Não é segredo para ninguém que fumar tem um impacto negativo no bem-estar. Devido à sua alta concentração de compostos tóxicos, fumantes são expostos a muitas doenças. Você sabia que parar de fumar é bom para sua saúde mental?

Além de seus efeitos sobre a saúde física, o tabagismo ruim pode afetar o desenvolvimento ou o agravamento de muitos transtornos mentais. Embora muitos acreditem que é um método eficaz para aliviar o estresse e a ansiedade, está longe de ser benéfico.

Por que parar de fumar melhora sua saúde mental

No início, o tabaco produz um efeito relaxante que leva ao nervosismo.

Uma das grandes crenças de Fumar é que fumar pode ajudar a aliviar os sintomas de estresse e ansiedade. Devido ao efeito relaxante que eles percebem após fumar, há aqueles que estão convencidos disso. No entanto, este mau hábito, na verdade, produz um efeito oposto

Os componentes tóxicos do cigarro produzem mudanças na química do cérebro. A nicotina gera uma sensação imediata de relaxamento, para que os fumantes acreditem em acalmar sua ansiedade. No entanto, este estado é temporário e logo os sintomas de abstinência e cravings são acionados.

Fumar instantaneamente parece ser a maneira mais eficaz de controlar essas reações, mas não é a maneira de tratar a ansiedade, longe disso, suas causas subjacentes. Na verdade, há uma alta probabilidade de que a ansiedade tenha surgido como resultado do consumo de tabaco.

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Dependência de tabaco e depressão

Depressão também Tem uma ligação estreita com o tabagismo. As pessoas com esse distúrbio têm mais dificuldade para parar devido ao prazer que a nicotina produz. No entanto, não está totalmente claro se fumar causa depressão ou, talvez, a depressão encoraje as pessoas a fumar.

Em qualquer caso, os componentes do tabaco deterioram os mecanismos cerebrais que ajudam a produzir dopamina principais hormônios para o bem-estar. Embora inicialmente pareça estimulá-los, a longo prazo produz um bloqueio na sua segregação.

Dicas para deixar de fumar

O bem-estar físico e mental melhora significativamente quando a decisão de parar é tomada. Mesmo muitos de seus benefícios são percebidos desde as primeiras semanas. No entanto, desistir nem sempre é fácil. Portanto, é conveniente implementar as seguintes dicas:

Elabore um plano para parar de fumar

Parar de fumar de repente através da força de vontade é o método mais caro para dizer adeus ao fumo. É mais provável alcançar o objetivo ao projetar um plano através de diferentes estratégias apoiadas por um profissional.

Escolher um bom momento para tomar essa decisão pode ser a chave para o sucesso. É menos provável que pare de fumar em tempos de preocupação, crise ou grandes mudanças. Algumas medidas que podem ser incluídas neste plano são:

  • Mude os hábitos gradualmente, melhorando a nutrição e adotando uma rotina de exercícios.
  • Afaste-se dos ambientes que incentivam o fumo (festas, bares e afins).
  • Pratique hábitos de relaxamento, como meditação, aromaterapia e massagem terapêutica.
  • Comece a fazer atividades que exijam mais concentração.
  • Escreva lembretes.
  • Comece a economizar dinheiro investido em cigarros. Melhora a alimentação
     Duas maçãs, duas laranjas e meio cigarro
    Uma dieta saudável fará com que você perceba os benefícios de parar mais rápido.

    Uma dieta balanceada e completa pode ser muito útil no momento da parar de fumar. Embora não seja a única solução contra a síndrome de abstinência, ela pode ter um impacto positivo. Alimentos nutricionais de alta qualidade ajudam a mitigar os efeitos das toxinas no bem-estar físico e mental.

    Portanto, é conveniente comer cinco ou seis vezes por dia, combinando alimentos como:

    • ] Carnes magras e peixe
    • Frutas e legumes frescos
    • Cereais integrais
    • Nozes e sementes
    • Azeite

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    Aumentar o consumo de água

    Existem algumas bebidas que aumentam o prazer de fumar. Refrigerantes, álcool, chá e café parecem aumentar o gosto pelo cigarro. Por causa do exposto, é aconselhável limitar a ingestão desses líquidos e aumentar o consumo de água durante o dia. O ideal é comer pelo menos dois litros de água ou bebidas saudáveis ​​como sucos de frutas.

    Buscar apoio profissional e familiar

     Mulher em aconselhamento psicológico
    Nos casos mais difíceis, uma boa terapia pode ajudar a lidar com o

    Aconselhamento individual ou em grupo pode ajudar os fumantes a quebrar o hábito. As terapias de conversação são úteis para modificar os comportamentos que afetam esse hábito. Na verdade, os psicólogos podem sugerir técnicas como a terapia cognitivo-comportamental (TCC).

    Esta última é bastante eficaz quando os fumantes também apresentam sintomas de um problema de saúde mental. Além disso, é essencial ter apoio da família, especialmente se outros membros da família também fumarem.

    Você está planejando parar? Siga as recomendações dadas. Se eles não funcionam, pergunte ao profissional para outras alternativas como a terapia de reposição de nicotina (NRT).

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