Entre os muitos benefícios do atum estão suas propriedades energéticas, antidiabéticas, multivitamínicas e emagrecedoras. Também melhora os níveis de colesterol e é muito bom para a função cerebral. Mas, quando perguntado é saudável comer atum cru? a resposta é muito variável. Qualquer peixe, incluindo o atum, deve passar por alguns processos que garantem nossa saúde, se quisermos consumi-lo cru. Congelá-los é a melhor recomendação para evitar a contaminação com parasitas que os peixes costumam ter no intestino.

O atum é um dos peixes mais saudáveis. Falta carboidratos e açúcares, mas é abundante em proteínas, vitaminas lipossolúveis, como A e D, e hidrossolúvel, como as do grupo B. Os minerais não estão ausentes de sua composição. Iodo, selênio, magnésio, ferro, fósforo, zinco e potássio favorecem os músculos e mantêm o equilíbrio da hemoglobina e da tireóide em níveis ideais. Os ácidos graxos ômega 3 têm benefícios incalculáveis ​​para o corpo.

É saudável comer atum cru?

Quando decidimos comer atum cru, devemos avaliar certos aspectos . Todos os peixes, incluindo o atum, geralmente têm certos parasitas no trato digestivo. O mais comum é o anikasis, um verme transparente cujas larvas migram para os músculos e vísceras quando o peixe morre. Quando os comemos, também estamos ingerindo larvas vivas que se alojam em nosso sistema digestivo e podem migrar para outros órgãos.

Esse parasita pode causar inflamação, náusea, vômito e diarréia e fortes dores abdominais . É também a causa de obstrução intestinal, reações alérgicas graves, peritonite e sangramento digestivo. Quando isso acontece, é necessário recorrer à cirurgia, porque é muito difícil remover o verme do intestino.

Se não queremos parar de comer peixe cru, é essencial que tomemos certas precauções . A primeira coisa é entender que as preparações à base de vinagre, marinadas, defumadas ou mal cozidas não combatem os parasitas.

Melhor cozinhar e congelar peixes

Para garantir que os parasitas ou suas larvas morram é necessário congele o atum a uma temperatura mínima de -20 graus Celsius . Isso deve ser feito por pelo menos 24 horas, embora algumas pessoas recomendem entre 48 horas e 7 dias.

Também é essencial escolher peixe fresco inteiro, não em filete. Devemos garantir que seja rígido, que seus olhos ainda sejam muito brilhantes e as brânquias tenham uma cor avermelhada . A limpeza simultânea deve ser extrema após o degelo.

A melhor recomendação é consumir peixe cozido . Mulheres grávidas, crianças, idosos e pacientes com doenças do sistema imunológico não devem comer atum cru ou qualquer outro peixe.

Se você ainda acredita que cozinhar, perde suas propriedades nutricionais, medidas extremas de precaução. Assim, você pode desfrutar de deliciosos pratos à base de atum sem medo. Mas não exagere, lembre-se de que tudo em excesso é ruim. Coma no máximo duas vezes por semana e você obterá seus melhores benefícios, sem nenhum risco.

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