço, falta de apetite, diarréia ou constipação (ou ambos).

O tratamento convencional inclui medicamentos para tratar sintomas, como anticolinérgicos, antidepressivos e antibióticos. Não há terapia farmacológica específica e curativa.

mudanças na dieta também são recomendadas, como evitar alimentos e bebidas que estimulam os intestinos (como cafeína, chá ou cola), comer rações. pequeno e aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras.

Em geral, seguir uma dieta de vegetais com pouco ou nenhum carboidrato refinado favorece um microbioma saudável e uma regeneração dos tecidos digestivos. Uma dieta adequada reduz a inflamação intestinal e outros sintomas como fadiga ou depressão, bem como o risco de doença cardiovascular.

 O intestino irritável pode ser tratado com a dieta FODMAP

Dieta baixa em FODMAPS e em glúten contra inflamação intestinal

Além disso, quando os sintomas se tornam mais severos, dietas específicas podem ser testadas como a baixa em FODMAPS (as abreviaturas referem-se aos açúcares agentes dietéticos conhecidos como oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis, que podem exacerbar os sintomas relacionados à síndrome do intestino irritável.)

Produtos ricos em FODMAPS alimentam certas bactérias digestivas que geram subprodutos que causam dor e inchaço. Muitas vezes, evitar ou reduzir esses alimentos ajuda a controlar os sintomas de inflamação, diarréia e constipação.

Alimentos abundantes em FODMAPS são trigo, cevada, centeio cebola, alho-poró, aspargos, alho, alcachofra, beterraba, erva-doce, ervilhas, endívias, legumes, produtos lácteos, frutas, mel, cogumelos, couve-flor, doces …

Muitos dos alimentos que são limitados na dieta baixa em FODMAPS são muito saudáveis ​​para a maioria das pessoas. É por isso que deve ser realizado por um curto período e sob controle profissional, somente quando os sintomas são exacerbados, pois não há estudos sobre seu efeito benéfico a longo prazo.

O glúten também pode ajudar, mesmo que não seja celíaco, porque o glúten pode atuar na mucosa intestinal e alterar sua função de barreira. Pode ser recomendado especialmente em pessoas afetadas com diarréia.

O mesmo pode ser dito para produtos lácteos. A dieta sem leite representa um alívio em muitos casos.

 A meditação é eficaz no tratamento da inflamação intestinal

] Psyllium

Para pessoas com síndrome do intestino irritável e constipação como um sintoma predominante, um suplemento de fibra solúvel (por exemplo, aqueles contendo psyllium) pode ser útil. Fibra solúvel, que deve ser tomada com muita água, também é encontrada em alimentos como feijão, abacate, aveia e ameixas secas.

Este suplemento deve ser tomado sob supervisão médica se você estiver seguindo qualquer tratamento medicamentoso. , porque pode influenciar a absorção. Em geral, é suficiente tomar o medicamento duas horas antes do suplemento rico em fibras.

Probiotics

Uma revisão de estudos recentes, que reuniu 1.800 pacientes participantes, mostrou que probióticos (suplementos bacterianos viáveis) reduzem efetivamente dor e gravidade dos sintomas na síndrome do intestino irritável, especialmente nos casos em que predomina a diarréia.

No entanto, dada a variedade de probióticos diferentes que foram estudados, é difícil saber exatamente que são as mais úteis ou que é a dose mais adequada.

No entanto, de acordo com a American Gastroenterology Association, os probióticos mais comumente usados ​​ são Bifidobacterium infantis, Sacchromyces boulardii e Lactobacillus plantarum

Por sua parte, os médicos Mª Luisa Morales e Dra. Francisca Agustín recomendam que a síndrome do intestino vá Ritable, estirpes NFC01748, NFCM
e LC1 de Lactobacillus acidophillus, bem como Lactobacillus casei, Lactobacillus plantarum e Bifidobacterium longum.

    

        

 Os probióticos mais usados ​​em tratamentos médicos
        

    

Óleo de hortelã-pimenta

Óleo de hortelã-pimenta possui a propriedade de relaxar os músculos lisos do sistema gastrointestinal e pode ajudar a reduzir a dor abdominal associada à síndrome do intestino Para reduzir a possibilidade de azia, recomenda-se a utilização de cápsulas com um revestimento de liberação retardada (geralmente contendo 0,2 ml de óleo de hortelã-pimenta). A dose para adultos é de uma a duas cápsulas até três vezes por dia.

Dietas específicas, suplementos e técnicas de relaxamento e meditação são métodos seguros que também podem ser usados ​​em combinação com medicamentos, se necessário por prescrição médica.



Comentarios

comentarios