Até recentemente, a frase que diz: "O açúcar melhora o desempenho mental". No entanto, os estudos mais recentes questionam essa afirmação . Sabemos que o próprio corpo possui mecanismos muito eficazes para fornecer glicose ao cérebro, mesmo sem consumir açúcar.

O cérebro depende do suprimento contínuo de glicose da corrente sanguínea para manter sua atividade . Portanto, ele compete com o restante dos órgãos do corpo pela glicose quando seus níveis caem. Se isso ocorrer, os seguintes mecanismos ocorrerão:

  • Primeiro, a glicose é extraída do sangue .
  • Segundo, a quantidade de glicose recebida pelo restante das células é limitada .

Por outro lado, se os níveis de glicose no sangue diminuírem devido a um déficit no suprimento exógeno, mecanismos para obter esse nutriente são postos em prática .

O principal mecanismo é chamado gliconeogênese e consiste na formação de glicose a partir de proteínas e ácidos graxos . É um mecanismo eficaz que permite a manutenção da glicemia em condições de jejum ou quando não é feita uma ingestão constante de carboidratos.

Consumo e memória de açúcar

Existem estudos que associam a administração de açúcar a a melhoria do desempenho da memória de curto prazo . Eles geralmente consistem na ingestão de uma bebida açucarada e os resultados mostram que tarefas mentais intensas respondem bem à administração de glicose.

Até recentemente, especialistas argumentavam que o cérebro funciona de maneira ideal com 25 gramas de glicose circulando em a corrente sanguínea, que é aproximadamente a quantidade que uma banana contém. No entanto, os artigos mais recentes concluem que pessoas com melhor tolerância à glicose têm melhores escores de memória .

Essa situação é essencial no caso de pessoas com diabetes na que se desenvolve uma resistência à insulina que não permite tolerar bem a glicemia. O organismo, portanto, possui mecanismos muito eficazes capazes de obter glicose a partir de proteínas e ácidos graxos para manter a glicose no sangue constante. Dessa maneira, é permitida uma contribuição correta da glicose no nível do cérebro e o desempenho cognitivo correto é garantido.

Por outro lado, é claro que a hidratação desempenha um papel importante nas habilidades cognitivas . Dessa maneira, um indivíduo levemente desidratado obtém escores piores em termos de memória, concentração, atenção etc.

Açúcar refinado, pior que carboidratos complexos?

Existem artigos que defendem que a ingestão O açúcar refinado produz perda de memória pós-pandial a curto prazo . Além disso, essas doses foram associadas ao comprometimento cognitivo e ao aparecimento de doenças complexas.

Por outro lado, a incidência de TDAH é maior nos adolescentes que têm uma dieta rica em gordura saturada e açúcar refinado, em relação àqueles que realizam dietas mais saudáveis.

Alimentos que aumentam o desempenho cerebral

Embora o açúcar simples possa afetar negativamente as funções cognitivas, existem outros nutrientes que podem melhorar o funcionamento do cérebro . Um exemplo é a cafeína, que serve como estimulante natural e ajuda a melhorar e manter a saúde do cérebro.

 Menstruação da cafeína

Os nitritos presentes em alimentos como beterraba aumentam a vasodilatação e, portanto, o fluxo sanguíneo. atinge o cérebro . A principal conseqüência desse fato é a maior contribuição de nutrientes no nível cerebral e um aumento no desempenho cognitivo.

Além disso, algumas vitaminas, como é o caso da vitamina C, podem ter implicações no desempenho e no desempenho cognitivo. saúde do cérebro . Isso, em particular, ajuda a evitar a deterioração que aparece em pessoas que sofrem da doença de Alzheimer.

Conclusão: o açúcar melhora o desempenho mental?

Embora a glicose seja o principal combustível do cérebro, ela não é necessária. uma contribuição desse nutriente de maneira exógena para garantir seu correto funcionamento. O corpo possui mecanismos muito eficazes de obtenção de glicose que garantem a manutenção das funções cerebrais .

De fato, uma grande ingestão de açúcar simples está associada a um agravamento das funções cognitivas e com o desenvolvimento de doenças complexas . Assim, e com o objetivo de melhorar o desempenho do cérebro, é melhor comer alimentos ricos em cafeína e nitritos, por exemplo.

Então, o açúcar melhora o desempenho mental? Não, antes pelo contrário.

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