A L-glutamina, às vezes chamada simplesmente de glutamina, é um aminoácido que desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde. Não está entre os 9 aminoácidos essenciais que devem ser obtidos dos alimentos, mas alguns especialistas consideram que poderia ser adicionado à lista de escolhidos devido à sua importância para o funcionamento do sistema imunológico e metabolismo.

Alguns autores também , propõem a glutamina como um nutriente que promove a perda de peso. É verdade que existem estudos a esse respeito. Um deles, realizado na Universidade de Teerã e publicado na revista Nutrients, mostra que a ingestão de 30 g de glutamina em pó por dia reduz a gordura corporal, principalmente a barriga, e diminui o risco de doenças cardíacas. A dose usada está bem acima das necessidades diárias.

Outras investigações, realizadas separadamente na Universidade Brasileira de Campinas e na Universidade Sapienza de Roma, confirmam que a glutamina é capaz de reduzir a circunferência cintura em pessoas com sobrepeso ou obesas. Doses muito altas também foram usadas em ambos os estudos.

No entanto, outros estudos científicos não foram capazes de corroborar os resultados, talvez porque quantidades menores foram usadas.

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Como a glutamina pode promover a perda de peso?

Cientistas que investigaram as propriedades da glutamina explicam que ela pode atuar no peso corporal por meio de vários mecanismos:

  • Ela pode modificar o composição da microbiota intestinal, a comunidade de bactérias benéficas que habitam o sistema digestivo. Como é conhecido, a microbiota pode influenciar o funcionamento do metabolismo e promover perda ou ganho de peso.
  • A glutamina pode reduzir a inflamação, que está relacionada a muitas condições crônicas, incluindo obesidade.
  • Pode aumentar a sensibilidade à insulina no tecido adiposo, permitindo que ela seja transformada em energia

Como mais glutamina pode ser obtida?

O corpo é capaz de sintetizar glutamina de outros aminoácidos fornecidos pelos alimentos. Um de seus principais destinos é o tecido muscular. Também é encontrado no plasma sanguíneo, na medula espinhal e no líquido cefalorraquidiano.

Uma de suas funções é "limpar" o ácido láctico e a amônia, um resíduo metabólico que pode ser tóxico, ambos dos músculos, bem como do cérebro. Na verdade, é um suplemento popular entre os atletas porque favorece a reparação do tecido muscular e permite o treinamento com mais intensidade (porque retarda o aparecimento da dor).

A glutamina participa do equilíbrio ácido-base do organismo. Ele faz isso, por exemplo, promovendo a eliminação de ácido nos rins. Também está envolvido na produção de novas células da pele, células ciliadas e células do sistema imunológico. É também um dos aminoácidos precursores da glutationa, um dos antioxidantes endógenos mais poderosos (produzido pelo próprio corpo).

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Em que alimentos é encontrado?

A glutamina ocorre naturalmente em uma variedade de alimentos, incluindo tofu, legumes, nozes, espinafre, ovos e especialmente , produtos lácteos.

Também está disponível na forma de suplemento, incluindo pós e cápsulas, que são considerados seguros quando a dose não excede 14 g por dia, embora até 30 g tenham sido usados ​​em estudos. As doses mais frequentemente recomendadas são entre 500 mg e 3 g por dia, tomadas entre as refeições.

Embora seja um suplemento seguro, se você sofre de algum distúrbio ou toma medicamentos É aconselhável consultar um médico caso haja contra-indicações.

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Em qualquer caso, não podemos esperar que um suplemento nutricional, seja glutamina ou qualquer outro, seja a única e rápida solução para controlar o peso. Obesidade e excesso de peso são problemas complexos que requerem um tratamento abrangente que inclui mudanças na dieta, atividades e rotinas de repouso, bem como controle do estresse e equilíbrio emocional.

Referências científicas:

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