A qualidade e a quantidade de horas de sono são pilares da boa saúde. O corpo e a mente precisam descansar para estarem prontos para um novo dia e para o melhor desempenho. Caso contrário, acabaríamos enfraquecidos nos níveis imunológico, muscular, cognitivo e emocional. Mas, é aconselhável dormir a qualquer hora do dia? É saudável mudar a noite para o dia ou desfrutar de longos cochilos à tarde?

Nosso corpo está pronto para dormir a qualquer hora do dia?

Nosso cérebro é um órgão complexo e magnífico , do qual depende o bom funcionamento de todas as funções orgânicas. Entre suas várias regiões, encontramos o núcleo supraquiasmático (NSQ), que atua como um pequeno relógio interno . De fato, emite um ruído muito discreto, mantendo a contagem de aproximadamente 24 horas e 10 minutos.

Em nosso cérebro, os nervos ópticos convergem e se cruzam e é por isso que sentimos uma sensação diferente em nossos olhos quando começamos a ficar sonolentos .

A presença e o funcionamento do NQS mostram que o ser humano não dorme aleatoriamente . Nosso corpo tende a ser diurno, estando mais preparado para realizar atividades que exijam esforço físico e mental com a presença de luz natural.

Os padrões de sono também são capacidades adaptativas

Ao longo de sua evolução, o ser humano desenvolveu alguns parâmetros comportamentais para preservar sua sobrevivência . Durante o dia, o homem podia detectar mais facilmente a presença de predadores ou qualquer outra ameaça. Além disso, muitos animais de caça são ativos principalmente à noite.

Portanto, a espécie humana também se adaptou para se proteger e não se expor a riscos desnecessários na ausência de luz natural, uma vez que isso o deixou em uma posição desfavorecida.

Embora uma pessoa possa se adaptar ao sono a qualquer hora do dia, nosso corpo é "programado" para desacelerar durante a noite e descansar ao amanhecer. Isso permite que nossos tecidos e músculos se recuperem, impedindo um estado de sobrecarga ou saturação do corpo e da mente.

Mas, é prejudicial dormir a qualquer hora do dia?

Embora nosso ambiente tenha sido radicalmente transformado Desde os tempos primitivos, mantivemos muitos hábitos. A dinâmica produtiva das cidades continua sendo principalmente diurna e a noite está associada ao final do dia útil.

Em termos práticos, isso significa que dormir a qualquer hora do dia não é tão simples ou confortável. Primeiro, porque nosso relógio biológico tende a nos deixar mais alertas e predispostos durante a manhã. Mas além das razões biológicas, também existe a realidade.

A escuridão de nossas casas nem sempre é tão adequada para o sono ideal. Com a chegada da manhã, começaremos a ouvir ruídos, podemos receber interrupções, como ligações ou mensagens, ou ter compromissos de trabalho e sociais, como reuniões, almoços ou videoconferências.

Mas e os cochilos? [19659005] O corpo de muitas pessoas “pede” uma soneca durante a tarde. Esse também é o resultado de uma combinação de fatores biológicos e sociais / adaptativos. Mas pode estar associado a baixa qualidade ou horas insuficientes de sono à noite .

Geralmente, é recomendável que os cochilos sejam curtos, com não mais que 15 minutos. Da mesma forma, existem evidências de que aqueles que realmente se beneficiam do cochilo são aqueles que não dormem mais de 6 horas à noite.

Em resumo …

Nosso corpo é biologicamente adaptado para manter hábitos mais diurnos e diminuem sua atividade com a chegada da noite. Além disso, o ritmo e os costumes de nossas sociedades não favorecem o fato de conseguirmos dormir a qualquer hora do dia. Em geral, é muito mais fácil encontrar as condições certas para aproveitar o número necessário de horas (pelo menos mais de seis para adultos) durante as noites.

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