Não é de estranhar que saiba ou já tenha ouvido falar da dieta mediterrânica, considerada uma das mais saudáveis ​​do mundo. No entanto, não é o único. Embora menos difundida, a dieta nórdica oferece a você tantos benefícios quanto a dieta mediterrânea.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a dieta nórdica como uma das mais benéficas para a saúde humana. Na verdade, é um grande aliado contra a obesidade.

Também ajuda a reduzir o risco de sofrer de diferentes condições, como diabetes, doenças cardiovasculares e até câncer. Hoje vamos dizer-lhe os princípios fundamentais da dieta nórdica, bem como os seus benefícios

dieta nórdica

Em geral, podemos dizer que a dieta nórdica é bastante semelhante à dieta mediterrânica . No entanto, tem particularidades adaptadas à região do norte da Europa, ou o que é mais comumente conhecido como Escandinávia

Esta região inclui os países da Islândia, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia. Estas são geralmente áreas frias que convergem no Mar Báltico, onde abundam os lagos. Portanto, uma grande parte da população vive em áreas próximas a fontes aquáticas e onde predominam as florestas.

Devido à sua localização geográfica, os produtos e lagos de frutos do mar são os principais alimentos da dieta nórdica. juntamente com os frutos da floresta e as sementes

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Princípios básicos

Mais do que uma dieta para perder peso, como tal, o A dieta nórdica é um estilo de vida nos países do norte da Europa. Agora, como dados interessantes destacam que esses lugares têm taxas muito baixas de obesidade, uma vez que esse estilo de alimentação é baseado em princípios que são benéficos para manter o peso ideal e boa saúde. [19659002EmgeraladietanórdicaébaseadanoprincípiodeprivilegiarosalimentosqueestãodisponíveisemambientesnaturaisIstoénosmareslagoseflorestasEseissonãobastasseessespaísestomamobastãoglobalnaproduçãodealimentosorgânicos

Esta forma alimentar foi desenvolvida em uma geografia muito particular. Portanto, você deve estar ciente de que pode não ser capaz de aplicar a dieta nórdica a 100%. Agora, o que podemos fazer é implementar seus princípios básicos consumir os alimentos que temos em comum, como os cereais, e aqueles que não temos, simplesmente, adaptá-los pelos mais similares.

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A dieta nórdica é baseada no consumo frequente de certos alimentos, que são detalhados a seguir:

  • Vegetais de raiz: refere-se a batatas, cenouras, beterrabas e nabos
  • Vegetais de folhas verdes (couves): Principalmente couve, espinafre, acelga e repolho
  • Legumes: Este é o caso de lentilhas e feijão.
  • Frutas: Destaques mais comum nessa geografia, como maçãs e peras.
  • Bagas ou frutos da floresta: Um tipo de fruta privilegiada na dieta nórdica é o que é conhecido como bagas ou bagas, que inclui morangos, framboesas ou mirtilos, entre outros
  • Cereais int Grãos: Os mais benéficos são aveia, cevada e centeio
  • Laticínios: Desde que sejam orgânicos e com baixo teor de gordura
  • Ervas: É o caso do funcho ou endro, entre outros que fornecem micronutrientes.
  • Peixes: Dada a sua localização no Mar Báltico, bem como a existência de extensos lagos e rios, a dieta nórdica tem como principal elemento o peixe azul principalmente salmão.
  • Crustáceos: Estes produtos tem grandes propriedades que trazem benefícios em seu corpo.
  • Algas: Eles têm um alto teor de micronutrientes que melhoram o metabolismo e previnem um grande número de doenças . Dada a magnitude dos espaços aquáticos na Escandinávia, as algas são freqüentes em pratos.
  • Caça: As proteínas de origem animal na Escandinávia vêm, além de peixes, de cervos, renas e alces. É muito saborosa carnes, que oferecem proteínas de alta qualidade e são muito baixos em gordura.

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Decálogo da dieta nórdica

Apresentamos imediatamente o Decálogo da dieta nórdica proposto pelo Ministério da Alimentação, Agricultura e Pescas da Dinamarca em 2012. Estabelece os princípios fundamentais deste tipo de dieta:

  1. Comer frutas e legumes todos os dias.
  2. Coma mais produtos de grãos integrais .
  3. Coma muitos alimentos do mar e de lagos.
  4. Diminua a quantidade de carne e que é consumido é da melhor qualidade possível.
  5. Ingerir mais alimentos silvestres.
  6. Priorizar o consumo de produtos orgânicos.
  7. Evitar, a todo custo, alimentos com aditivos. Tente comer os pratos baseados em alimentos locais e que são sazonais
  8. Prefiro comida caseira .
  9. Tente gerar a menor quantidade possível de resíduos.

Uma dieta baseada em todos esses princípios e naqueles alimentos que detalhamos você fornece todos os macronutrientes e micronutrientes fundamentais. Com eles você não apenas perderá peso, mas terá um estilo de vida saudável .

Lembre-se que, devido à diferença geográfica, você deve adaptar a dieta nórdica aos alimentos existentes onde mora. Em qualquer caso, busque o conselho de um profissional se quiser integrar essa dieta em sua vida.

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